Palmeiras x São Paulo: informações, curiosidades e histórico do confronto

Felipe Krüger
Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

O Palmeiras realizou na manhã deste sábado (06), na Academia de Futebol, o último treino antes de enfrentar o São Paulo, neste domingo (07), no Allianz Parque, em partida válida pela semifinal do Campeonato Paulista 2019. No jogo de ida, disputado no estádio do Morumbi, os times não saíram do 0 a 0.

>> Clique aqui e confira as fotos do treino deste sábado (06)

O último encontro entre os clubes em uma fase eliminatória aconteceu no Campeonato Paulista de 2008, também na semifinal. Naquela oportunidade, o Alviverde levou a melhor e conquistou o título em final disputada diante da Ponte Preta. Para alcançar a decisão novamente, o Verdão precisa de vitória simples diante do São Paulo – em caso de novo empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Bruno Henrique pode completar 100 jogos se atuar diante do São Paulo neste domingo (07)

No Palmeiras desde 2017, o meio-campista Bruno Henrique soma, atualmente, 99 jogos com o manto palestrino e pode completar diante do rival tricolor a expressiva marca de 100 jogos pelo clube. Capitão do Verdão desde 2018, o dono da camisa 19 foi o responsável por erguer a taça do título de campeão brasileiro do ano passado. Ele já marcou 18 gols a favor do Maior Campeão do Brasil.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Goulart é o artilheiro do time no ano, ao lado de Scarpa (4 gols)CAMPEONATO PAULISTA: MELHOR DEFESA DO TORNEIO

O Palmeiras continua como dono isolado da melhor defesa do Campeonato Paulista, com seis tentos sofridos ao longo do torneio. Os dados estão atualizados até o primeiro jogo da semifinal. Vale lembrar que o Palmeiras também teve a defesa menos vazada no Brasileirão 2018, quando conquistou o decampeonato da competição nacional – naquele torneio, o Alviverde foi vazado apenas 26 vezes em 38 rodadas.

CAMPEONATO PAULISTA: TIME COM MAIS DRIBLES E MAIS CAÇADO EM CAMPO

O Palmeiras é a equipe que mais acumula dribles no Campeonato Paulista: são 98 ao todo, isolado, à frente do São Paulo, com 92. Como consequência disso, o time também lidera o ranking de clube mais caçado do torneio: o Alviverde foi parado nada menos que 252 vezes, de forma isolada. Em seguida, vem o São Paulo, com 243 infrações marcadas a seu favor. Os dados são do Footstats e estão atualizados até o jogo de ida das semifinais.

CAMPEONATO PAULISTA: DONO DA MAIOR GOLEADA

O Palmeiras ostenta a maior goleada do Campeonato Paulista 2019: 5 a 0 sobre o Novorizontino, no jogo de volta válido pelas quartas de final da competição. Antes, o posto era ocupado pela vitória do Ituano sobre o Santos por 5 a 1, em jogo válido pela 5ª rodada da primeira fase.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Dudu é o palmeirense com mais minutos em campo neste ano: 1386DUDU: MAIS MINUTOS EM CAMPO EM 2019

Além de ser o jogador que mais entrou em campo em 2019, participando de 16 das 18 partidas possíveis, ao lado de Bruno Henrique, Dudu também é o recordista em minutos no ano, de forma isolada, com 1386 ao todo, somando todas as competições (já considerando eventuais acréscimos concedidos pela arbitragem).

DUDU: CRAQUE DO ALLIANZ PARQUE

O camisa 7 palmeirense é o recordista em vários aspectos positivos na arena palmeirense, inaugurada em 2014: é o jogador que mais atuou (104 jogos), que mais venceu (74 vezes), que mais marcou gols (27 tentos) e que mais concedeu assistências (26 passes).

DUDU: MAIS CAÇADO, MAIS DRIBLES E MAIS CRUZAMENTOS NO PAULISTA

O dono da camisa 7 é o jogador que mais dribla no Campeonato Paulista, com 27 registros – as estatísticas são do Footstats. Também por isso, o jogador palmeirense é quem mais sofre faltas no torneio estadual: ele foi parado 60 vezes pelos adversários até aqui. Além disso, Dudu é o o atleta com mais cruzamentos nesta edição do Estadual, com 110.

