Departamento de Comunicação

O Palmeiras se reapresentou na manhã desta sexta-feira (29), na Academia de Futebol, horas após vencer o Grêmio Novorizontino por 1 a 0, no Allianz Parque, e garantir a classificação para a final do Campeonato Paulista pelo quinto ano consecutivo. O gol marcado pelo atacante Endrick manteve a invencibilidade palestrina no estadual.

Os jogadores que permaneceram em campo por mais de 45 minutos seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do centro de excelência – inclusive Endrick, substituído no segundo tempo da partida em decorrência de um trauma na coxa direita. O restante do elenco realizou um treino técnico no campo, com um exercício de passes e marcação e um minijogo em campo reduzido.

Ao final das atividades, o zagueiro Gustavo Gómez celebrou o retorno após se recuperar de uma fratura no dedo do pé esquerdo. O paraguaio voltou a ser relacionado depois de ser desfalque por cinco jogos. “Foi um momento difícil, a minha segunda lesão em toda a minha carreira, mas o atleta está exposto à lesão, faz parte. Agradeço ao departamento médico porque foi uma lesão complicada, falamos antes entre seis a oito semanas, mas voltei na quinta semana já treinando com o grupo, já fazendo a transição. Foi um trabalho muito importante. Ontem voltamos para o Allianz Parque e foi espetacular, conseguimos a vitória para jogar mais uma vez uma final”, disse.

Gustavo Gómez foi relacionado para a partida contra o Novorizontino (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

Esta é a 14ª final que o Palmeiras disputa desde agosto de 2020, quando faturou o Paulista diante do Corinthians. Neste período, foram oito títulos (Paulista 2020, 2022 e 2023, Copa do Brasil 2020, Supercopa do Brasil 2023, Libertadores 2020 e 2021 e Recopa Sul-Americana 2022) e cinco vices (Supercopa do Brasil 2021 e 2024, Recopa Sul-Americana 2021, Paulista 2021 e Mundial 2021). Desconsiderando as disputas da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, que já eram duelos finais, o Verdão fará, neste mesmo período, a 9ª decisão em 15 torneios disputados com fases prévias.

“É importante ter essa fome. Acho que é a quarta final consecutiva com o professor Abel e a quinta seguida do Palmeiras. Estamos construindo a história, é muito legal viver os dias aqui com todo o grupo. Será mais uma final contra um rival difícil e histórico. Como falo sempre, acho que o nosso elenco é muito trabalhador, se dedica muito. Vivemos os dias intensamente só pensando em trabalhar e ganhar sempre”, destacou Gómez.

Palmeiras e Santos disputam uma final de campeonato pela 8ª vez na história, e a vantagem é alviverde de quatro títulos contra três. O Verdão levou a melhor no Torneio Início de 1942, no Campeonato Paulista de 1959, na Copa do Brasil de 2015 e na Libertadores de 2020. Já o Alvinegro foi campeão no Torneio Início Extra de 1926, no Torneio Início de 1937 e no Campeonato Paulista de 2015. Em 1927, 1947 e 1996, o Maior Campeão do Brasil conquistou o título paulista por pontos corridos após vitórias sobre o Santos.

“Ao longo do campeonato, eles mostraram que chegaram à final porque são um dos melhores times do Paulistão junto de nós. Acho que será uma grande final. Como eu falei, é um time com muita história. São dois grandes times e nós sempre trabalhamos para vencer cada jogo e para brigar por títulos. Agora não será diferente”, finalizou o camisa 15.

Os jogadores Luis Guilherme e Fabinho durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)