Renato nega rótulo de titular e expõe desejo de jogar: ‘Voltaremos com tudo’

Thiago Kimori
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Renato ressaltou a vontade de voltar a jogar pelo Brasileirão depois da Copa do MundoAos 22 anos de idade, o volante Renato vive, talvez, os melhores dias de sua curta carreira no futebol. O jovem atleta chegou ao Verdão em 2012, mas logo seguiu para o futebol português por empréstimo na mesma temporada, retornando somente em 2013 para o clube paulista. Agora, em 2014, o camisa 23 já atingiu outro patamar e aparece como uma boa opção para o técnico Ricardo Gareca. O jogador, porém, demonstra muita maturidade quando o assunto é titularidade.

“Não me considero um titular, até porque, se eu deixar de trabalhar e não me esforçar no dia a dia, eu perderei a posição. Eu estou em um clube muito grande, que é o Palmeiras. Estou muito feliz por estar aqui, mas tenho de trabalhar e mostrar todos os dias para o treinador e para o torcedor que eu tenho condição de jogar no Palmeiras. Tenho de continuar com os pés no chão e trabalhar”, comentou, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (30), em Atibaia-SP, onde o Alviverde realiza uma intensa intertemporada.

Em época de Copa do Mundo, Renato confessou que sente saudades de estar dentro das quatro linhas. “Eu estava comentando com os meus pais ontem (domingo). A gente sempre sente falta quando para o campeonato. Foi importante para o Gareca estudar os jogadores e passar o que ele gosta dentro de campo. Voltaremos com tudo para o campeonato”, destacou o palestrino, citando o período longe da capital paulista.

“O trabalho está chegando ao fim, mas, independentemente de estar acabando a intertemporada, voltaremos para o CT (centro de treinamento) e treinaremos da mesma forma, de maneira intensa. Os treinos estão sendo muito bons, estamos aprendendo muito com o Gareca, ele sempre para o treino e nos orienta. Tenho certeza de que faremos um grande campeonato”, projetou.

No último sábado (28), em Atibaia, o Palmeiras venceu o Juventus por 2 a 1 com gols de Henrique e Pablo Mouche, recém-contratado. O teste, contudo, não foi da maneira como o elenco esperava, apesar do triunfo. “Neste último jogo-treino (contra o Juventus) eu até estava conversando com meus companheiros, falando que estava meio cansado. Viemos de um jogo-treino contra o Barueri, depois tivemos treinos em dois períodos em dois dias seguidos para jogar logo depois contra o Juventus”, disse o volante, que mencionou a conversa com Ricardo Gareca após o término da atividade.

“Não conseguimos marcar pressão, do jeito que o Gareca nos pediu, por causa do cansaço. Mas ele (Gareca) entendeu que estávamos cansados, e no próximo jogo estaremos descansados. Hoje (segunda-feira), nós fizemos tático de novo e ele nos ajudou a melhorar a parte defensiva, assim como o ataque também”, completou Renato, referindo-se ao treino da manhã desta segunda, que começou às 9h.