Departamento de Comunicação

Depois de sair perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo, o Palmeiras anotou quatro gols na etapa final e venceu o Barcelona-EQU por 4 a 2 nesta quarta-feira (07), no Allianz Parque. Com o resultado positivo, o Verdão garantiu, antecipadamente, a classificação para as oitavas de final da Libertadores pela sétima vez consecutiva. Apenas quatro vezes em 22 participações o clube não passou da fase de grupos.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

O Palmeiras também completou 12 jogos invicto como mandante pela Libertadores (nove vitórias e três empates) – o último tropeço foi diante do Defensa y Justicia-ARG, por 4 a 3, em 18 de maio de 2021, no Allianz Parque. O Maior Campeão do Brasil, aliás, é o recordista de invencibilidade como mandante entre todos os clubes que já disputaram a competição internacional, com 34 jogos sem derrota entre 1979 e 2005.

Além disso, o Palmeiras completou 31 jogos de invencibilidade no Allianz Parque – esta já é a maior série sem derrotas na história da arena, com 24 vitórias e sete empates, superando o antigo recorde de 28 partidas estabelecido entre 2016 e 2017. O Alviverde, inclusive, é um dos times da Série A que menos perderam em 2023 (ao lado do Grêmio, ambos com com três derrotas).

MARCAS INDIVIDUAIS

> Abel Ferreira se isolou como o treinador com mais triunfos pelo Palmeiras na história da Libertadores (24 resultados positivos em 34 jogos, superando Luiz Felipe Scolari, com 23 triunfos em 43 partidas).

> Titular em todas as vezes que entrou em campo pelo Palmeiras, Weverton alcançou a marca de 300 partidas pelo Verdão (é o sétimo goleiro que mais atuou na história alviverde) e empatou com Marcos como o jogador com mais duelos pelo clube em Libertadores (ambos somam 57 confrontos).

> Gustavo Gómez alcançou Jair Rosa Pinto na 52ª colocação do ranking de jogadores com mais partidas na história do Palmeiras (248 jogos) e empatou com Willian Bigode na 6ª posição da lista de atletas com mais jogos pelo clube no Allianz Parque (108 partidas). Com 32 bolas na rede, também alcançou a vice-liderança da lista de zagueiros artilheiros da história do Palmeiras (ao lado de Loschiavo e quatro a menos do que o recordista Luis Pereira) e passou a ocupar o 8º lugar na lista dos artilheiros estrangeiros do clube (ao lado do atacante argentino González).

> Mayke e Luan igualaram Edmundo na 72ª colocação da lista de jogadores com mais partidas pelo Palmeiras na história (223 jogos). O lateral-direito também entrou no Top 10 de jogadores com mais triunfos pelo Palmeiras em Libertadores (25 vitórias, ao lado de Felipe Melo e Marcos Rocha). 

> Zé Rafael alcançou a 55ª colocação do ranking de jogadores com mais partidas pelo clube (244 jogos, ao lado de Amaral). Também alcançou a 6ª posição da lista de jogadores com mais vitórias pelo Palmeiras neste século (148 triunfos, ao lado de Marcos Rocha).

> Raphael Veiga igualou Felipe Melo, Gustavo Scarpa e Willian na 9ª colocação do ranking de atletas com mais vitórias pelo Palmeiras neste século (136 triunfos).

> Dudu igualou Nei como atacante com mais resultados positivos pelo Palmeiras em toda a história (255 vitórias).

O JOGO

Após ficar com 2 a 0 contra no placar ao fim do primeiro tempo, o Palmeiras recarregou as energias no intervalo e voltou com força máxima para a etapa final do jogo contra o Barcelona-EQU. O Verdão criou diversas oportunidades de gol e, em incríveis 25 minutos, cumpriu com sucesso a difícil missão de passar à frente no marcador com gols de Gustavo Gómez, Piquerez e Artur. O time comandado pelo técnico Abel Ferreira foi extremamente superior no segundo tempo e ainda acabou marcando mais um tento com o jovem Endrick aos 40 minutos. Vitória por 4 a 2 e classificação antecipada para as oitavas de final da Libertadores.