Sem sustos, Verdão bate o Bragantino e está na próxima fase do Paulistão

Agência Palmeiras

Nesta noite de quinta-feira (27), o Palmeiras avançou às semifinais do Paulistão ao bater o Bragantino por 2 a 0. Os gols alviverdes foram marcados por Wesley e Alan Kardec, que chegou ao seu nono gol na competição e figura entre os artilheiros do campeonato.

Além dos goleadores da partida, outro fator a se destacar no jogo foi a zaga alviverde: com segurança, soube neutralizar os poucos ataques perigosos do adversário e dar tranquilidade ao goleiro Fernando Prass.

O próximo compromisso palestrino será o Ituano, em jogo único, neste domingo (30), em horário a definir pela Federação Paulista de Futebol. Pela segunda melhor campanha por pontos, o Verdão tem o privilégio de disputar a partida como mandante, que será no estádio do Pacaembu.

O jogo

O jogo começou truncado e quente, com a torcida apoiando o Verdão em cada toque de bola e com lances faltosos do adversário. Aos 4 minutos, em falta próxima a área, sofrida por Kardec, Bruno César cobrou perto da trave do goleiro Rafael Defendi. No ataque seguinte, após cruzamento do mesmo Bruno César, Kardec sobe mais alto que o goleiro do Bragantino e cabeceia na rede, pelo lado de fora.

No terceiro ataque seguido do Verdão, após escanteio pela esquerda, a zaga rebateu a bola e Leandro cometeu falta em Robertinho após dividir a bola. Nos quinze minutos iniciais da partida, os ataques alviverdes foram absolutos prendendo o Bragantino em seu campo de defesa. Aos 17, Wesley cobrou bola perigosa na área, mas o zagueiro Tássio afastou o perigo. Num lance isolado na lateral direita, Francesco fez falta em Wesley e tomou cartão amarelo.

As tentativas de ataque do visitante eram tímidas e não levavam perigo à retaguarda alviverde. Aos 20, o Verdão continuou a rondar a área bragantina: Bruno César, em chute de fora da área, levou perigo ao goleiro Rafael, que espalmou para escanteio. Na cobrança, Wesley alçou bola na pequena área. A bola bateu em Alexandre e sobrou para Alan Kardec, livre, marcar seu nono gol no Paulistão (Palmeiras 1×0 Bragantino).

Após estufar as redes adversárias, o Verdão continuou a pressionar o Bragantino no seu campo de defesa, gerando dificuldades na elaboração dos ataques adversários. Em uma das poucas chances da equipe adversária, Geandro cobrou escanteio na área palmeirense, mas Marcelo Oliveira, de cabeça, afastou o perigo.

No lance seguinte, em ataque bragantino pela direita, Marcelo Oliveira tomou cartão amarelo após falta em Tássio. Na cobrança dentro da área, a bola passou por toda a extensão da retaguarda alviverde, mas o adversário cometeu falta de ataque, dando bola ao Verdão. A equipe bragantina buscou equilibrar o jogo com toques rápidos e jogadas de velocidade pelo meio. Numa cobrança de falta, Tássio colocou a bola direto nas mãos do arqueiro palestrino. No lance seguinte, Francesco soltou a bomba de fora da área, mas Prass defendeu em dois tempos.

Aos 40 minutos de jogo, o jogo esfriou: o Verdão tentava lançar bolas de meio-campo na área adversária, mas não levava perigo. Cinco minutos depois, no último ataque do Verdão no primeiro tempo, Leandro tentou bola em profundidade para Valdivia, mas o zagueiro Guilherme interceptou o passe.

Já na segunda etapa, a equipe de Bragança veio com outra postura ofensiva, avançando o time em cima do Verdão. Em lance normal, Valdivia cometeu falta em Francesco e levou cartão amarelo. No lance seguinte, em outra infração pelo meio, a bola foi escorada por Léo Jaime e defendida por Fernando Prass.

Ao mesmo passo do primeiro tempo, os ataques adversários não levaram perigo à zaga alviverde. Já o primeiro ataque do Palmeiras foi fulminante: em jogada individual, Valdivia invadiu a área e chutou para a defesa de Rafael. No rebote, Kardec encheu o pé e, novamente, o arqueiro alvinegro fechou o canto e fez uma grande defesa, impedindo o segundo gol do Palmeiras.

Três minutos depois, o bombardeio alviverde era nítido: após um belo lençol em Robertinho, Marcelo Oliveira arriscou de longe e forçou o goleiro adversário a espalmar. No rebote, Kardec chutou pra fora. Em resposta, o Bragantino foi ao ataque pela lateral esquerda: após bate-rebate com Léo Jaime, a bola quase sobrou limpa para o zagueiro Yago, mas Lúcio afastou com um bico para frente.

E, de tanto pressionar, saiu o segundo gol alviverde: aos 17 minutos, após chute de Leandro, a bola sobrou para Kardec, que passou para Wesley estufar as redes alvinegras (Palmeiras 2×0 Bragantino).

Querendo mais, o Verdão continuou a pressionar o adversário: três minutos após o gol, Leandro soltou a bomba de fora da área para a defesa de Rafael em escanteio. Na cobrança, a bola foi afastada pela zaga bragantina. Em resposta ao ataque alviverde, após bate-rebate em frente à zaga alviverde, Gustavo acertou um belo chute no canto esquerdo de Fernando Prass, que fez uma grande defesa.

Aos 26 minutos, Bruno César deu lugar ao volante Eguren, cotado para proteger a frente da zaga alviverde. Cinco minutos depois, em jogo cadenciado e seguro, Valdivia trocou passes com Kardec próximo à área alvinegra, mas foi desarmado. Aos 32, Patrick Vieira substituiu de Leandro.Com o jogo na mão, aos 35 minutos, a torcida se mostrava alegre com gritos de “olé” nas arquibancadas.

Um minuto depois, Kleina colocou Vinicius no lugar de Wendel, que sentiu desconforto muscular. Com as modificações e toques de bola no campo adversário, o Palmeiras anulou as chances criadas pelo Bragantino e assegurou a classificação até o final, com os mais de quatro minutos de acréscimo dados pelo juiz.

Escalação: Prass; Wendel (Vinícius), Lúcio, Tiago Alves e Juninho; Marcelo Oliveira, Wesley, Valdivia e Bruno César (Eguren); Leandro (Patrick Vieira) e Alan Kardec.

Cartões amarelos: Bruno César, Marcelo Oliveira e Valdivia

Gols:

Palmeiras: Alan Kardec (21’ – 1º Tempo) e Wesley (17’ – 2º Tempo)