Sub-20 termina o Brasileiro com os dois artilheiros e premia geração vencedora da base

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O título do Brasileiro Sub-20 premia uma geração vencedora e promissora de atletas formados na base do Palmeiras. Com a melhor campanha, o melhor ataque e a melhor defesa da competição, os garotos levantaram a taça inédita de forma incontestável no Allianz Parque. O Verdão ainda teve os dois artilheiros: Papagaio, com 12 gols, superando o recorde histórico de gols marcados e uma só edição do torneio, e Yan, que foi o vice-artilheiro com oito.

Fabio Menotti/Palmeiras _ Yan, com a camisa 11, e Papagaio, dono da número 9, marcaram na final

Os dois goleadores tiveram a companhia do polivalente Luan Cândido no ataque. Lateral-esquerdo nas convocações para a Seleção Brasileira Sub-20, o jogador atuou boa parte do campeonato na ponta esquerda e destacou-se pelos seis gols marcados – três deles na final –, seja com os pés ou no cabeceio. Aníbal, titular na decisão e autor de dois gols, Airton, Gabriel Barbosa, Guilherme Vieira, Wesley e Josué também foram importantes no setor, seja entrando no decorrer das partidas ou anotando gols decisivos.

No meio de campo, a dupla de volantes formada por Matheus Neris e Gabriel Menino mostrou entrosamento e bom desempenho, que inclusive renderam a Menino suas duas primeiras convocações da carreira à Seleção Brasileira Sub-20. Postados em frente à defesa ou com liberdade para chegar à frente, os dois dividiram o campo na maior parte do tempo e tiveram a companhia de Patrick de Lucca, que também começou vários jogos do Brasileiro Sub-20.

Do profissional do Palmeiras, o meia Vitinho foi reforço nas duas partidas decisão. O jovem habilidoso disputou as duas partidas da final e teve papel importante na armação das jogadas, dividindo o papel de garçom do time com Alan Guimarães. Outro jogador que já integra o elenco principal a participar da campanha do título foi o atacante Artur, que disputou uma das partidas do Verdão na segunda fase de grupos e, inclusive, anotou um gol no torneio.

As laterais foram formadas por Lucas Esteves, que fez a parceria com Luan Cândido pelo lado esquerdo, e Matheus Rocha na direita. A defesa também foi a menos vazada e teve a participação de Vitão, zagueiro da Seleção Sub-20, e Gabriel Furtado, volante de origem que passou a jogar na zaga do Sub-20 neste ano. Iago foi o zagueiro titular no jogo decisivo da final e em vários jogos das fases iniciais – outros defensores relacionados foram Willian e Helder.

O goleiro Anderson também atuou em todas as partidas da campanha do título e teve papel decisivo para garantir os bons números do setor defensivo. No banco de reservas, os goleiros Magrão e Matheus Teixeira se revezaram. Autor de dois gols, o meia Patrick de Paula foi mais um a participar de vários jogos e ajudar a equipe a conquistar pontos importantes nas fases de grupos. Marcus Meloni e Marcos Antônio também integraram o elenco nas partidas finais.  

O Sub-20 do clube é comandado pelo técnico Wesley Carvalho, que conquista seu terceiro título de expressão pela base alviverde. Contratado do Vitória em maio do ano passado, ele foi campeão paulista da categoria em 2017 e venceu também o Terborg Toernooi Sub-20 de 2018, na Holanda. Já conhecido pelo torcedor alviverde, ele comandou o time profissional na vitória por 3 a 0 sobre o Paraná, pelo Brasileirão, antes da chegada do técnico Luiz Felipe Scolari.