Departamento de Comunicação

O Palmeiras encerrou a primeira fase do Brasileiro Feminino na segunda colocação e garantiu a vaga para as quartas de final do torneio nacional. Com a competição paralisada devido à realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, o técnico Ricardo Belli aproveita o período para estudar e aprimorar ainda mais o desempenho das Palestrinas.

“Todos os nossos treinamentos e jogos são gravados, então estou planejando e revendo alguns exercícios e materiais que iremos utilizar nessa segunda fase pré-retorno das competições. Também estou analisando os jogos dos nossos adversários e acompanhando partidas da Eurocopa, da Copa América e do Brasileirão masculino”, conta o treinador, que é amante da leitura e aproveita o período para reler as biografias de técnicos que admira, como Josep Guardiola, Carlo Ancelotti e Jürgen Klopp.

A equipe feminina entrou em campo em 15 oportunidades na primeira fase do Brasileirão. O retrospecto conta com 11 vitórias, quatro empates e nenhuma derrota, além de 45 gols marcados e 13 sofridos. O adversário do Verdão na segunda fase será o Grêmio e as disputas serão realizadas em formato de mata-mata (ida e volta), em datas e horários a serem definidos pela CBF.

“O balanço que eu faço da primeira fase é que tudo foi muito intenso. Nós fomos da forma que somos dentro e fora de campo: colocamos o coração e tivemos muita intensidade, por isso, o balanço é satisfatório. De uma forma positiva, atingimos o objetivo de ficarmos entre as primeiras colocações. Outro fator importante é que hoje somos a única equipe invicta do Brasileiro Feminino da Série A1 e terminamos a primeira fase com o melhor ataque e a melhor defesa. Isso é motivo de muito orgulho e valoriza o trabalho, o empenho e a dedicação de todos”, ressalta o comandante.

Ricardo Belli está a frente do time feminino desde 2019 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Aos 34 anos, Belli chegou ao Verdão em junho de 2019, quando conduziu o time Sub-18 no Brasileiro da categoria, no mesmo ano. A transição para a equipe principal aconteceu um mês depois e, desde então, o técnico soma 47 jogos, 26 vitórias, 12 empates e nove derrotas no comando do Palmeiras, além do título da Copa Paulista de 2019. Com a equipe de base, o treinador também coleciona bons resultados e, nessa temporada, levou o elenco Sub-18 até a segunda fase do Brasileirão pela primeira vez na história. Mesmo com resultados expressivos, o comandante mantém os pés no chão.

“Nós sabemos que no futebol tudo é muito dinâmico e que temos coisas para melhorar e evoluir. O que nos trouxe até aqui, não é certeza de que vai nos levar até o nosso objetivo (o título). A minha missão enquanto treinador, assim como a da comissão técnica, é ajudar as atletas para que elas melhorem e evoluam e que, como equipe, possamos vencer todos os desafios que nós temos pela frente”, conclui.

Com passagens por clubes de Brasil, Estados Unidos e Europa, Belli tem em seu currículo a Licença UEFA C para treinadores de futebol, obtida por meio da Federação Portuguesa de Futebol. Natural de Vinhedo-SP, cidade-sede do futebol feminino palmeirense, o técnico acumula experiência de mais de dez anos na função e é mestre em treino desportivo pela Universidade de Coimbra (Portugal).