Departamento de Comunicação

No jogo que abriu a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras recebeu a equipe do Coritiba na noite desta quarta-feira (14), no Allianz Parque. O Coxa saiu na frente, no primeiro tempo, abrindo 2 a 0 com dois gols do atacante Robson, aos sete e aos 23 minutos do primeiro tempo. Aos 37, Gabriel Veron diminuiu a vantagem do visitante. Entretanto, no segundo tempo, o time visitante ampliou a vantagem para 3 a 1 – placar final da partida –, com gol de Giovanni Augusto.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com os 22 pontos, o Verdão permanece na sétima colocação do Nacional ao fim de sua participação na rodada, seguido do Fortaleza, oitavo colocado, com 21 pontos – que ainda joga pela rodada, porém na quinta-feira – e do Sport, nono na tabela, com 20, que entra em campo às 21h30 para enfrentar o Internacional na Ilha do Retiro. Dos times que estão à frente do Maior Campeão do Brasil na tabela, todos ainda irão jogar pela 16ª rodada entre esta noite e quinta (15). São eles: Atlético-MG (líder, com 30 pontos), Flamengo, vice-líder (também com 30), Internacional (terceiro colocado, com 28), São Paulo (quarto, com 26), Fluminense (quinto, com 24) e Santos (sexto, também com 24).

O próximo compromisso do Palmeiras será novamente pelo Campeonato Brasileiro (17ª rodada), no domingo (18), às 20h30, quando encara o Fortaleza na Arena Castelão, em Fortaleza-CE. E na próxima quarta-feira (21), o time palmeirense volta suas atenções para a CONMEBOL Libertadores – já classificado para as oitavas de final de forma antecipada e dono da melhor campanha da primeira fase até aqui, recebe no Allianz Parque a equipe do Tigre-ARG, lanterna do grupo B, com um ponto (o Verdão lidera, com 13, seguido Guaraní-PAR, dez, e Bolívar-BOL, com quatro).

Apesar do revés sofrido, vale registrar que o time alviverde balançou as redes dos adversários em 14 dos 15 jogos que disputou até agora neste Campeonato Brasileiro, sendo que, no total das 38 partidas do ano, apenas em oito passou em branco no placar. Desde a conquista do título paulista sobre o Corinthians, o Verdão só não marcou gol em duas partidas (contra o Guaraní-PAR, no empate em 0 a 0 pela Libertadores, e diante do São Paulo, na derrota por 2 a 0 pelo Brasileiro). Neste período, foram disputados 19 duelos (sendo 15 de Brasileiro e três de Libertadores, além da decisão estadual), com um total de 27 bolas na rede (média de 1,42 por jogo).

Além disso, o jogo marcou a estreia do zagueiro Renan, oriundo da base do Verdão, que também atua como lateral-esquerdo – o jovem jogador, de 18 anos, assumiu a vaga de Luan, que sofreu lesão no músculo adutor da coxa esquerda na última partida do Verdão. Na base palmeirense e da Seleção Brasileira desde o Sub-15, a Cria da Academia vem conquistando importantes títulos – entre eles, o Bicampeonato Paulista Sub-15 (2016 e 2017), o Campeonato Paulista Sub-17 (2018), a Copa do Brasil Sub-17 (2019), a Supercopa do Brasil Sub-17 (2019) e o Bicampeonato Mundial de Clubes Sub-17 (2018 e 2019), pelo Verdão, e a Copa do Mundo Sub-17 em 2019, pelo Brasil. Natural de Itapevi (SP) e que está no Palmeiras desde 2015, aos 13 anos de idade, começou a jogar de lateral-esquerdo no início de 2019 por decisão do técnico Artur Itiro e agradou. Ganhou a polivalência como uma de suas características.

A equipe esmeraldina também contou com retornos do goleiro Weverton, que ontem atuou pela Seleção Brasileira no jogo diante da Seleção Peruana, em Lima (Peru), e Gabriel Menino, que ficou no banco na mesma partida.

