Palmeiras x Ceará: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação

Palmeiras x Ceará
Competição:
Campeonato Brasileiro
Data e horário: 21/10/2018 – 16h
Estádio: Pacaembu
Transmissão: Premiere
Suspensos: Gustavo Gómez e Thiago Santos

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Suspenso na última rodada, Felipe Melo está à disposição para o duelo contra o CearáO elenco palmeirense realizou na manhã deste sábado (20), na Academia de Futebol, o último treino antes de enfrentar o Ceará, neste domingo (21), às 16h, no estádio do Pacaembu. Enquanto o Verdão é o líder do Campeonato Brasileiro, com 59 pontos, o time alvinegro ocupa a 17ª colocação, com 31. No primeiro turno, em Fortaleza, as equipes empataram em 2 a 2.

A comissão técnica alviverde aproveitou a movimentação para acertar os últimos detalhes da equipe que entrará no campo municipal neste domingo (21). Suspensos na última rodada pelo acúmulo de três cartões amarelos, o lateral-esquerdo Victor Luis e o meio-campista Felipe Melo voltam a ficar à disposição do técnico Luiz Felipe Scolari.

Se o Palmeiras conquistar uma vitória ou empatar diante do Ceará, o time alcançará a marca de 15 partidas consecutivas de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, igualando o número da edição de 2016 no Nacional – naquele ano, o Alviverde foi campeão pela nona vez da competição.

TIME BRASILEIRO QUE MAIS VENCEU NA TEMPORADA

Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos – dentre todos os que compõem Série A do Brasileirão, o Palmeiras segue como o time que acumula mais triunfos: são 39 ao todo (em 63 partidas) – sete a mais do que Grêmio, com 32. No percentual de vitórias, isso representa 61,90%, o que também coloca o Verdão no primeiro posto, à frente do Internacional, 2º no quesito, com 54,17%. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos válidos pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

> Clique aqui e confira as fotos do treino deste sábado.

TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS MARCADOS NA TEMPORADA

O Maior Campeão do Brasil, dentre as 20 agremiações da Série A, é o clube com o maior número de gols marcados: são 100 ao todo, à frente do Grêmio, com 97. São considerados gols marcados apenas em partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos). Em média de gols, isso representa 1,59 gol por jogo, o que isola o Verdão como primeiro colocado neste quesito, à frente do Atlético-PR, que possui média de 1,58. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos válidos pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Borja é o artilheiro do Palmeiras na temporada, com 19 gols

TIME BRASILEIRO COM MELHOR SALDO DE GOLS NA TEMPORADA

Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos –, o Maior Campeão do Brasil é o time nacional que possui o melhor saldo de gols, que é de 63 (devido ao fato de ter marcado 100 tentos e sofrido apenas 37); em seguida, vem o Grêmio, com saldo de 51. O Verdão detém ainda a menor média de gols sofridos por jogo: apenas 0,59 por partida, contra 0,67 do Flamengo, segundo da lista. O time de Felipão, aliás, vive uma excelente fase no sistema defensivo (sofreu apenas seis gols nos últimos 22 jogos). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até as partidas válidas pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

DESEMPENHO NO SEGUNDO TURNO DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Levando em conta apenas os jogos válidos pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Verdão é o líder absoluto. O time alviverde possui grande vantagem, tendo acumulado 26 pontos, contra 21 do segundo colocado, o Santos – ou seja, cinco a mais. Desde que se iniciou a etapa derradeira do certame, foram oito vitórias e dois empates conquistados em dez jogos, com 16 gols marcados contra apenas três sofridos.

