Departamento de Comunicação

Segundo colocado do grupo F da Conmebol Libertadores, com seis pontos conquistados em nove possíveis, o Palmeiras volta a entrar em campo pela competição sul-americana nesta quarta-feira (10), no Allianz Parque, diante do Junior Barranquilla, da Colômbia.

A partida marcará a 50ª vez de Luiz Felipe Scolari no banco de reservas alviverde desde que o comandante retornou ao Palestra Italia, em 2018. A marca, apesar de significativa, ganha ainda mais força quando analisada ao lado do aproveitamento do treinador.

Levando em conta os primeiros 50 jogos do trabalho de um treinador no Verdão, Scolari possui o menor índice de derrotas dos últimos 47 anos, desde que Oswaldo Brandão, em sua 3ª passagem, iniciou um trabalho com apenas duas derrotas nas 50 partidas iniciais. Os 49 jogos de Felipão apontam apenas cinco reveses, o que já lhe garante o 4º posto de mais baixo percentual de derrotas em toda a história palmeirense.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Felipão é um dos técnicos que mais treinaram o Palmeiras na história

CONMEBOL LIBERTADORES: CLUBE MAIS CAÇADO DA COMPETIÇÃO

O torneio continental registra 63 infrações marcadas a favor do Verdão, número que faz do time de Felipão a equipe mais caçada da Libertadores 2019, seguido do Cruzeiro (55). Os dados são do Footstats.

CONMEBOL LIBERTADORES: 2º CLUBE COM MAIS ASSISTÊNCIAS NA COMPETIÇÃO

Dos cinco gols do Verdão na Libertadores, todos contaram com assistências para gols, o que faz o Verdão o top 2 no quesito, atrás apenas do Libertad-PAR, e empatado com Universidad de Concepción-CHI, com o Peñarol-URU e com o Athletico-PR, que têm as mesmas cinco assistências. Os garçons do Alviverde no Continental são: Ricardo Goulart (2), Dudu, Borja e Gustavo Scarpa. Os dados são do Footstats.

CONMEBOL LIBERTADORES: TOP 3 DE VIRADAS CERTAS DE BOLA NA COMPETIÇÃO

Se consideradas as viradas de bola certeiras (ou seja, lançada por um atleta alviverde e depois dominada por seu companheiro de time), o Verdão é o top 3 no quesito: foram, ao todo, 13 invertidas na Libertadores 2019; o Alviverde, neste quesito, só fica atrás do San José-BOL, com 14, e do River Plate-ARG, líder da lista, com 15. Os dados são do Footstats.

CONMEBOL LIBERTADORES: VITÓRIAS EM SEIS PAÍSES DIFERENTES

Em 2018, o Palmeiras alcançou uma façanha inédita dentre clubes brasileiros: venceu em seis países diferentes em uma mesma edição da mais importante competição das Américas,  acumulando triunfos na Colômbia (contra o próprio Junior Barranquilla), Argentina (Boca Juniors), Peru (Alianza Lima), Paraguai (Cerro Porteño), Chile (Colo-Colo) e no próprio Brasil (Alianza Lima, Junior Barranquilla e Colo-Colo).

CONMEBOL LIBERTADORES: CLUBE BRASILEIRO COM MAIS EDIÇÕES E GOLS

O Palmeiras é o clube brasileiro com mais participações na história da Conmebol Libertadores, ao lado de Grêmio e São Paulo – são 19 edições. Além disso, o Alviverde mantém o posto de time brasileiro com mais gols na história da competição sul-americana – foram, até aqui, 314 gols marcados.

CONMEBOL LIBERTADORES: PRIMEIRO CLUBE BRASILEIRO FINALISTA

O Verdão carrega ainda a fama histórica de ter sido o primeiro brasileiro a ter disputado uma final de Libertadores. Foi em 1961, quando enfrentou o Peñarol na grande decisão e ficou com o vice-campeonato. O Alviverde ainda chegou à final em 1968 e 2000, além de 1999, quando foi campeão. O clube ainda alcançou a fase semifinal em 1971 e 2001.

CONMEBOL LIBERTADORES: QUATRO EDIÇÕES CONSECUTIVAS

Esta é a primeira vez na história em que o Palmeiras disputa quatro edições seguidas da competição continental. Vale lembrar que o Alviverde já é o time brasileiro que mais vezes disputou a Libertadores em todos os tempos, ao lado de Grêmio e São Paulo (os três com 19 participações – já contando 2019).

CONMEBOL LIBERTADORES: ATLETAS CAMPEÕES DA COMPETIÇÃO

O Palmeiras aposta na experiência para faturar seu bicampeonato da Libertadores. Atualmente, o elenco conta com cinco atletas campeões do Continental. São eles: Edu Dracena, pelo Santos, Marcos Rocha, pelo Atlético Mineiro, Willian, pelo Corinthians, e Borja e Guerra, ambos pelo Atlético Nacional-COL. Além disso, o técnico Luiz Felipe Scolari conquistou o título em 1999, pelo Palmeiras, e em 1995, pelo Grêmio.

CONMEBOL LIBERTADORES: ARTILHEIROS DO PALMEIRAS NA COMPETIÇÃO

Ao longo de sua trajetória na mais importante competição das Américas, o Alviverde já contou com cinco artilheiros: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um) e Borja (em 2018, com nove gols).