MIGUEL BORJA: PERTO DOS 100 JOGOS

Contratado pelo Verdão em 2017, Borja, de 26 anos, sagrou-se artilheiro do grupo palmeirense em 2018, com 20 gols, além de ter sido goleador máximo do Campeonato Paulista e da Libertadores do ano passado (com sete e nove tentos, respectivamente). O colombiano – que inclusive representou o Verdão na Copa do Mundo da Rússia 2018 – pode chegar ao seu 100º jogo contra o São Paulo. Hoje, com 99 partidas no Alviverde, o camisa 9 contabiliza um total de 33 gols marcados – números que já o colocam dentre os 10 estrangeiros que mais fizeram gols pelo clube e no top 100 dos maiores artilheiros do Verdão em todos os tempos, independentemente da nacionalidade.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL

Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma, ao todo,  222 vitórias, 124 empates e 110 derrotas no comando da equipe alviverde. Foram 456 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000. Desde que retornou ao clube, em julho de 2018, Felipão participou de 48 partidas – 30 triunfos, 13 empates e cinco reveses.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO CONTRA O SÃO PAULO

O último revés sofrido por Felipão no comando do Palmeiras em jogos diante do Tricolor Paulista aconteceu em 2010, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro (2 a 0 a favor do rival). De 2011 a 2019, foram oito jogos disputados: três vitórias do atual comandante palestrino e outros cinco empates.

ALLIANZ PARQUE: RETROSPECTO GERAL

Inaugurado em novembro de 2014, o Allianz Parque já recebeu 131 jogos do Verdão, sendo 86 vitórias, 23 empates e 22 derrotas. O Alviverde balançou as redes da arena 243 vezes e foi vazado em 105 oportunidades. O recorde de público da arena foi estabelecido na última rodada do Brasileirão 2018, contra o Vitória. Naquela oportunidade, 41.256 pessoas acompanharam o jogo.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: RETROSPECTO GERAL

Palmeiras e São Paulo se enfrentaram 313 vezes ao longo da história, com 105 vitórias do Verdão, 100 empates e 108 do Tricolor (408 gols palestrinos e 407 são-paulinos).  Vale lembrar que estes dados contabilizam confrontos entre os dois times a partir de 1936. Entre 1930 e 1935, o São Paulo da Floresta cruzou o caminho esmeraldino 16 vezes. Foram cinco vitórias, sete empates e quatro derrotas. O Verdão marcou 24 gols e foi vazado em 25 oportunidades.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: RETROSPECTO NO CAMPEONATO PAULISTA

Considerando apenas clássicos válidos pelo torneio estadual, o Verdão não perde para o rival desde 2009. No período, o Palmeiras venceu sete vezes o São Paulo e empatou em outras quatro oportunidades. Ao todo, foram 163 partidas disputadas pelos dois clubes no Paulista, com 52 vitórias do Verdão, 46 empates e 65 triunfos tricolores – 205 gols marcados contra 232 sofridos.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: TRÊS JOGOS SEM SOFRER GOLS

Sem saber o que é ser vazado pelo São Paulo nos últimos três encontros, o Palmeiras, caso não sofra gol no jogo de volta contra o rival, neste domingo (07), irá igualar a sua melhor sequência defensiva em toda a história do confronto contra o time tricolor, que foi de quatro jogos consecutivos sem ser vazado.

A marca foi atingida em duas oportunidades: em 1972 e em partidas disputadas entre 1995 e 1996.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: 100% DE APROVEITAMENTO NO ALLIANZ PARQUE

Desde que foi inaugurado, em 2014, o Allianz Parque recebeu sete clássicos entre Palmeiras e São Paulo e em todas as oportunidades os jogos foram vencidos pelo Verdão. O Maior Campeão do Brasil marcou 21 gols e foi vazado apenas quatro vezes. O artilheiro desses confrontos é o atacante Willian, com quatro bolas na rede, seguido por Rafael Marques, com três, e Dudu, com duas. A maior goleada aconteceu em junho de 2015, quando o Palmeiras venceu por 4 a 0 – tentos anotados por Leandro Pereira, Victor Ramos, Rafael Marques e Cristaldo.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: ÚLTIMO JOGO NO ALLIANZ PARQUE

A partida mais recente entre Palmeiras e São Paulo na casa alviverde aconteceu no dia 02 de junho de 2018, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, e terminou com vitória palestrina por 3 a 1. Os gols foram marcados por Willian (2) e Dudu. Naquela oportunidade, o time verde e branco foi a campo com Jailson; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa (Victor Luis); Felipe Melo, Bruno Henrique e Moisés (Thiago Santos); Keno (Hyoran), Dudu e Willian.