Palmeiras vence o Criciúma e começa em vantagem na Copa do Brasil Sub-20

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A equipe Sub-20 do Palmeiras começou bem sua campanha na Copa do Brasil da categoria e derrotou o Criciúma, por 1 a 0, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC), na noite desta quinta-feira (25). Mesmo atuando fora de casa, contra o atual vice-campeão da competição, o Verdão não se intimidou e venceu o jogo de ida da primeira fase com gol marcado pelo centroavante Erik.

O jogo de volta entre Palmeiras e Criciúma será disputado na próxima quarta-feira (1), às 19h30, no estádio Décio Vitta, em Americana (SP), com entrada gratuita. Antes disso, o Sub-20 alviverde viaja a Bauru (SP) e enfrenta o Noroeste, neste domingo (28), às 10h, no estádio Dr. Alfredo de Castilho, pela segunda fase do Campeonato Paulista da categoria.

O jogo

O primeiro tempo de partida foi muito brigado, mas com poucas chances de gol das duas equipes. Ainda assim, o Verdão mostrou grande solidez defensiva (apesar de jogar sem os zagueiros Nathan e Gabriel Dias, que defendiam a equipe profissional) e o time da casa pouco invadiu a área. Tanto que o Alviverde abriu o placar aos 20 minutos de jogo.

Em boa trama do ataque alviverde, o goleiro do Criciúma deu rebote e Erik não perdoou – o centroavante balançou a rede nos últimos três jogos do Sub-20 palmeirense. Já no fim da primeira etapa, o Verdão teve uma importante baixa: o camisa 10 Eduardo Júnior sentiu uma fisgada na coxa direita no último lance e teve de ser substituído por Yuri no intervalo.

Logo no início do segundo tempo, o Palmeiras sofreu o primeiro susto. Em cobrança de falta da entrada da área, o goleiro Vinicius buscou a bola no ângulo e fez grande defesa. Atrás no placar e jogando em casa, o Criciúma passou a tomar a iniciativa na partida – ainda que sem conseguir o empate.  Em chute forte, Léo Cunha quase marcou o segundo gol aos 40 minutos.

Aos 47 minutos, o Palmeiras teve um gol anulado pela arbitragem – que poderia ter eliminado o jogo de volta com a vantagem de dois gols. “Até o último lance queríamos eliminar a volta. Está em aberto ainda, é uma vantagem boa, mas pequena. Jogo de Copa do Brasil, mata-mata, é assim. A competitividade fez com que a marcação prevalecesse”, analisou o técnico Diogo Giacomini.

Palmeiras Sub-20: Vinicius; Léo Cunha, Brendon, Carlos Vinicius e Guilherme; José Matheus, Everton (Julen), Daniel, Chistopher (Taylor) e Eduardo Júnior (Yuri); Erik. Técnico: Diogo Giacomini.