Palmeiras soma uma vitória e um empate contra a Seleção Argentina

Luan de Sousa
Departamento de Comunicação
#PatriaAmadaPalmeiras

Divulgação _ Nei teve seu dia de herói ao ter papel fundamental na vitória por 2 a 1 sobre os hermanosO Palmeiras nunca perdeu uma partida oficial para a Argentina em toda a história. Em dois confrontos, ambos realizados na década de 70, o Alviverde contabiliza um empate por 1 a 1, fora de casa, e um triunfo por 2 a 1, no Brasil. O destaque da vitória foi o ex-ponta palestrino Nei, que relembrou, em entrevista para o Site Oficial, o dia em que foi herói.

“Eu não recordo muitos detalhes do duelo, pois a idade vai chegando e é fogo. Isso faz muito tempo. Mas eu lembro vagamente que foi um jogo histórico. Até recebi uma placa no final. Foi algo emocionante para mim”, afirmou o ex-atacante alviverde, atualmente morando em Ibitinga-SP. O embate integrou o Torneio Leonino Caiado, uma das festividades da inauguração do Estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO.

>>>Veja também: Há 65 anos, manto alviverde uniu Boca Juniors e River Plate

Para Nei, o diferencial do Verdão, à época vivendo a Segunda Academia, era o conjunto do time, comandado por Oswaldo Brandão. “O Ademir tinha mais destaque por ser o camisa 10 e o protagonista das melhores jogadas, mas o conjunto montado pelo saudoso Brandão era excelente. Jogamos praticamente quatro anos com a mesma equipe. Nosso time era muito compacto. Entrávamos na partida sabendo o que fazer, independentemente do adversário”.

Por fim, o ex-jogador apostou em quem será o ‘Nei’ de 2014, caso Brasil e Argentina se encontrem no Mundial. “Embora o Neymar seja o cara mais badalado, eu aposto no Fred. Ele pode ficar sumido durante 89 minutos, mas em apenas um pode decidir. Acho que será ele”, disse, antes de analisar:

“A Argentina sempre exige cuidado. É uma seleção que tem destaques individuais perigosíssimos. Messi pode desequilibrar qualquer partida. Mas, enfim, o Brasil, pela Copa das Confederações que fez, está apto a repetir o desempenho na Copa. O time do Felipão está muito entrosado e confiante”.

Fichas técnicas dos dois confrontos contra a Argentina

Palmeiras 1 x 1 Seleção Argentina
Amistoso internacional
Data: 15 de abril de 1973
Local: Estádio Juan Domingo Perón, em Buenos Aires-ARG
Gols: César Maluco, aos 46 minutos do 1º tempo; e Alonso, aos 18 minutos do 2º tempo
PALMEIRAS: Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Zé Carlos e Ademir da Guia; Edu, Leivinha, César (Ronaldo) e Nei (Pio)
Técnico: Oswaldo Brandão

Palmeiras 2 x 1 Seleção Argentina
Torneio Internacional Leonino Caiado
Data: 12 de março de 1975
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO
Gols: Ronaldo, aos 13 minutos do 1º tempo; Ardiles, aos 17 minutos do 2º tempo; e Nei, aos 27 minutos do 2º tempo
PALMEIRAS: Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Édson; Dudu (Jair Gonçalves) e Ademir da Guia; Edu, Leivinha (Zé Mário), Ronaldo e Nei
Técnico: Oswaldo Brandão

OBS: em 1925, o Palmeiras, então Palestra Italia, enfrentou um Combinado Argentino (perdeu por 3 a 1) e, três dias depois, empatou sem gols com um Combinado Argentino da Federação Amadora. Os amistosos foram disputados no país vizinho.