Departamento de Comunicação

Com o gol de penal que abriu caminho para a vitória palmeirense de virada por 3 a 1 sobre o Grêmio na tarde deste domingo (31) – dois gols de Veiga, sendo o primeiro de penal, e um de Breno Lopes -, na Arena Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, o meia Raphael Veiga segue sem jamais ter perdido pênalti pelo clube, seja no tempo regulamentar ou em disputas eliminatórias: foram 15 cobranças com a de hoje, sendo 13 convertidas durante os 90 minutos de jogo e duas convertidas em decisões por penalidades máximas. Antes dessa, última cobrança convertida havia acontecido no duelo contra o Internacional, na vitória por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro no Allianz Parque.

Vale destacar um dado positivo de Raphael Veiga especificamente no que tange aos jogos contra o Grêmio: nos últimos quatro encontros com o time gaúcho, o meia palmeirense deixou sua marca. Em 20/09/2020, fez o gol do empate por 1 a 1 na Arena Grêmio; em 15/01/2021, também pontuou no empate por 1 a 1 entre as equipes, desta vez no Allianz Parque (pela edição de 2020 do Nacional); em 07/07/2021, primeiro turno da atual edição do Brasileirão, marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 0 em casa sobre o Grêmio – o outro foi de Gabriel Menino. Desta forma, com os dois gols desta tarde na vitória de virada por 3 a 1 em Porto Alegre, ele chega à marca de quatro jogos seguidos pelo Brasileiro marcando gol em todos eles contra o Grêmio.

Além disso, o meia Raphael Veiga ampliou seu saldo como artilheiro do time na temporada 2021, chegando agora a 15 gols, contra 10 dos atacantes Willian e Rony. E pelo Campeonato Brasileiro ele segue ainda mais isolado na primeira colocação: chegou, hoje, a oito gols, superando os seis de Breno Lopes (marcou o sexto também neste duelo).

HISTÓRICO DE GOLS

A boa fase de Raphael Veiga no Verdão não é novidade. Na temporada passada, por exemplo, ele foi vice-artilheiro do Palmeiras, com 18 gols, ao lado de Willian e atrás apenas de Luiz Adriano (20). Levando em conta só o Brasileirão 2020, ele foi o artilheiro do time, com 11 gols, seguido por Luiz Adriano (10).

Além disso, ele está marcado na história do Palmeiras por ter sido titular nas finais da Libertadores e da Copa do Brasil e por ter sido um dos três palmeirenses a fazer gols em todas as competições regulares disputadas em 2020, ao lado de Luiz Adriano e Gustavo Gómez. Na Copa do Brasil conquistada pelo Palmeiras, inclusive, Veiga foi o único jogador presente em todas as partidas do time na Copa do Brasil 2020, o principal artilheiro do time na competição (quatro gols) e ainda o garçom da equipe no torneio (duas assistências, uma em cada partida das finais), além de ter sido eleito pela CBF o craque da competição.

O ano de 2020, inclusive, entrou para a história do jogador como a temporada mais artilheira de sua carreira: foram 18 gols em 2020 (em 58 jogos), contra nove que havia feito (em 48 jogos) pelo Athletico-PR em 2018.

HISTÓRICO COMO PROFISSIONAL

Profissionalizado no futebol em 2016, pelo Coritiba, marcou três gols em 24 jogos em sua primeira temporada no Coxa. Em 2017, seu primeiro ano no Palmeiras (seu clube de coração), fez dois gols em 22 partidas (à época, muitos meio-campistas experientes não possibilitaram que o jogador tivesse sequência). Emprestado ao Athletico-PR em 2018, quando foi campeão da Copa Sul-Americana, fez 48 jogos e nove gols (até então sua temporada mais artilheira, superada hoje); em 2019, voltou de empréstimo na temporada 2020, pela qual jogou 58 vezes pelo Verdão, marcando 18; na temporada atual, soma 46 partidas e 15 bolas na rede.

Ao todo, no Palmeiras, somando a passagem de 2017 e desde 2019, são 156 jogos (84 vitórias, 37 empates e 35 derrotas), com 39 gols marcados e 12 assistências concedidas, além dos títulos da Florida Cup, Paulista, Libertadores e Copa do Brasil – todos em 2020.