Sampaio Corrêa x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação

Data/horário: 22/05/2019, 19h15 (de Brasília)
Transmissão: SporTV e Premiere
Local: Estádio Governador João Castelo – Cartelão (MA)

O Palmeiras realizou na manhã desta terça-feira (21), na Academia de Futebol, o último treino em São Paulo antes de verdadeira maratona de viagens e jogos. O Verdão seguirá no período da tarde para o Maranhão, onde enfrentará o Sampaio Corrêa (quarta), pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e irá direto para Brasília, local do duelo com o Botafogo (sábado), pelo Campeonato Brasileiro.

Se atuar contra o Sampaio Corrêa, o lateral-esquerdo Victor Luis completará 100 jogos com a camisa do Palmeiras. Oriundo das categorias de base do clube, o jogador soma 99 partidas atualmente e ostenta invencibilidade de 36 jogos consecutivos (26 vitórias e 10 empates). A última derrota aconteceu diante do Cruzeiro, dia 30 de maio de 2018.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Victor Luis pode completar 100 jogos com a camisa do Verdão nesta quarta-feira (22)

MELHOR DEFESA DO BRASIL
Com apenas oito gols sofridos na temporada 2019, o Palmeiras ostenta, com larga vantagem para o segundo colocado, a liderança do ranking de times que menos foram vazados no ano, considerando apenas os 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro. O Grêmio aparece na segunda posição, com 15, enquanto São Paulo (17), Avaí e Fortaleza (ambos 19) completam o top 5. 

COPA DO BRASIL: 150 JOGOS
O Palmeiras inicia sua caminhada na edição 2019 da Copa do Brasil com exatos 150 jogos na história da competição nacional – 84 vitórias, 37 empates e 29 derrotas. Curiosamente, o primeiro adversário do Verdão no torneio foi justamente o Sampaio Corrêa, em 1992 – mesmo rival desta quarta-feira (22). Naquele confronto, o Alviverde venceu a partida de ida por 1 a 0, no Maranhão, e liquidou a fatura ao vencer por 4 a 0 no Palestra Italia.

COPA DO BRASIL: 1º TÍTULO EM 1998
Em 1998, o Palmeiras, dirigido por Luiz Felipe Scolari, conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez na história. Naquela oportunidade, o Verdão superou CSA (fase preliminar), Ceará (1ª fase), Botafogo (oitavas de final), Sport (quartas de final), Santos (semifinal) e Cruzeiro (final). Foram 12 jogos na vitoriosa campanha, com seis vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. O Alviverde marcou 21 gols e foi vazado oito vezes – o artilheiro da equipe no torneio foi Paulo Nunes, com cinco gols. A conquista da Copa do Brasil 1998 fez o Palmeiras se classificar para a Libertadores do ano seguinte, que também terminou com título palestrino. 

COPA DO BRASIL: BICAMPEÃO EM 2012
Já a segunda conquista do clube na Copa do Brasil aconteceu em 2012, também com Luiz Felipe Scolari no banco de reservas. Os adversários foram Coruripe (fase preliminar), Horizonte (primeira fase), Paraná (oitavas de final), Atlético-PR (quartas de final), Grêmio (semifinal) e Coritiba (final). Foram 11 partidas, sendo oito triunfos e três empates – campeão invicto, portanto. O time verde e branco marcou 23 gols e sofreu apenas seis tentos. O artilheiro da equipe foi o argentino Barcos, com quatro bolas na rede ao longo da competição. 

COPA DO BRASIL: TRI EM 2015
O tricampeonato foi comandando por dois técnicos diferentes: Oswaldo de Oliveira, nas quatro primeiras partidas, e Marcelo Oliveira, que assumiu a partir do quinto jogo e dirigiu o time até o título. A vitoriosa campanha alviverde contou com duelos com Vitória da Conquista (1ª fase), Sampaio Corrêa (2ª fase), ASA (3ª fase), Cruzeiro (oitavas de final), Internacional (quartas de final), Fluminense (semifinal) e Santos (final). Foram 25 gols marcados e 14 sofridos – os artilheiros da equipe foram Cristaldo, Dudu, Gabriel Jesus e Barrios, todos com três gols. 

