Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Por 1 a 1, Verdão empatou no Allianz Parque contra o Tricolor e garantiu a taça

A equipe Sub-15 do Palmeiras escreveu mais um capítulo vitorioso na história da base do clube e do Allianz Parque neste sábado (25). Com mais de 20 mil palmeirenses nas arquibancadas, o Verdão empatou com o São Paulo em 1 a 1 dentro de sua casa e ficou com o título do Campeonato Paulista da categoria pelo segundo ano consecutivo. Horas antes, o Sub-11 do clube também havia sido campeão, garantindo duas taças estaduais em um dia inesquecível.

>> Clique aqui e confira as fotos da partida

O Palmeiras teve a melhor campanha do Paulista Sub-15 desde a primeira rodada e o título coroa o grande trabalho realizado na temporada. No total do estadual, foram 27 vitórias, três empates e duas derrotas, com 122 gols marcados e somente 13 sofridos. Os dois artilheiros da competição foram palmeirenses: Gabriel Silva, com 27 gols, e Daniel, com 21 gols. Neste ano, o Sub-15 também venceu a Premier Cup, um dos principais torneios nacionais da categoria.

Com o bicampeonato, o Palmeiras tem agora sete taças do Campeonato Paulista Sub-15: 1957, 1959, 1960, 1965, 1985, 2016 e 2017. Na primeira partida da final, disputada no CT de Cotia, o Verdão jogou sem cinco atletas que defendiam a Seleção Brasileira Sub-15 no Sul-Americano, na Argentina, e empatou em 0 a 0. No Allianz Parque, o time foi completo e contou com o apoio da torcida desde o apito inicial para poder levantar a tão sonhada taça.

Devido às convocações do técnico Paulo Victor Gomes à Seleção Brasileira Sub-15 ao longo do ano, Lucas Andrade, treinador do Sub-14, comandou o time em boa parte da campanha. Na decisão, os dois estiveram presentes juntos no banco de reservas. “Foi uma maneira de compartilharmos. O título é do Sub-15 do Palmeiras e queríamos todo mundo celebrando da mesma forma, independentemente de quem fosse o treinador na final”, disse Lucas.

“Foram vários jogadores convocados à Seleção e isso fez que nos reinventássemos ao longo do ano. Esse grupo é muito maduro, não precisamos fazer nenhum trabalho específico pelo fato de jogarem no Allianz Parque, com torcida. É um marco para eles, sem dúvida”, completou.

O São Paulo abriu o placar aos seis minutos, mas nem teve chance de comemorar. No lance seguinte, o lateral Garcia anotou um golaço quase do meio do campo, pegando o goleiro são-paulino desprevenido. No segundo tempo, o Verdão seguiu com as melhores chances de gol e pressionou muito em busca da virada, mas o empate persistiu – por ter melhor campanha no geral, a equipe alviverde pôde soltar o grito de campeão e celebrar com a torcida.

O ano de 2017 é histórico para as categorias de base do Palmeiras: o clube chegou às finais do Paulistão com as cinco categorias juntas pela primeira vez, além de também decidir a Copa do Brasil Sub-17. Assim como o Sub-15, o Sub-11 jogou a decisão no Allianz Parque e foi campeão ao vencer o Santos por 1 a 0, horas antes. Pela manhã, o Sub-17 foi a Campinas-SP enfrentar a Ponte Preta e sagou-se vice-campeão estadual.

Ainda no sábado (25), o Sub-20 empatou em 1 a 1 com a Ponte Preta, em Americana-SP, pelo primeiro jogo da decisão. No domingo (26), é a vez do Sub-13 entrar em campo contra o Corinthians, às 10h30, no Parque São Jorge, em busca do título paulista (o Verdão venceu o primeiro jogo por 4 a 3 e tem a vantagem do empate). Na quinta-feira (30), às 17h, o Sub-17 decide a Copa do Brasil contra o Corinthians, no Pacaembu, após vencer o jogo de ida por 1 a 0 na arena do rival.

Palmeiras Sub-15: Bruno Carcaioli; Gustavo Garcia, Henri, Renan e Emerson; Fabinho, Hiago e Gabriel Silva (Ramon); Gabriel Veron, Gabriel Guirro (Vanderlan) e Daniel Melo (Ruan Ribeiro). Técnico: Lucas Andrade.

Confira a partida na íntegra pelas lentes da TV Palmeiras/FAM: