Palmeiras x Santos: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação

Data/horário: 18/05/2019, 19h00 (de Brasília)
Transmissão: TNT
Local: Estádio do Pacaembu (SP)

O Palmeiras realizou na tarde desta sexta-feira (17), na Academia de Futebol, o último treino antes de disputar o primeiro clássico paulista da edição 2019 do Campeonato Brasileiro, contra o Santos, no estádio do Pacaembu.

Integrante do elenco campeão do Brasileirão de 2018, o lateral-esquerdo Victor Luis marcou o gol da vitória na partida contra o Santos, de falta, na reta final da competição do ano passado. O jogo terminou 3 a 2. Neste sábado (18), o jogador pode alcançar a marca de 100 jogos com a camisa do Verdão – oriundo das categorias de base do clube, o jogador soma 99 embates.

Além disso, Victor Luis, assim como Hyoran, mantém incrível série invicta com a camisa do clube. Enquanto o lateral ostenta 36 jogos (26 vitórias e 10 empates) consecutivos sem atuar em uma derrota, o meio-campista soma 34 duelos (26 triunfos e 8 empates) seguidos sem saber o que é perder pelo Verdão.

CAMPEONATO BRASILEIRO: RECORDE DE INVENCIBILIDADE

A vitória sobre o Atlético-MG, no último domingo (12), fez o Palmeiras estabelecer novo recorde de invencibilidade do clube na história do Campeonato Brasileiro – são, agora, 27 jogos sem derrotas. Foram 20 vitórias e sete empates no período. A marca anterior pertencia ao time da Segunda Academia, que ficou 26 partidas sem sofrer revés no Nacional entre 1972 e 1973.

CAMPEONATO BRASILEIRO: MARCAS IMPORTANTES

Após quatro rodadas, o Palmeiras ostenta o melhor ataque do Campeonato Brasileiro, com oito gols marcados, e a melhor defesa, com apenas um gol sofrido, além de fazer parte do seleto grupo de clubes invictos até aqui: além do Verdão, Santos e São Paulo ainda não perderam.

LUAN E GUSTAVO GÓMEZ: DUPLA SEM SOFRER GOLS HÁ 748 MINUTOS

Os zagueiros Gustavo Gómez e Luan vivem ótima fase com a camisa do Palmeiras. Ao vencer o Galo por 2 a 0 fora de casa no último domingo (12), o Palmeiras passou mais um jogo sem ser vazado, alcançando a marca de oito partidas completas consecutivas sem sofrer gol no retrospecto geral (sem distinção de competição ou estádio); um total de 832 minutos sem os acréscimos – foram 748 minutos referentes aos últimos oito duelos (já descontando o tempo que Luan saiu sentindo dores contra o Santos, pela 8ª rodada do Paulista) e outros 84 correspondentes aos minutos restantes do derby, pelo Paulista, quando o time foi vazado aos seis minutos daquele clássico com esta dupla de zaga em campo.

DUDU: MARCAS INDIVIDUAIS

O atacante Dudu, além de ser o jogador que mais entrou em campo em 2019, participando de 23 das 26 partidas possíveis, de forma isolada, também é o recordista em minutos no ano, de forma isolada, com 2000 ao todo, somando todas as competições. Além disso, com seu último gol marcado pelo clube, diante do Junior Barranquilla-COL, Dudu se isolou ainda mais na artilharia dentre os palmeirenses com mais gols no Século XXI: são 58 tentos, quatro a mais que Vágner Love, segundo colocado, com 54. Os 58 gols de Dudu lhe colocam na 40ª posição dentre os maiores artilheiros palmeirenses em todos os tempos, ao lado de Gino Imparato e Rinaldo.

DUDU: ARTILHEIRO DOS CLÁSSICOS

Dentre os jogadores do atual elenco, Dudu é o maior artilheiro do Palmeiras em clássicos, considerando jogos contra os rivais Corinthians, Santos e São Paulo. São, ao todo, nove gols marcados: dois diante do Corinthians, três sobre o Tricolor e outros quatro ante o Alvinegro Praiano, que, aliás, é a maior vítima do camisa 7 em duelos contra os grandes de SP. 

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL

Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma 228 vitórias, 126 empates e 110 derrotas no comando da equipe alviverde, em 464 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000.

