Sub-20 inicia treinos na Academia de Futebol e avança mais uma etapa na integração

Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação _ O técnico Marcos Valadares diz que a integração com o profissional é importante para os atletas da base se motivaremA equipe Sub-20 do Palmeiras deu início nesta terça-feira (19) a mais uma etapa do processo de integração total entre categorias de base e Profissional. O time Júnior, comandado pelo treinador Marcos Valadares, realizou seu treinamento na Academia de Futebol 1, uma hora antes da atividade da equipe principal, com intuito de ambientar os jovens atletas à rotina do Profissional. A atividade foi observada pelo técnico Oswaldo de Oliveira e os auxiliares Alberto Valentim e Fernando Miranda, além do gerente de futebol Cícero Souza.

A prática será repetida semanalmente e faz parte do projeto de transição adotado pelo Verdão ao longo do último ano. Além de possibilitar ao Profissional conhecer o elenco Sub-20 mais de perto, os jogadores também já começam a ter contato com vestiários, funcionários, imprensa e instalações do Palmeiras na Academia de Futebol 1. Normalmente, as categorias de base realizam seus treinamentos na Academia de Futebol 2, localizada em Guarulhos (SP).

“É fundamental esse intercâmbio no processo de formação. Essa aproximação trabalha a motivação dos atletas de um dia também estarem lá, sabendo que estão sendo observados mais de perto. Isso favorece no dia a dia para que eles acreditem mais e saibam que realmente o Profissional está mais próximo do que eles imaginam”, declarou Marcos Valadares.

Outras medidas de integração também foram adotadas e já fazem parte do dia a dia no Palmeiras, como as reuniões e encontros semanais entre as comissões técnicas e gerentes da base com o Profissional. O intercâmbio de atletas em treinamento por dez dias no time principal tem sido realizado desde janeiro, e terá uma nova etapa no fim de março. Além disso, o clube realiza um trabalho científico com padronização de números e valências a serem alcançadas.

“No Palmeiras temos integração total entre base e Profissional. Estamos consolidando quatro ideias básicas: administrativa, técnica, captação e transição. O treinador do Sub-20 tem portas abertas para assistir a jogos com a comissão do profissional, e a Academia de Futebol também está sempre aberta à base. Isso faz parte do processo de transição dos atletas mais novos, e os profissionais da base é que podem determinar quem está preparado”, disse Cícero Souza, gerente de futebol do Palmeiras.