Departamento de Comunicação

Três arqueiros do Palmeiras disputam a partir desta quarta-feira (03) o Campeonato Brasileiro Outdoor Master, que será realizado pelo terceiro ano consecutivo no Complexo Esportivo do Mineirinho, em Belo Horizonte (MG). O clube tem um bom histórico no torneio e chegará forte para disputar medalhas na categoria Composto Masculino, com os atletas Magdiel Santos, Ivando da Silva e Vilson Tonão.

Esta será a primeira vez que o Verdão formará uma equipe com arco composto no torneio, graças à troca de arco de Magdiel no fim da temporada passada e à chegada de Vilson à classe Master. Matematicamente, o Alviverde já tem uma medalha garantida por equipes, visto que só há outros dois trios inscritos, do arquirrival Círculo Militar de São Paulo e do Pampulha Iate Clube, que atira em casa.

Portanto, o trio que se classificar na primeira colocação automaticamente estará na final. Os outros dois disputarão a semifinal. A classificação das equipes se dá pela soma dos resultados individuais dos atletas no ranking. A última vez em que o Palmeiras participou do torneio com equipes foi em 2015, em Curitiba (PR), quando se sagrou campeão do arco recurvo, com Magdiel, Décio Valente e Wladimir Junior. Naquela ocasião, Magdiel ainda pegou a prata individual e Wladimir, o bronze. O mesmo conjunto participou no ano seguinte, mas não havia trio adversário.

Magdiel disputará pela primeira vez com o arco composto e está confiante. “Estamos com boas expectativas para a competição, mesmo com o nível tendo aumentado bastante”, afirmou o palmeirense, que também marcou presença em 2017 e em 2018, chegando até as quartas de final do recurvo.

Quem também está de volta ao torneio é Ivando, que conquistou o bronze do Composto Masculino em 2016, na edição realizada em Campinas (SP). “Estou bem animado, treinei bastante, tanto combate individual como por equipe. Espero estar num dia bom e conseguir fazer o que sei”, comentou o atleta, que já há anos é um dos principais do Brasil na categoria e até poucos meses era o detentor do recorde nacional Master.

Por sua vez, Vilson traz todo o seu histórico de títulos paulistas e brasileiros na classe Composto Masculino Adulto. Foram diversas conquistas, sobretudo por equipes, que o mantiveram no topo dos atletas do país. Agora em 2019 ele passou a atirar como Master e chega como um nome de peso para o campeonato. “Estou treinando e preparado para a competição, com foco para que dê tudo certo na sexta-feira”, disse o palestrino.

Sexta-feira (05) realmente será um dia decisivo. Todos os arqueiros realizarão o ranqueamento, que consistirá em 72 disparos a 50 metros de distância (na categoria dos palmeirenses), podendo atingir até 720 pontos. Em seguida, haverá os combates eliminatórios individuais e por equipes até a disputa do bronze. Os certames pelo ouro ocorrerão no sábado (06). Antes, porém, haverá os treinos livres, nesta quarta (03), e treinos oficiais, na quinta (04).

Magdiel, Ivando e Vilson terão 12 oponentes pela frente, de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. A classe Composto Masculino é que tem mais inscritos neste Brasileiro. No total, serão 34 atletas em quatro categorias.

Ainda neste sábado, outros palestrinos estarão em campo para a disputa da 7ª etapa do Paulista Outdoor, que ocorrerá na Vila Olímpica Mario Covas, em São Paulo (SP).