Departamento de Comunicação

Ao ter marcado os primeiros dois gols do Palmeiras na vitória por 3 a 0 sobre o Cerro Porteño-PAR, fora de casa, nesta quarta (29), pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, Rony não só ajudou o time a sair com um ótimo resultado para o duelo de volta como, também, trouxe de quebra alguns maiúsculos recordes: o atual camisa 10 passa a ser, isoladamente, o maior artilheiro do Verdão em toda a história da Libertadores, com 16 gols. Ele chegou ainda à artilharia máxima do time pela temporada atual (16 gols em 2022, ao lado de Raphael Veiga), e ainda, com o resultado, o Palmeiras entrou para a lista dos times com mais vitórias seguidas na Libertadores em todos os tempos.

Antes de entrar em campo, Rony estava igualado na primeira posição em número de gols com Raphael Veiga na lista dos maiores artilheiros do Verdão em jogos de Libertadores em todos os tempos – ambos com 14 bolas na rede. O fato curioso é que, por duas décadas, o topo dessa lista jamais sofrera modificação, desde que o ex-meia e ídolo Alex, em 2001, chegou a 12 gols.

Mas a edição de 2022 da Libertadores marcou uma série de reviravoltas na liderança máxima deste ranking. Pela terceira rodada da fase de grupos, contra o Emelec-EQU, em Guayaquil (Equador), Rony fez um dos gols da vitória por 3 a 1 fora de casa e, com isso, ultrapassou Alex, com quem estava empatado (Rony vinha com 11 gols entre as Libertadores de 2020 e 2021, tendo marcado o seu 12º uma partida antes, quando estreou na edição pela segunda rodada do Continental 2022).

Entretanto, naquela ocasião, curiosamente o reinado de Rony durou apenas um jogo. Quando se isolou como artilheiro máximo da história do clube na Libertadores contra o Emelec-EQU, fora de casa, em 27 de abril, logo no jogo seguinte, Raphael Veiga, que estava na quarta posição da lista, com 11 gols, surpreendeu ao fazer um hat-trick na goleada por 5 a 0 contra o Independiente Petrolero-BOL, também fora de casa, e, de 11 gols, foi a 14 pelo Continental em um só jogo, deixando Rony (com 13) e também Alex (com 12) para trás. Ou seja: o topo de um ranking por duas décadas permaneceu intacto sofreu alteração por dois jogos seguidos nesta edição atual de Libertadores.

E as reviravoltas não acabaram por aí! Mais alguns jogos depois, o Top 1 da artilharia palmeirense em Libertadores voltou a sofrer mais uma alteração: foi no duelo anterior ao de hoje, na vitória sobre o Deportivo Táchira por 4 a 1, quando Rony fez um dos gols na goleada por 4 a 1 e voltou a igualar Veiga, chegando a 14 bolas na rede – na ocasião, Gustavo Scarpa fez os outros três gols do Verdão sobre o Táchira-VEN. E hoje, mais uma vez, Rony fez essa lista rodar, indo agora a 16 gols, se isolando na primeira posição, contra 14 de Veiga (vice-artilheiro) e 12 de Alex (atual terceiro colocado).

No geral da Libertadores, com esses 16 gols, Rony igualou outros jogadores que também atingiram esta mesma quantidade de bolas na rede pela competição. Deste eles, Pelé e Zico! Jardel é outro brasileiro que soma 16 gols no Continental. Já o maior artilheiro brasileiro em jogos de Libertadores é o atacante Luizão, com 29 gols, que vestiu a camisa do Palmeiras em 1996, enquanto o maior artilheiro geral da Libertadores é o equatoriano Alberto Spencer, com 54 bolas na rede (a maioria delas pelo Peñarol-URU) entre os anos 60 e 70.

