‘Resenha da Academia’: jogadores ministram série de palestras a jovens da base

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A proximidade entre o Departamento Profissional e as categorias de base do Palmeiras será ainda maior a partir da próxima semana. Além das diversas ações de integração e intercâmbio realizadas nos últimos anos, o Verdão inicia nesta segunda-feira (23) uma série de palestras ministradas pelos jogadores do clube a todos os atletas das categorias menores, denominada “Resenha da Academia”. A cada mês, um atleta palmeirense será convocado para trocar experiências com os times Sub-20 a Sub-11.

O goleiro Fernando Prass, um dos mais experientes no atual elenco do Verdão, será o primeiro a participar do encontro – no qual deve abordar temas como transição ao Profissional, desafios na carreira, importância dos estudos, orgulho de estar no Palmeiras, entre outros. Além disso, os jovens que apresentarem melhor desempenho e frequência escolar serão premiados. O gerente de futebol do Verdão, Cícero Souza, expõe a importância deste ciclo de palestras.

“É mais uma iniciativa para demonstrar a integração total do profissional com a base. Assim, aproximamos o jogador profissional do clube e os atletas da base de seus ídolos. Os atletas têm a oportunidade de passar suas experiências e dar conselhos para que os jovens saibam a melhor forma de construir a carreira e também amadurecerem como seres humanos”, disse.

A medida é mais uma adotada pelo Palmeiras com intuito de aproximar o Centro de Formação de Atletas do Profissional e facilitar a transição dos jogadores. O clube tem levado jovens do Sub-20 para realizar intercâmbio de alguns dias treinando entre os profissionais – neste ano, passaram por esse processo Julen e Lucas Morelatto, em janeiro, e Gabriel Jesus, Juninho, Guilherme, Chistopher e Gabriel Leite, após a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O relacionamento entre as comissões técnicas também será constante, e o time Sub-20 deve treinar ao menos uma vez por semana na Academia de Futebol ao lado do Profissional. Sistematicamente, um dos auxiliares-técnicos ou o próprio gerente de futebol Cícero Souza acompanharão os jogos do Sub-20 e Sub-17. O coordenador geral da base, Erasmo Damiani, também realiza visitas frequentes à Academia de Futebol para trocar informações com o Departamento Profissional.