Palmeiras vence, mas sofre revés nos pênaltis e é vice da Supercopa Sub-20

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A equipe Sub-20 do Palmeiras lutou e, na noite desta quinta-feira (27), sob os olhares de mais de 13 mil pessoas no Allianz Parque, venceu o São Paulo por 2 a 1 no tempo normal da decisão da Supercopa do Brasil da categoria e igualou o placar agregado em 5 a 5. No entanto, nas cobranças de pênalti, foi superado por 5 a 4 e se sagrou vice-campeão da competição.

> Confira as fotos da partida

Os gols do Alviverde no tempo normal foram marcados pelo zagueiro Vitão e pelo atacante Papagaio. Já nas cobranças de pênalti, Papagaio, Cesinha, Aníbal e Esteves converteram suas chances.

O Verdão vive uma maratona de decisões na base. O Sub-20 conquistou recentemente o bicampeonato paulista diante do Corinthians e, após a Supercopa, embarca para Porto Alegre para a disputa da Copa RS de 2018 – o time está no Grupo C ao lado de River Plate (Argentina), Atlético-MG, Vasco e Toluca (México) na primeira fase.

Fabio Menotti/Palmeiras _ Anderson fez defesas importantes na partida

Base faz história em 2018

O Palmeiras vive momento histórico nas categorias de base e chegou às finais do Campeonato Paulista com todas as categorias pelo segundo ano consecutivo – nenhum clube havia atingido o feito por dois anos seguidos na história dos estaduais. Já são 22 taças conquistadas pelo Verdão em 2018, número que ainda pode aumentar nos últimos torneios de dezembro.

No exterior, foram dez conquistas: a CEE Cup Sub-20 (República Tcheca), o torneio de Terborg Sub-20 (Holanda), o Mundial de Clubes Sub-17 (Espanha), o We Love Football Sub-15 e a Scopigno Cup Sub-17 (Itália), a Copa Bellmare Sub-11, o Tokyo Youth Tournament Sub-14, a Copa Toreros Sub-12, a Mito HollyHock Cup Sub-13 e o Saitama Festival Sub-16 (Japão).

No Brasil, além dos Paulistas Sub-20, Sub-17 e Sub-13, o Palmeiras já faturou as taças da IberCup (Sub-10), GO Cup (Sub-11), Torneio Internacional de Avanhandava (Sub-12), Dani Cup (Sub-14), Campeonato Brasileiro Mirim (Sub-14), Copa Brasil de Futebol Infantil (Sub-15), EFIPAN (Sub-15), Copa Santiago de Futebol Juvenil (Sub-18) e Campeonato Brasileiro (Sub-20).

O jogo

Empurrado pelos gritos palmeirenses no Allianz Parque, o Verdão tomou a iniciativa nos primeiros instantes da partida e chegou com perigo ao gol do São Paulo principalmente pelas pontas, com Wesley e Airton. No entanto, após desatenção da zaga palestrina, os visitantes abriram o placar aos oito minutos de jogo.

A equipe alviverde reagiu rápido, e o gol amadureceu. Aos 17, em cobrança de escanteio pela direita, Vitão subiu mais alto que a defesa do São Paulo e testou firme para empatar a partida. Desde então, a pressão palmeirense em busca da virada persistiu no período, e a chance mais perigosa veio aos 28: após linda jogada pela esquerda, Esteves carimbou o travessão após desvio do goleiro Junior.

Já no segundo tempo, o técnico Wesley Carvalho promoveu as seis alterações que tinha direito em 32 minutos. Neste meio tempo, o Verdão permaneceu no ataque, mas sem levar grande perigo ao adversário. Até que, aos 38, brilhou a estrela do atacante Papagaio: após rebatida na área do São Paulo, o camisa 9, sem deixar cair, soltou a bomba de esquerda e estufou as redes para virar o jogo e fazer o Allianz Parque vibrar. Golaço!

Em seguida, por muito pouco, o Palmeiras não chega ao terceiro. Aos 42, após lançamento de Cesinha, Aníbal chuta firme e obriga boa defesa de Junior. Dois minutos depois, foi a vez de Esteves chutar forte, de esquerda, rente ao poste esquerdo da meta adversária. Já nos acréscimos, Anderson, em boa trama do rival, evitou o gol.

Palmeiras Sub-20: Anderson, Matheus Rocha, Vitão (Iago), Gabriel Furtado (Guilherme Vieira) e Lucas Esteves; Thiago Alves (Patrick de Lucca), Patrick de Paula (Yan) e Alan (Aníbal); Airton (Cesinha), Wesley e Papagaio. Técnico: Wesley Carvalho.