RONY IGUALA VEIGA COMO ARTILHEIRO DO TIME NA TEMPORADA 2022

Outro fato curioso é que, ao balançar as redes duas vezes, Rony chegou a 16 gols pelo Verdão em 2022, passando a ser, ao lado do meia Raphael Veiga, o artilheiro do time na temporada – ou seja, não considerando os jogos válidos pelo Mundial de Clubes, disputados em 2022, mas que foram pela temporada de 2021.

Os 16 gols de Rony foram quatro pelo Paulista, sete pelo Brasileiro (atualmente artilheiro isolado do time na competição), e agora cinco pela Libertadores (vice-artilheiro do time na edição torneio, atrás de Veiga, com seis).

Já Veiga, marcou sete vezes pelo Paulista (sendo o artilheiro do time no Estadual), uma pela Copa do Brasil, uma na Recopa Sul-Americana, e seis vezes pela Libertadores (vice-artilheiro isolado do time no torneio, atrás de Rafael Navarro, com sete – sendo o artilheiro geral da competição). Com isso, o meia deixou sua marca em todas as competições possíveis disputadas pelo Verdão nesta temporada.

JOGADOR MAIS UTILIZADO EM 2022, RONY SOBE EM TOP 100 DE GOLS NA HISTÓRIA DO VERDÃO E EM TOP 10 DO SÉCULO

Rony vem acumulando ótimas marca sem 2022. Uma delas, a de ser o jogador mais utilizado por Abel Ferreira e sua comissão na atual temporada: foram 38 partidas disputadas de 42 possíveis, além de que, neste ano, nenhum outro jogador atuou tantas vezes em sequência na condição de titular quanto Rony: foram 14 jogos seguidos dentre os onze iniciais, marca essa encerrada duas partidas atrás, pois, contra o São Paulo, pela Copa do Brasil, no último jogo, essa larga série foi interrompida, já que o jogador, a princípio no banco de reservas, entrou no decorrer do duelo.

Mas independentemente de titularidade, o atacante vem de 23 jogos seguidos e esta é a maior série atual de jogos seguidos dentre o elenco palmeirense. O último jogo do qual o atleta não participou foi em 6 de abril, na goleada contra o Deportivo Táchira-VEN, por 4 a 0 fora de casa. Depois, esteve presente em campo em todas as partidas possíveis, a partir do dia 9 de abril, contra o Ceará, pela estreia do Brasileirão.

Além disso, com os dois gols na partida de hoje, Rony chegou à sua 39ª bola na rede pelo Alviverde e, com isso, o atacante, que já soma 138 jogos pelo clube desde que chegou em 2020, saltou da 83ª para a 76ª posição dos maiores artilheiros da história do clube; isso porque, com 37 gols, antes dividiam o ranking 83 com Rony os jogadores Alex Mineiro (atacante de 2008) e Cabeção (atacante dos anos 40); e com 38 gols, estavam na 80ª colocação três atletas: Moacir (anos 50), Viola (anos 90) e Diego Souza (no clube de 2008 a 2010).

E pelo fato de ter ido de 37 a 39 bolas na rede em uma só partida, Rony ultrapassou todos esses nomes, e, agora, divide a 76ª colocação do ranking geral de artilheiros palmeirenses com Aquiles (atacante dos anos 50), Euller (atacante dos anos 90), Kleber Gladiador (no Verdão em 2008 e, depois, de 2010 a 2011) e coincidentemente um companheiro do grupo atual: Gustavo Scarpa, com as mesmas 39 bolas na rede.

Se considerados os artilheiros palmeirenses apenas neste século, Rony ocupa a 6ª posição, ao lado de Gustavo Scarpa e de Kleber Gladiador – também com 39 gols. Acima deles nessa lista, estão apenas o chileno Valdivia (5º, com 41 gols); Vágner Love (4º, com 54 gols); Raphael Veiga (3º, com 61); Willian Bigode (2º, com 66); e Dudu (1º, com 81 gols). Diego Souza, com 38 gols, e Alex Mineiro, com 37, completam o Top 10, na nona e décima colocação, respectivamente.