O JOGO

O Palmeiras até começou com mais intensidade nos movimentos iniciais do duelo, mas foi o Coritiba quem inaugurou o marcador logo aos sete minutos de bola rolando, com Robson, após o Verdão tentar pressionar a saída de bola adversária – o time visitante conseguiu passar pela linha do Alviverde e iniciou jogada com Yan Sasse, perto da linha de fundo, que tocou para trás, encontrando Giovanni Augusto: ele, então, cruzou e Robson aproveitou bem a finalização. (Palmeiras 0x1 Coritiba)

Quando o Palmeiras novamente passava a se impor na partida, inclusive chegando com boa chance de Zé Rafael, o Alviverde foi outra vez surpreendido com gol. Aos 23 minutos, Robson fez seu segundo gol após receber e girar na entrada da área. (Palmeiras 0x2 Coritiba)

O Palmeiras demorou algum tempo para encaixar o time novamente, inclusive com algumas alterações de Vanderlei Luxemburgo: aos 32 minutos, entrou o volante Ramires no lugar do meia Zé Rafael e, aos 33 o atacante Willian na vaga do lateral-esquerdo Lucas Esteves, que sentiu dores musculares – era Gustavo Scarpa quem iria sair para entrar Willian, mas com a lesão de Esteves, o meia Scarpa, canhoto, foi remanejado para a lateral-esquerda.

Pouco tempo depois das alterações, o Maior Campeão do Brasil conseguiu reagir, diminuindo a vantagem coritibana – Gabriel Veron recebeu lindo passe de Patrick de Paula, aos 37, matou no peito e chutou de pé direito, perto da entrada da pequena área, com categoria. (Palmeiras 1×2 Coritiba)

Até o fim do primeiro tempo, o Palmeiras seguiu tentando vazar o adversário para pelo menos levar o duelo para a etapa final com igualdade no placar, mas tudo o que conseguiu foram algumas boas jogadas, mas que não contaram com eficiente finalização.

No segundo tempo, o Verdão voltou com o atacante Rony no lugar do lateral-direito Marcos Rocha (Gabriel Menino, então, passou a exercer a função), e com o volante Danilo no lugar de Patrick de Paula.

O Palmeiras voltou do intervalo com outra postura, dominando ações táticas e exercendo certa pressão sobre a equipe visitante. Chegou a criar boas chances com Willian, em tabela com Luiz Adriano, aos 14; com Gabriel Veron, de cabeça, aos 15. Mas aos 19 minutos veio um balde de água fria no gol de Giovanni Augusto, que ampliou a vantagem do Coxa para 3 a 1 após receber cruzamento de Robson. (Palmeiras 1×3 Coritiba)

O Verdão não se deu por vencido. Chegou até a balançar as redes rivais, com Gabriel Veron, aos 27, mas o tento foi anulado pelo VAR – de fato o jogador estava pouco à frente da linha da bola. Na reta final da partida, ainda entrou o meia Raphael Veiga na vaga de Luiz Adriano, aos 35; aos 39, Scarpa mandou uma bomba após ficar com sobra da bola da entrada da área; aos 40, Rony, de cabeça, também teve sua chance. Mas foi só.

Desta forma, o Verdão conheceu o seu segundo revés em 2020 como mandante e, agora, se prepara para enfrentar o Fortaleza fora de casa, no domingo (18), às 20h30, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

PALMEIRAS: Marcos Rocha (Rony, intervalo), Felipe Melo, Renan e Lucas Esteves (Willian, aos 33’1ºT); Patrick de Paula (Danilo, intervalo), Gabriel Menino, Gustavo Scarpa e Zé Rafael (Ramires, aos 32’1ºT); Gabriel Veron e Luiz Adriano (Raphael Veiga, aos 35’2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gol (SEP): Gabriel Veron, aos 37’1ºT (2-1)

Cartões amarelos (SEP): Felipe Melo, Zé Rafael e Gabriel Veron