TIME QUE MAIS VENCEU NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Contra Grêmio, na 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras saiu de campo vitorioso pela 17ª vez no torneio e, com isso, segue sendo o time que mais ganhou no Brasileirão 2018. Internacional e Flamengo aparecem logo em seguida, com 16 triunfos cada.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Palmeiras lidera as estatísticas defensivas do BrasileirãoTIME QUE MENOS PERDEU NO CAMPEONATO BRASILEIRO

De forma isolada, o Palmeiras lidera o posto dentre as equipes que menos perderam no Brasileirão 2018, tendo sido superado em apenas quatro ocasiões em seus 29 jogos disputados até aqui. Em seguida, estão a dupla Internacional e São Paulo, com cinco resultados negativos cada. Os dados estão atualizados até o encerramento da 29ª rodada.

TIME QUE MENOS SOFRE GOLS NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Com 18 gols sofridos desde o início do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras é o time do torneio que menos vezes foi vazado até aqui, e divide esta marca com o Grêmio. Os dados estão atualizados até o encerramento da 29ª rodada.

MELHOR SALDO DE GOLS DO CAMPEONATO BRASILEIRO

O Palmeiras marcou 45 gols e sofreu 18 no Brasileirão. Com isso, a equipe detém o melhor saldo da competição, que é de 27 tentos, seguido do Flamengo (22). Os dados estão atualizados até o encerramento da 29ª rodada.

TIME QUE MAIS DRIBLA NO CAMPEONATO BRASILEIRO

De acordo com dados do Footstats, o Maior Campeão do Brasil é o time que mais dribla no Campeonato Brasileiro: foram 200 fintas aplicadas até aqui, contra 187 do Santos e 185 do Corinthians. As estatísticas estão atualizadas até a 29ª rodada.

TIME QUE MAIS INTERCEPTA BOLAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Com apenas três gols sofridos nos últimos 14 jogos do Brasileirão, o Palmeiras tem uma defesa sólida. Isso se deve muito às interceptações das jogadas de seus adversários: o Verdão é o top 1 neste quesito, impedindo que seus rivais concluíssem passes e lançamentos em 166 oportunidades, contra 127 do Internacional, vice-líder deste ranking. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 29ª rodada.

TIME QUE MAIS DESARMA NO CAMPEONATO BRASILEIRO

O desarme é outro fundamento no qual o Alviverde se destaca coletivamente: o time de Felipão lidera o ranking do Campeonato Brasileiro, com 670 botes, contra 609 do segundo colocado, Flamengo. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 29ª rodada.

TIME QUE MAIS FAZ LANÇAMENTOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO

O Verdão também é a equipe dentre os 20 participantes do Campeonato Brasileiro 2018 que mais faz lançamentos: foram 1274, contra 1089 do Vasco, segundo colocado desta lista. Se computados apenas os lançamentos que lograram êxito (ou seja, que foram recebidos e dominados pelos companheiros de time), o Alviverde segue líder neste fundamento, com 548 acertos, contra 474 do São Paulo, vice-líder neste quesito. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 29ª rodada.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Verdão é destaque em lançamentos na competição nacional

TIME QUE MAIS FAZ VIRADAS DE BOLA NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Além disso, o Alviverde também é o time número um em viradas de bola: foram 140 no total, contra 126 do Atlético-PR, segundo colocado da lista. Dentre as viradas que foram recebidas com sucesso, o Alviverde segue na liderança do quesito, com 112 lançamentos certos, contra 108 do Furacão. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 29ª rodada.

2º MELHOR ATAQUE DO CAMPEONATO BRASILEIRO

O Maior Campeão do Brasil possui 45 gols marcados na competição nacional. Com isso, o time dirigido pelo técnico Luiz Felipe Scolari ocupa, de forma isolada, a segunda posição dos ataques mais positivos do certame – atrás apenas do Atlético-MG, que soma 47 bolas na rede, e seguido do Flamengo, 3º colocado, com 44. Os dados estão atualizados até o encerramento da 29ª rodada.

2º TIME COM MAIS ASSISTÊNCIAS PARA GOLS NO CAMPEONATO BRASILEIRO

O Palmeiras é o vice-líder de assistências para gols no Brasileirão 2018: das 45 bolas na rede que o Verdão enfiou no torneio nacional, 32 contaram com passes a gol. Neste quesito, apenas Atlético-MG (36) supera o Verdão. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 29ª rodada.

