Departamento de Comunicação

O Palmeiras segue fazendo história dentro e fora das quatro linhas. Desde quinta-feira (28), o Alviverde tem promovido uma campanha especial contra o ódio, batizada em referência ao nome do clube: #SomosSociedade. A iniciativa busca combater qualquer tipo de discriminação ou ato violento, clamando por paz.

“Esperamos que a nossa campanha ajude a conscientizar a sociedade sobre o momento extremamente perigoso que estamos vivendo dentro e fora de campo. Não podemos aceitar que o futebol se transforme em um ambiente de preconceito e violência, com casos cada vez mais frequentes de discriminação e ódio. Somente conseguiremos virar este jogo se combatermos a impunidade, que é a semente do próximo crime”, declarou a presidente Leila Pereira.

Como pontapé inicial, o clube divulgou em suas redes sociais um vídeo-manifesto da campanha, destacando o mesmo símbolo de igualdade utilizado na camisa produzida pelo técnico Abel Ferreira em 2022 – um quadrado formado por quatro braços de diferentes etnias, que mostra a união entre as pessoas, independentemente de gênero, raça, credo ou nacionalidade.

Além disso, na partida contra o Novorizontino, no Allianz Parque, pela semifinal do Campeonato Paulista, o Verdão utilizou uma camisa feita especialmente para a campanha “#SomosSociedade”, sendo ela inteiramente branca, inclusive o símbolo do Palmeiras, e com destaque para o desenho de igualdade aplicado no meio do peito. Abel Ferreira, por sua vez, usou um tênis exclusivo com o símbolo da ação, que será leiloado e terá o valor revertido para doação a uma instituição de caridade.

Faixas nas arquibancadas com frases alusivas à campanha e um bandeirão no meio de campo antes do duelo também fizeram parte da iniciativa, bem como a entrega de fitas brancas customizadas com o nome “#SomosSociedade” para todos os torcedores presentes no estádio.

Antes do apito inicial, dois sócios-torcedores Avanti ainda participaram da cerimônia de troca de flâmulas entre os times, que tradicionalmente acontece no momento do cara e coroa, reunindo os dois capitães e a equipe de arbitragem. Os Avantis entregaram duas flâmulas brancas para os atletas do Palmeiras e do Novorizontino. Após o confronto, o técnico Abel Ferreira concedeu a tradicional entrevista coletiva com um backdrop que também destacou a cor branca.

As incitações e comportamentos violentos no futebol brasileiro precisam de um basta. Não há mais espaço para o preconceito, e o Palmeiras exige que providências sejam tomadas pelas autoridades competentes a cada episódio de discriminação ou ato violento. Somos Palmeiras e queremos uma sociedade melhor!

#SomosSociedade