COPA DO BRASIL: ATLETAS DO PALMEIRAS NA COMPETIÇÃO
O goleiro Marcos é quem mais edições da Copa do Brasil disputou com a camisa do Palmeiras (nove no total e de forma consecutiva). O ex-volante Galeano, por sua vez, é o palestrino que mais vezes jogou (38), enquanto Velloso e o próprio Galeano são os que mais venceram – 22 triunfos. 

COPA DO BRASIL: RECORDE DE GOLS EM 1996
Em 1996, o Palmeiras estabeleceu seu recorde de gols em uma mesma edição da Copa do Brasil: foram 26 bolas na rede em nove partidas disputadas (média de 2,8 por jogo). No mesmo ano, o time venceu o Sergipe-SE, fora de casa, por 8 a 0 – o triunfo representa a maior goleada da equipe na história do torneio. Os tentos neste jogo foram anotados por Luizão (4), Djalminha (2), Cafu e Rivaldo. 

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Hyoran tem 50 jogos e 11 gols com a camisa do Palmeiras a camisa do HYORAN: 50 JOGOS E 35 PARTIDAS INVICTO
Autor do quarto gol do Palmeiras na vitória por 4 a 0 sobre o Santos, o meio-campista Hyoran completou 50 jogos com a camisa do clube. A marca, apesar de significativa, fica ainda mais relevante quando vista acompanhada do número de vitórias do jogador: são 34 vitórias, 10 empates e apenas seis derrotas desde que chegou ao Palestra Italia. O último revés, inclusive, aconteceu há quase um ano – foi no dia 30 de maio, contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro 2018. Desde então, o atleta acumula uma invencibilidade de 35 jogos consecutivos. 

DUDU: LÍDER DE ASSISTÊNCIAS
Responsável por três assistências na goleada por 4 a 0 sobre o Santos, o atacante Dudu se isolou na liderança do quesito no elenco palmeirense com nove passes para gol neste ano. Em 2018, ano do título brasileiro, Dudu terminou a temporada com 19, também na primeira colocação. Com 24 jogos em 2019, o dono da camisa 7 alviverde também lidera a lista de atletas do Verdão que mais atuaram na temporada. 

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL
Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma 229 vitórias, 126 empates e 110 derrotas no comando da equipe alviverde, em 465 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000. Pela Copa do Brasil, Scolari comandou o Palmeiras 47 vezes. Foram 27 vitórias, 13 empates e apenas sete derrotas. O treinador comandou a equipe nos títulos de 1998 e 2012. 

PALMEIRAS x SAMPAIO CORRÊA: RETROSPECTO GERAL
O Palmeiras já enfrentou o Sampaio Corrêa em sete oportunidades ao longo da história. Foram cinco vitórias palestrinas, um empate e uma derrota. O Maior Campeão do Brasil marcou 21 gols e foi vazado quatro vezes. 

PALMEIRAS x SAMPAIO CORRÊA: CONFRONTOS ANTERIORES PELA COPA DO BRASIL
O sorteio da Copa do Brasil 2019 garantiu o quarto encontro entre Palmeiras e Sampaio Corrêa na história do torneio nacional. Os outros foram em 1992 (classificação palmeirense na 1ª fase – 1 a 0 e 4 a 0), 2014 (classificação palmeirense na 2ª fase – 1 a 2 e 3 a 0) e 2015 (classificação palmeirense na 3ª fase – 1 a 1 e 5 a 1), sempre com o Verdão jogando a primeira partida fora de casa e decidindo o embate em seus domínios. 

PALMEIRAS x SAMPAIO CORRÊA: ÚLTIMO JOGO
O último encontro entre Palmeiras e Sampaio Corrêa aconteceu no dia 12 de maio de 2015, também pela Copa do Brasil. Após empatarem em 1 a 1, no Maranhão, os dois times se encontraram no Allianz Parque, valendo uma vaga na fase seguinte do torneio nacional. O Maior Campeão do Brasil venceu por 5 a 1, com gols marcados por Zé Roberto (2), Vitor Hugo, Cristaldo e Kelvin. Naquela oportunidade, a escalação foi Fernando Prass, Lucas, Wellington, Vitor Hugo e Egídio; Amaral (Robinho), Gabriel, Zé Roberto e Rafael Marques; Dudu (Leandro) e Cristaldo (Kelvin).

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Dudu é destaque do elenco palmeirense em assistências nesta temporada, com nove