MIGUEL BORJA: NOVE GOLS NA CONMEBOL LIBERTADORES

Borja está a três gols de se igualar a Alex (12 gols) como o maior artilheiro do Palmeiras na história da Libertadores. Hoje, o colombiano está na terceira colocação, com nove tentos – ao lado de Ademir da Guia e Lopes –, atrás também de Tupãzinho (11 gols), segundo colocado.

RICARDO GOULART: LÍDER DE ASSISTÊNCIAS NA CONMEBOL LIBERTADORES

Se coletivamente o Palmeiras é o segundo colocado no índice de assistências na Libertadores 2019 (5), seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. Ricardo Goulart é o principal garçom do torneio continental, com dois passes para gol, e divide esta marca com Fred, do Cruzeiro, Nicolás Orellana, do Universidad de Concepción-CHI, Bruno Henrique, do Flamengo, Alan Benítez, do Libertad-PAR, Johan Madrid, do Sporting Cristal-PER, Néstor Camacho, do Olímpia-PAR, Bruno Guimarães, do Athletico-PR, e Luan, do Atlético-MG.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Além de garçom, Goulart já tem um gol nesta edição da Conmebol Libertadores

DUDU: CRAQUE DO ALLIANZ PARQUE

Vale lembrar que Dudu também é recordista absoluto em números gerais do Allianz Parque. Desde que foi inaugurada a arena palmeirense, em 2014, o camisa 7 é o jogador que mais atuou (105 jogos), que mais venceu (74 vezes), que mais marcou gols (27 tentos) e que mais concedeu assistências (26 passes).

DIOGO BARBOSA: PERTO DE 50 JOGOS PELO PALMEIRAS

No clube desde 2018, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa pode completar nesta quarta-feira (10), contra o Junior Barranquilla, pela Conmebol Libertadores, a marca de 50 jogos com a camisa do Palmeiras. Foram 38 partidas em sua temporada de estreia e, até aqui, 11 em 2019. No Campeonato Brasileiro do ano passado, o dono da camisa 6 disputou 20 partidas de 38 possíveis durante a vitoriosa campanha da equipe alviverde na competição nacional.

BRUNO HENRIQUE: 100 JOGOS E BOAS LEMBRANÇAS DO JUNIOR BARRANQUILLA

Atual capitão do Palmeiras, o volante Bruno Henrique, que completou 100 jogos recentemente, tem boas lembranças do duelo com o Junior Barranquilla na edição 2018 da Conmebol Libertadores, em partida disputada na Colômbia. Foi naquele duelo, com dois gols marcados na vitória por 3 a 0, que o jogador ganhou sua vaga no time titular e não saiu mais. Durante a disputa da competição sul-americana, o dono da camisa 19 do Verdão foi eleito quatro vezes o melhor do jogo – um recorde na competição.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL

Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma, ao todo,  222 vitórias, 125 empates e 110 derrotas no comando da equipe alviverde. Foram 457 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000. Desde que retornou ao clube, em julho de 2018, Felipão participou de 49 partidas – 30 triunfos, 14 empates e cinco reveses. A partida diante do Junior Barranquilla-COL marcará, portanto, a 50ª partida do treinador desde que voltou.

PALMEIRAS x JUNIOR BARRANQUILLA: RETROSPECTO GERAL

O Palmeiras já enfrentou o Junior Barranquilla-COL em quatro ocasiões anteriormente: foram três vitórias e um empate (10GP e  3GC), sendo que, três destas partidas aconteceram pela Libertadores: duas pela edição de 2018 do Continental, quando o Verdão superou o time do país vizinho por 3 a 0 (Colômbia) e 3 a 1 (Brasil) e mais uma na estreia da edição deste ano, vitória por 2 a 0 (Colômbia). O primeiro embate entre as equipes aconteceu em 1997, e terminou com empate por 2 a 2 pela Reebok Cup, um torneio amistoso de um dos patrocinadores de ambos os times à época.

PALMEIRAS CONTRA EQUIPES COLOMBIANAS

O Palmeiras já disputou 23 jogos (incluindo uma partida diante a seleção local) contra equipes colombianas. Foram 16 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. O Verdão marcou 44 gols e foi vazado 23 vezes. O primeiro embate da história aconteceu no dia 28 de janeiro de 1960, diante do Atlético Nacional-COL, e terminou com vitória palestrina por 2 a 1, em duelo amistoso.

PALMEIRAS CONTRA TIMES COLOMBIANOS NA CONMEBOL LIBERTADORES

Pela competição sul-americana, o Verdão enfrentou times da Colômbia em nove oportunidades. Foram sete vitórias, um empate e uma derrota. Os embates aconteceram nas edições de 1961 (dois jogos contra o Independiente Santa Fé-COL), 1999 (dois jogos contra o Deportivo Cáli-COL – final da Libertadores), 2006 (dois jogos contra o Atlético Nacional-COL), 2018 (dois jogos contra o Junior Barranquilla-COL) e 2019 (estreia da edição, novamente contra o Junior Barranquilla-COL).

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ No último jogo contra o Junior, o Verdão venceu por 2 a 0 com gols de Gustavo Scarpa (foto) e Marcos Rocha