Departamento de Comunicação
Atual campeão, o Palmeiras iniciou sua trajetória na Copa do Brasil Sub-20 com vitória por 2 a 0 contra o Serra-ES na tarde desta quarta-feira (07), no estádio Robertão, na cidade capixaba, e avançou para a segunda fase da competição. Os gols palestrinos foram marcados por Garcia e Anibal.
O adversário do Verdão na próxima fase será o Londrina, que eliminou o São Raimundo-RR na outra chave. O primeiro confronto, com mando do time paranaense, está marcado para 21 de outubro, às 16h, no Estádio do Café. Já o retorno, com mando alviverde, acontece em 28 de outubro, às 15h, com local indefinido.
O Sub-20 alviverde volta a campo neste sábado (10), às 15h, contra o Internacional, no estádio Morada dos Quero-queros, em Alvorada-RS, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. A partida pode valer a liderança da primeira fase do torneio e será transmitida pela CBF TV.
A Copa do Brasil Sub-20 reúne 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e cinco vices estaduais da categoria das federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como atual campeão paulista. Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto nesta primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate nos resultados, a disputa da vaga será nos pênaltis.
O jogo
Os donos da casa começaram a partida pressionando a saída de bola palmeirense, mas o primeiro lance real de gol foi do Verdão: aos 12, após cruzamento de Garcia pela direita, Adriano finalizou de voleio, mas acertou a trave. Cinco minutos depois, Vanderlan, pela esquerda, mandou nas redes, mas pelo lado de fora.
A equipe capixaba teve as melhores ações da etapa inicial e quase chegou ao seu gol em alguns lances, enquanto o Palmeiras sofria na parte criativa com a forte marcação adversária. Quando o período parecia se encaminhar para um empate sem gols, aos 45, após saída errada do Serra, Vanderlan cruzou na área e encontrou Garcia. Livre, o lateral-direito alviverde tocou de cabeça, por cobertura, sem chances para o goleiro Huan, e abriu o placar.
Já no segundo tempo, as primeiras ações foram favoráveis ao Verdão. Em uma delas, aos cinco minutos, o defensor adversário cortou a finalização de Robinho com o braço, dentro da área. O árbitro assinalou pênalti e, na cobrança, Anibal ampliou para o time alviverde.
O Serra buscou diminuir o placar em jogadas de velocidade, que terminaram em sua maioria com impedimento. Com as mudanças promovidas por Wesley Carvalho, o Verdão ganhou força nova principalmente na defesa para assegurara a vantagem. Já no ataque, a aposta era nos contra-ataques, sobretudo com as ações do meia Adriano. Aos 36, o camisa 10 quase fez o terceiro do Alviverde em bela jogada individual pela esquerda.
Palmeiras Sub-20: Leandro; Garcia (Ramon Rocha), Jhow, Helder (Michel) e Vanderlan (Ian); Ramon Cirino (Jonathan), Caio Cunha (Pedro Acácio), Robinho, Vitor Hugo (Robson) e Adriano; Anibal. Técnico: Wesley Carvalho.