Departamento de Comunicação

Divulgação_O trio do Palmeiras venceu o Pampulha na final por equipesO Palmeiras foi implacável no Campeonato Brasileiro Outdoor Master de Tiro com Arco. Os arqueiros Ivando da Silva, Magdiel Santos e Vilson Tonão se sagraram campeões por equipes, faturaram a prata e o bronze no individual, com a presença dos três nas finais, e ainda tiveram um ouro nas duplas mistas. O torneio foi realizado entre quarta-feira (03) e sábado (06), no Complexo Esportivo do Mineirinho, em Belo Horizonte-MG.

O desempenho já começou alto no classificatório, realizado na manhã de sexta-feira (05). Todos atiraram 72 flechas a 50 metros de distância, no caso da categoria Composto Masculino. Entre os 13 arqueiros presentes, Ivando foi o 2º melhor ranqueado, com 659 pontos. Magdiel ficou em 4º, com 656, e Vilson, em 6º, com 650. Por equipes, em que se soma as pontuações individuais, o trio palestrino fechou em 1º e se classificou direto para a final.

Ainda no mesmo dia houve os combates individuais (15 disparos por atleta, em cinco séries de 3) até as semifinais. Nas oitavas de final, Magdiel derrotou Haroldo Moreno, do Círculo Militar de São Paulo, por 123 a 71, e Vilson passou por Ricardo Macedo, do Pampulha Iate Clube, por 139 a 102.

Em seguida, nas quartas, novos triunfos alviverdes. Placares de 137 a 134 para Magdiel sobre José Xavier, do Pampulha; 141 a 123 para Vilson ante Marcelo Pereira, do Círculo Militar, sendo que a pontuação do palmeirense foi a melhor de todos os combates; 135 a 131 para Ivando, que havia passado diretamente, contra Rui Teshima, do Alta.

A semifinal foi especial. Vilson e Ivando se encontraram e ambos terminaram empatados em 129 a 129. Então, foram para o shoot off, ou flecha de morte, e Vilson levou a melhor nos detalhes, por 9 a 8. Do outro lado, Magdiel foi superado por Edson Umisedo, do Clube Esperia, por 132 a 128.

E o sábado (06) continuou com ótimo nível. Os trio palestrino conquistou o título por equipes ao bater de virada o Pampulha, por 211 a 207. “Foi muito além das nossas expectativas, mas atiramos muito bem, tivemos controle dos combates mesmo quando não estávamos à frente. Por equipes saímos perdendo feio, 57 a 50, dos 60 possíveis, mas mantivemos nosso ritmo e viramos. Ouro!”, comemorou Magdiel, que disputou o torneio pela primeira vez com o arco composto.

No individual, outro grande confronto verde e branco, dessa vez pelo bronze. Magdiel pegou a medalha ao superar Ivando por 135 a 129. Na grande final, Vilson conquistou a prata após o placar terminar em 136 a 133 para Edson, do Esperia. “Foi tudo muito legal, mas também muito difícil porque o nível estava alto e equilibrado. Fizemos um passo de cada vez, e o resultado veio”, disse Vilson, que disputou o torneio pela primeira vez, com um grande histórico de títulos na categoria Adulto.

Bronze individual em 2016, sua última participação, Ivando também comemorou os resultados. “Eu estava bem tranquilo no combate por equipe e tive um bom desempenho. Já no individual eu esperava um desempenho melhor, mas fiquei um pouco nervoso no princípio e acabei fazendo menos do que deveria. Mas fomos muito bem no geral!”, afirmou o arqueiro.

E as conquistas não pararam por aí. Houve ainda uma disputa de Composto por Duplas Mistas, em que atletas de ambos os sexos, de diferentes equipes ou não, competiram juntos. Magdiel fez dupla com Marina Lemos, do Acamp, e ambos faturaram o ouro. Em 2015, quando atirava com o arco recurvo, o atleta teve um ouro por equipe e uma prata individual.

Divulgação_A competição foi disputada no Complexo Esportivo do Mineirinho, em Belo Horizonte-MG

No Paulista Outdoor, palmeirenses também honram a camisa

Outros três arqueiros do Palmeiras disputaram no sábado (06) a 7ª etapa do Paulista Outdoor, na Vila Olímpica Mário Covas, em São Paulo-SP. Na categoria Composto Masculino Adulto, Rogerio de Lima, conhecido como Zero, ficou em 1º lugar, com 682 pontos; Fabio Tassinari terminou em 4º, com 652, e Luiz Paulo, o LP, foi o 7º, com 638.