Departamento de Comunicação

O Palmeiras é o time da virada. O canto entoado pela torcida alviverde nas arquibancadas nunca fez tanto sentido, pois, em 2021, o Verdão chegou à quinta vitória de virada (a segunda seguida de virada), por 3 a 1, na Arena Grêmio, neste domingo (31), ao sair atrás do marcador em Porto Alegre com gol de Diego Souza para o Grêmio aos 15 minutos de bola rolando; faltando poucos minutos para o fim da primeira etapa, porém, o enredo da partida teve uma mudança drástica: Marcos Rocha foi derrubado por Thiago Santos e, aos 45 ainda da etapa inicial, Raphael Veiga, deixou tudo igual; Veiga ainda ampliou nos acréscimos, aos 49, com um belo chute de fora da área. Nos acréscimos do segundo tempo, Breno Lopes confirmou a vitória palmeirense por 3 a 1 – isso após um susto: o Grêmio chegou a marcar com Elias, mas o tento foi justamente anulado por impedimento, com o auxílio do VAR.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com o resultado, o Verdão chegou a quatro vitórias seguidas no retrospecto geral: Internacional (1×0 em casa), Ceará (2×1 fora de casa), Sport (2×1 em casa) e, agora, Grêmio (3 a 1). Esta, aliás, foi a quinta vitória de virada do Verdão na temporada 2021 (a segunda seguida): as outras foram na rodada anterior, sobre o Sport, em casa (gols de Luiz Adriank e Felipe Melo); em 23 de abril, virou sobre o Guarani, pelo Campeonato Paulista (2 a 1, com gols de Mateus Ludke, contra, e Willian Bigode), no Brinco de Ouro da Princesa; em 20 de junho, pelo Brasileiro, havia revertido sobre o América-MG (2 a 1, ambos os gols de Willian Bigode), no Allianz Parque; e em 27 de junho, novamente pelo Brasileiro, o time obteve sua primeira vitória de virada da temporada, contra o Bahia (3 a 2, após sair na frente com gol de falta de Scarpa, sofrer virada para 2 a 1, mas, em seguida, virar outra vez com Raphael Veiga e Breno Lopes), no Allianz Parque.

Com o gol de penal que garantiu a vitória palmeirense por 3 a 1 sobre o Grêmio nesta tarde, o meia Raphael Veiga segue sem jamais ter perdido pênalti pelo clube, seja no tempo regulamentar ou em disputas eliminatórias: foram 15 cobranças, sendo 13 convertidas durante os 90 minutos de jogo e duas convertidas em decisões por penalidades máximas. Antes dessa, última cobrança convertida havia acontecido no duelo contra o Internacional, na vitória por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro no Allianz Parque.

No retrospecto geral, o Palmeiras foi superado pelo Grêmio pela última vez em 2019, no returno do Brasileirão daquele ano. Desde então, as equipes se cruzaram seis vezes e foram dois empates, ambos por 1 a 1 pelo Brasileiro 2020, e quatro vitórias do Verdão, nos três quatro duelos mais recentes, já com o desta tarde (jogo de ida e volta da final da Copa do Brasil, por 1 a 0 e 2 a 0, respectivamente, e pelo primeiro turno do Brasileiro deste ano, no Allianz Parque, por 2 a 0 – gols de Raphael Veiga e Gabriel Menino, e o da rodada de hoje).

O triunfo da rodada também reforçou tabu positivo do Verdão contra times gaúchos. Desde que começou o ano de 2021, o Verdão não foi mais derrotado por equipes do estado do Rio Grande do Sul: foram nove duelos invictos já com o desta rodada, sendo sete vitórias (Grêmio, quatro vezes, Internacional, duas vezes, e Juventude, uma vez) e dois empates (Grêmio e Juventude), com um total de 16 gols marcados no período contra quatro que sofreu.

O Verdão também defendeu invencibilidade contra o Grêmio como visitante desde 2016, pois o último revés como visitante para o Tricolor aconteceu pela Copa do Brasil daquele ano. Desde então, foram sete jogos disputados contra o rival da vez em território gaúcho, com cinco vitórias e dois empates (12 gols marcados e quatro sofridos no período). Antes desse, o jogo mais recente como visitante havia sido em fevereiro deste ano, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil de 2020 – o Verdão saiu vitorioso por 1 a 0, com gol de Gustavo Gómez e, no jogo de volta em casa, ganhou o troféu de campeão vencendo o Grêmio por 2 a 0 com gols de Wesley e Gabriel Menino.

Além disso, especificamente na Arena Grêmio, inaugurada em 2012, o Verdão ampliou ainda mais seus números positivos contra o time o time gaúcho na própria casa do rival: dos agora dez confrontos contra o Tricolor no local, foram cinco vitórias palmeirenses, três empates e dois triunfos gremistas (o Alviverde marcou 12 gols e sofreu oito). Já pelo Brasileiro, na Arena, o Alviverde foi superado uma única vez (no primeiro confronto), somando três vitórias e três empates desde então – portanto, ostenta série invicta de agora seis jogos contra o Grêmio em sua própria casa pelo Nacional.

Considerando todos os confrontos entre Grêmio e Palmeiras, as equipes protagonizaram o embate de número 103 da história. Ao todo, foram 45 vitórias do Palmeiras, 37 empates e 21 triunfos gremistas, sendo que o Verdão marcou 149 gols e sofreu 105 – ou seja, na história o Verdão leva ampla vantagem, com mais do que o dobro de vitórias em relação ao Tricolor Gaúcho. Só nesta década, são 28 jogos, 13 vitórias palmeirenses, dez empates, cinco vitórias gremistas, com 37 gols feitos pelo Verdão e 23 marcados pelo rival da vez.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Felipe Melo, Zé Rafael (Danilo, 31/2ºT), Gustavo Scarpa (Wesley, 22/2ºT) e Raphael Veiga (Breno Lopes, 38/2ºT); Dudu (Luiz Adriano, 38/2ºT) e Rony (Danilo Barbosa, 38/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Diego Souza (11’/1ºT) (0-1); Raphael Veiga (45’/1ºT) (1-1); Raphael Veiga (50’/1ºT) (1-2) e Breno Lopes (49’/2ºT) (1-3)

Cartões amarelos (SEP): Felipe Melo e Luan; João Martins (auxiliar-técnico)