Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O título conquistado pelo Sub-20 do Palmeiras nesta quinta-feira (16) garantiu mais um feito histórico ao clube: o Verdão detém agora a “Tríplice Coroa” na principal categoria de base do país, sendo o atual campeão do Brasileiro Sub-20, do Paulista Sub-20 e da Copa do Brasil Sub-20. Com recordes quebrados e marcas inéditas atingidas nos últimos anos, o Maior Campeão do Brasil se consolida cada vez mais como uma das principais referências no trabalho de formação de atletas do futebol nacional.

Fabio Menotti/Palmeiras _ O Sub-20 alviverde detém a hegemonia da categoria no país

O ano de 2018 foi o mais vitorioso da história alviverde na base, com 23 títulos conquistados e 31 jogadores convocados por Seleções. Todas as equipes, do Sub-10 ao Sub-20, levantaram ao menos um troféu – a lista inclui taças de prestígio como o Mundial Sub-17, na Espanha, entre outros títulos no exterior.

Com a difícil missão de superar os próprios índices estabelecidos nas últimas temporadas, o Palmeiras já soma em 2019 um total de 14 títulos até o mês de maio. O momento especial é fruto do trabalho de sucesso na reestruturação e modernização das categorias de base do clube. Diversos setores foram reformulados e hoje realizam um trabalho de excelência, com captação especializada e núcleos técnico, administrativo, psicossocial e de saúde e performance. Os comandantes do Centro de Formação de Atletas do Verdão são Marcelo Dedeschi, diretor estatutário, e João Paulo Sampaio, coordenador geral.

“O Palmeiras está colhendo os frutos da profissionalização. O clube não era referência na formação de atletas e hoje estamos entre as melhores do Brasil na base. Quebramos recordes e agora o grande desafio é nos manter sempre entre os melhores. Não é fácil atingir os números que tivemos nos últimos anos em títulos, finais, convocações, viagens internacionais. Não é só o Sub-20, mas todas as categorias chegando e disputando títulos com muita qualidade e entrega”, afirma João Paulo Sampaio, que está no Palmeiras desde 2015.

Tríplice Coroa

O Verdão iniciou a “hegemonia” no Sub-20 com o título inédito do Campeonato Brasileiro Sub-20, conquistado no Allianz Parque no ano passado após golear o Vitória na final, diante de mais de 20 mil palmeirenses. Em novembro, o clube sagrou-se bicampeão estadual na categoria ao bater o Corinthians, na Arena Barueri. Nesta quinta-feira (16), a equipe alviverde superou o Cruzeiro nos pênaltis na final da Copa do Brasil Sub-20.