WILLIAN: PALMEIRENSE COM MAIS JOGOS NA TEMPORADA

Willian segue liderando o posto dentre os jogadores do grupo palmeirense com mais partidas neste ano: são 59 duelos até aqui. Vale lembrar que o camisa 29 é o principal artilheiro do time no torneio nacional, com nove bolas na rede.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Com nove gols, Willian é o artilheiro alviverde no Campeonato Brasileiro

LUCAS LIMA: RECORDISTA DO VERDÃO EM PARTIDAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO

O dono da camisa 20 palmeirense segue como o jogador que mais atuou neste Campeonato Brasileiro, agora com 26 partidas (de 29 possíveis). Ao todo, o jogador marcou cinco gols nesta edição do Nacional. 

DUDU: LÍDER DE MINUTOS EM CAMPO NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Se Lucas Lima é o atleta do grupo alviverde que acumula o maior número de partidas no Brasileirão (26), Dudu é o jogador que por mais tempo esteve em campo nesta edição da competição nacional: foram 1937 minutos ao todo, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem.

DUDU: LÍDER DE PASSES A GOL DO TIME NA TEMPORADA

De forma isolada, Dudu é o maior garçom do grupo palmeirense na temporada, deixando seus companheiros cara a cara com o goleiro para marcar 15 vezes (considerando todas as competições).

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Dudu é o jogador que anotou mais assistências no BrasileirãoDUDU: LÍDER DE PASSES A GOL NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Além disso, o camisa 7 é o maior garçom isolado do Campeonato Brasileiro 2018, com dez passes: na 1ª rodada, diante do Botafogo, para o gol de Guerra; na 10ª rodada, contra o Grêmio, para o gol de Willian; na 11ª rodada, contra o Ceará, para o gol de Thiago Santos; na 19ª rodada, contra o Vitória, para o gol de Deyverson; na 20ª rodada, contra o Botafogo, para o gol de Lucas Lima; na 25ª rodada, contra o Bahia, para o gol de Felipe Melo; na 27ª rodada, duas vezes, para os gols de Lucas Lima e Hyoran, respectivamente; na 28ª rodada, diante do São Paulo, para o gol de Gustavo Gómez; e na 29ª rodada, contra o Grêmio, para o tento de Deyverson.

DUDU: 3º MAIS CAÇADO DO BRASILEIRÃO

Dentre outras marcas que acumula, o camisa 7 palestrino também é o terceiro jogador que mais sofre faltas no Campeonato Brasileiro: ao todo, foram 82 infrações marcadas a seu favor. Apenas Yago Pikachu, do Vasco, e Zé Rafael, do Bahia, foram parados mais vezes do que o Baixinho: 83 e 84 vezes, respectivamente.

DUDU: ATACANTE PODE SE TORNAR O MAIOR ARTILHEIRO DO SÉCULO

Com 52 dois gols desde que chegou ao clube em 2015, Dudu é o atual segundo maior goleador do Palmeiras neste século. Apenas Vágner Love, com 54, balançou as redes adversárias pelo Alviverde mais vezes do que o atual camisa 7 considerando jogos a partir de 2001. Mais dois gols, portanto, serão suficientes para que o Baixinho iguale o número do ex-centroavante alviverde que jogou no clube de 2002 a 2004 e, depois, em 2009, para, desta forma, dividir o posto de maior goleador do Século XXI, ou então mais três gols para se isolar como dono desta emblemática marca.

DUDU: ARTILHEIRO DO PALMEIRAS NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS

Dudu é o maior artilheiro do Verdão em Campeonatos Brasileiros na era dos pontos corridos: ele acumula 52 gols pelo Palmeiras desde que chegou ao clube, em 2015, sendo que, destes, 29 foram apenas no torneio nacional. Com isso, o Baixinho ocupa o posto de maior artilheiro do Palmeiras na história da competição disputada no sistema de pontos corridos (desde 2003).

