Departamento de Comunicação

O Palmeiras se reapresentou na manhã desta segunda-feira (16) depois da folga de domingo (15) e voltou a trabalhar na Academia de Futebol em preparação ao duelo com o Atlético-MG, na quinta (19), às 19h, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após ativação muscular no centro de excelência, o elenco foi a campo e, sob forte calor, aprimorou transições e enfrentamentos de ataque contra defesa. Na sequência, houve uma atividade técnica de dez contra dez em dimensões reduzidas.

O meio-campista Atuesta continuou o processo de transição física em separado, enquanto o atacante Dudu realizou cronograma particular com o Núcleo de Saúde e Performance. Já o lateral-esquerdo Vanderlan comentou sobre o momento do Palmeiras e projetou os 12 jogos restantes do Brasileirão como ‘finais’.

“Claro que estamos muito chateados ainda com a derrota [eliminação na Libertadores], mas não podemos baixar a cabeça porque ainda temos 12 finais no Brasileiro. Vai ser jogo a jogo, vamos jogar todos para ganhar, assim como sempre fizemos”, afirmou o atleta, que já protagoniza sua temporada com mais partidas: 21, superando a de 2022, com 16. Ao todo, o camisa 6 soma 46 confrontos e um gol pelo Profissional. “Avalio minha temporada como boa individualmente. Consegui evoluir bastante, mais do que no ano passado, e já fiz mais jogos. No conceito técnico, tático, físico, meu objetivo é evoluir em todas as áreas, a cada jogo, a cada treino. Sempre melhorar”, completou.

O lateral-esquerdo Vanderlan durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Vanderlan falou também do Atlético-MG e valorizou o fato de atuar em casa. “Jogo no Allianz Parque é sempre difícil para o adversário. Sabemos da qualidade do Atlético-MG, sabemos como eles jogam. Será uma grande partida e vamos dar o melhor para conquistar os três pontos e seguir de cabeça erguida no Brasileiro. O campeonato só acaba na última rodada e nós ainda vamos lutar por coisas grandes este ano”, finalizou.

O Palmeiras é o atual quarto colocado do Brasileirão com 44 pontos e pode alcançar a liderança do ranking de clubes com mais rodadas no G-4 do Campeonato Brasileiro desde a implantação dos pontos corridos, em 2003. Atualmente, soma 322 rodadas entre os quatro primeiros colocados (sendo 24 em 2023) contra 323 do líder São Paulo (sendo duas em 2023).

Em toda a história da competição, o Maior Campeão do Brasil é o clube que mais terminou uma edição do Brasileiro no G-4: foram 24 vezes (sendo 11 títulos, 4 vices, 2 terceiros lugares e 7 quartos lugares), seguido por Grêmio e Internacional, com 21, e Corinthians, Santos, São Paulo, com 20. Além disso, o Verdão também pode completar 700 vitórias na história do Campeonato Brasileiro (inicia a rodada com 699 resultados positivos, ao lado do São Paulo). Em índice, lidera no geral com 45,60% (699 triunfos em 1530 jogos), seguido pelo São Paulo, com 43,58% (699 em 1604), e é o vice-líder na era dos pontos corridos com 44,46% (321 vitórias em 722 jogos), atrás do São Paulo, com 44,67% (360 em 806).