Reforçado, Palmeiras inicia disputa do Campeonato Paulista 2015 neste sábado

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Mesmo com duas vitórias computadas em dois jogos durante o período de pré-temporada, o ano de 2015 começa oficialmente para o Palmeiras apenas neste sábado (31), no Allianz Parque, onde irá encarar o Grêmio Osasco Audax na partida de abertura do Campeonato Paulista. Em relação à última temporada, o Verdão sofreu mudanças entre dirigentes, comissão técnica e jogadores. 

O clube conta atualmente com 39 atletas em seu elenco principal, além de seis jogadores das categorias de base que realizam processo de intercâmbio entre o time sub-20 e a equipe profissional. Desse total, 17 foram contratados recentemente – Zé Roberto, João Paulo, Lucas, Vitor Hugo, Jackson, Victor Ramos, Arouca, Gabriel, Amaral, Andrei Girotto, Robinho, Ryder, Alan Patrick, Leandro Pereira, Rafael Marques, Kelvin e Dudu –, enquanto outros quatro voltaram de empréstimo (Ayrton, Luiz Gustavo, João Denoni e Maikon Leite). 

O Palmeiras será comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, que chegou ao Palestra Italia no fim da última temporada e trouxe consigo três profissionais: Ricardo Henriques, preparador físico, Luiz Alberto, auxiliar-técnico, e Gabriel Oliveira, analista de desempenho. O departamento de análise, inclusive, tem sido expandido com a contratação de novas pessoas e equipamentos – também chegou ao clube Gustavo Nicoline, que se juntou a Rafael Costa, este no Verdão desde 2010. 

Outra contratação importante fora das quatro linhas foi a de Altamiro Bottino, novo coordenador cientifico palmeirense. Com passagens por importantes equipes do futebol brasileiro, o trabalho dele é facilitar o fluxo de informações entre diversas áreas palestrinas – preparação física, fisioterapia, fisiologia, nutrição e psicologia do esporte, por exemplo. 

No corpo diretivo, as mudanças aconteceram em dose dupla. Alexandre Mattos, bicampeão brasileiro com o Cruzeiro, assumiu a diretoria de futebol, enquanto Cícero Souza, ex-Grêmio, ficou com a gerência do departamento. 

Atletas que deixaram o clube

O elenco palmeirense sofreu grandes alterações desde o final da última edição do Campeonato Brasileiro. Entre os atletas que deixaram o clube, nove terminaram os respectivos contratos e não renovaram (Wendel, Juninho, Victorino, Eguren, Washington, Bruno César, Bernardo, Henrique e Diogo), enquanto outros foram negociados por empréstimo este ano – Bruno (Santa Cruz), Deola (Fortaleza), Mazinho (Coritiba), Patrick Vieira (Náutico), Rodolfo (Rio Claro) e Felipe Menezes (Goiás). Ainda há um grupo treinando em horários alternativos na Academia de Futebol que conta com Wesley, Tiago Alves, Gabriel Dias, Bruninho, Raphael Alemão, Weldinho e Vinicius. Em comum acordo com o Verdão, o zagueiro Lúcio foi liberado para procurar um novo clube.

Histórico Paulistão 

Ao todo, o Palmeiras já disputou 2401 jogos válidos pelo Campeonato Paulista, com 1343 vitórias, 592 empates e 466 derrotas. Foram marcados 4811 tentos a favor do Verdão, que sofreu outros 2547 gols. A maior goleada alviverde na história do torneio aconteceu em 1920, quando superou o Internacional-SP por 11 a 0. A equipe que o time do Palestra Italia mais venceu no Paulistão foi o Santos, com 88 registros, e também é o time que mais sofreu gols palmeirenses – 328. 

Fundado em 1914 e disputando somente amistosos em seu primeiro ano de vida, o Palestra Italia conseguiu, em 1916, inscrever-se na Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) para participar de sua primeira competição oficial. A estreia no Campeonato Paulista ocorreu no dia 13 de maio daquele ano, no empate por 1 a 1 com o Mackenzie, vice-campeão estadual na temporada anterior. Logo no ano seguinte, o clube tornou-se vice-campeão paulista e enfrentou pela primeira vez o Corinthians – vitória por 3 a 0, três gols de Caetano. 

Em 1920, apenas seis anos após a fundação, o time palestrino conquistou o título do Campeonato Paulista pela primeira vez na história, vencendo no jogo decisivo o poderoso Paulistano, então tetracampeão estadual, por 2 a 1. 

Depois disso, o Verdão sagrou-se campeão estadual em outras 23 oportunidades, totalizando 24 títulos regionais – 1920, 1926 (invicto), 1926 (extra), 1927, 1932 (invicto), 1933, 1934, 1936, 1938 (extra), 1940, 1942, 1944, 1947, 1950, 1959 (supercampeão), 1963, 1966, 1972 (invicto), 1974, 1976, 1993, 1994, 1996 e 2008. 

A conquista mais recente aconteceu em 2008, quando a equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo venceu o São Paulo nas semifinais do torneio, com grande atuação do chileno Valdivia, e superou a Ponte Preta na grande decisão – triunfos por 1 a 0 e 5 a 0.

Já na última edição do campeonato, o Verdão parou nas semifinais. Após excelente campanha na primeira fase, alcançando a segunda maior pontuação entre todos os grupos, o Palmeiras encarou o Ituano no Pacaembu em uma partida marcada por uma série de lesões entre alguns dos principais jogadores do elenco alviverde e deixou a competição. 

Campeonato Paulista 2015

O Palmeiras inscreveu até aqui apenas 18 jogadores para o torneio estadual. São eles: os goleiros Fernando Prass e Jailson, os laterais Lucas, João Paulo, Zé Roberto e Victor Luis, os zagueiros Tobio, Vitor Hugo e Jackson, os volantes Gabriel, Amaral e Renato, os meias Robinho, Allione e Ryder e os atacantes Leandro Pereira, Maikon Leite e Cristaldo. 

Sorteado para o grupo 3 da competição, o Verdão está ao lado de Botafogo-SP, Portuguesa, Linense e Marília. De acordo com o regulamento do campeonato, o Palmeiras enfrentará apenas equipes das outras chaves e só poderá cruzar com os rivais de grupo a partir das quartas de finais.