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O atacante Hyoran marcou seis gols em seus últimos 24 jogosHYORAN: 24 JOGOS SEM PERDER PELO PALMEIRAS

Utilizado pelo técnico Luiz Felipe Scolari no segundo tempo da vitória sobre o Grêmio, no último domingo (14), no estádio do Pacaembu, o meio-campista Hyoran atingiu a incrível marca de 24 partidas consecutivas em que participou e o time não foi derrotado – foram 18 vitórias e seis empates. Neste período, o jogador ainda marcou seis gols. No clube desde 2017, Hyoran participou de sete jogos em sua temporada de estreia e, neste ano, disputou 32 embates.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL

O técnico Felipão soma 427 jogos no comando do clube, sendo 206 vitórias, 114 empates e 107 derrotas. Em 2018, o retrospecto é de 14 triunfos, três igualdades e apenas dois reveses em 19 duelos.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO NO PACAEMBU

Em sua última passagem pelo Palmeiras, entre 2010 e 2012, o técnico Luiz Felipe Scolari não contou com o Palestra Italia, já que a casa alviverde passava por reformas. O estádio do Pacaembu, palco da partida deste domingo (21), foi um dos locais mais utilizados pela equipe alviverde durante este período. Ao todo, o treinador soma 52 jogos no local (23 vitórias, 16 empates e 13 derrotas). Atualmente,

o profissional acumula quatro vitórias consecutivas – contra Grêmio, Cruzeiro e Bahia, neste ano, e Sport, em setembro de 2012.

>>> Edu Dracena completará 105 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Ceará
>>> Felipe Melo completará 80 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Ceará
>>> Hyoran completará 40 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Ceará
>>> Luan completará 40 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Ceará
>>> Vitinho completará 10 jogos pelo Palmeiras se atuar contra o Ceará

PALMEIRAS X CEARÁ: RETROSPECTO GERAL

Ao todo, Palmeiras e Ceará já se enfrentaram 24 vezes. Foram 13 vitórias do Verdão, nove empates e apenas duas derrotas. O Alviverde marcou 56 gols e foi vazado oito vezes.

PALMEIRAS X CEARÁ: RETROSPECTO COMO MANDANTE

Especificamente como mandante, o Verdão jamais foi superado pelo Ceará. Foram, ao todo, dez duelos travados entre as duas equipes em território paulista, com sete triunfos esmeraldinos e três empates – nestas partidas, o Alviverde anotou 27 tentos e sofreu quatro gols.

PALMERIAS X CEARÁ: RETROSPECTO PELO CAMPEONATO BRASILEIRO

Pelo Campeonato Brasileiro, como no caso deste confronto, Palmeiras e Ceará já protagonizaram 13 duelos, com oito triunfos alviverdes, quatro empates e uma derrota – o Verdão balançou as redes adversárias em 25 oportunidades e foi vazado em outras sete ocasiões. O primeiro embate aconteceu em 1971 (vitória palmeirense por 3 a 0) e o pelo primeiro turno deste ano (empate por 2 a 2 no Castelão).

ESTÁDIO DO PACAEMBU: PALMEIRAS É O MAIOR CAMPEÃO DA HISTÓRIA

O Palmeiras ostenta o posto de maior campeão da história do Pacaembu – são 26 títulos. Entre os triunfos, o time venceu a primeira competição disputada no estádio, chamada Torneio de Inauguração do Pacaembu, em 1940, os Paulistas de 1940, 1942, 1944, 1950, 1959, 1963, 1972 e os Brasileiros de 1960, 1967 e 1994. A conquista mais recente aconteceu em 2014, quando venceu a Fiorentina por 2 a 1 e levou o Troféu Julinho Botelho.

ESTÁDIO DO PACAEMBU: RETROSPECTO GERAL

O Verdão já disputou 1125 partidas no estádio, sendo 573 vitórias, 302 empates e 250 derrotas. O Verdão marcou 2051 gols e foi vazado 1314 vezes.