LUIZ FELIPE SCOLARI: ENCONTRO COM JORGE SAMPAOLI

Técnicos experientes e com disputa de Copa do Mundo no currículo, Luiz Felipe Scolari e Jorge Sampaoli voltam a se enfrentar neste sábado (18), no estádio do Pacaembu, comandando, respectivamente, Palmeiras e Santos, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019. Pelos times, se encontraram no duelo do Paulista deste ano, que terminou 0 a 0, no Allianz Parque. Antes disso, entre abril de 2013 e junho de 2014, os treinadores se enfrentaram em três oportunidades nos confrontos entre Brasil e Chile: foram dois empates e uma vitória de Felipão (dois amistosos em 2013 e um duelo pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014, quando a Seleção Brasileira avançou nos pênaltis),

LUIZ FELIPE SCOLARI: RECORDISTA DE JOGOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Após a vitória sobre o Atlético-MG, no último domingo (12), Felipão se isolou ainda mais como o técnico palmeirense que por mais vezes comandou o time pelo torneio nacional: atualmente possui 191 duelos válidos no certame. Vale lembrar que o treinador gaúcho também é o técnico com mais resultados positivos na competição nacional em todos os tempos (80 vitórias, quatro a mais do que Vanderlei Luxemburgo, com 76, segundo colocado da lista).

ESTÁDIO DO PACAEMBU: RETROSPECTO GERAL

O retrospecto de partidas do Palmeiras no estádio do Pacaembu é de 1130 jogos, sendo 577 vitórias, 303 empates e 250 derrotas. Nas últimas 20 partidas no local, o Verdão venceu 16 vezes, empatou duas vezes e foi derrotado em apenas outras duas oportunidades. Atualmente, o clube ostenta uma série de sete triunfos seguidos no campo municipal – Bahia (1×0) , Cruzeiro (3×1), Grêmio (2×0), Ceará (2×1), Bragantino (2×0), São Paulo (1×0) e Grêmio Novorizontino (5×0). Foram 16 gols marcados e dois sofridos nesta sequência.

ESTÁDIO DO PACAEMBU: MAIOR CAMPEÃO DA HISTÓRIA

Além disso, conquistas não faltam no estádio municipal: o Verdão ostenta ainda o posto de maior campeão da história do Pacaembu – são 26 títulos no local. Dentre as principais glórias nele obtidas, estão os Brasileiros de 1960 (Taça Brasil), 1967 (Robertão) e de 1994; e os Paulistas de 1940, 1942, 1944, 1950, 1959, 1963 e 1972. O triunfo mais recente aconteceu em 2014, quando o Verdão venceu a Fiorentina por 2 a 1 – gols de Victor Luis e Leandro – e faturou o Troféu Julinho Botelho/Copa Euroamericana.

PALMEIRAS x SANTOS: RETROSPECTO GERAL

Considerando todos os confrontos da história entre Palmeiras e Santos, a vantagem é palestrina. Nos 334 embates disputados, a contagem registra 140 vitórias do Maior Campeão do Brasil, 89 empates e 105 reveses sofridos. O Alviverde marcou, ao todo, 560 gols e foi vazado em 473 oportunidades. 

PALMEIRAS x SANTOS: SEGUNDO JOGO MAIS FREQUENTE DA HISTÓRIA

O Santos é a segunda equipe que o Palmeiras mais enfrentou em toda a sua história: foram 334 jogos – neste quesito, o clássico Palmeiras x Santos só fica atrás de Palmeiras x Corinthians, pois o Derby foi disputado em 370 ocasiões. Apesar de ter disputado mais jogos contra o Corinthians, curiosamente, o Alvinegro Praiano é o time que o Verdão mais venceu e mais fez gols em toda sua existência (são, ao todo, 140 triunfos e 560 gols marcados).

PALMEIRAS x SANTOS: LÍDER CONTRA VICE-LÍDER

Se na última rodada a partida entre Palmeiras e Atlético-MG marcou o duelo entre líder, até então o time mineiro, e vice-líder, o cenário irá se repetir na 5ª rodada do Brasileirão, mas, desta vez, com o Alviverde na primeira colocação da competição, enquanto o Santos, rival deste sábado (18), aparece em segundo lugar. Os dois times possuem 10 pontos, mas o Maior Campeão do Brasil leva vantagem nos critérios de desempate.