Departamento de Comunicação

Willian foi o autor do segundo gol palmeirense (Cesar Greco/Divulgação)

Em uma tarde de rodada dupla na cidade de Orlando, nos Estados Unidos, o Palmeiras venceu os americanos do New York City por 2 a 1 neste sábado (18) e se sagrou campeão da Florida Cup 2020 após o Corinthians perder para o Atletico Nacional-COL, também por 2 a 1, no jogo seguinte.

Com os resultados, o Verdão somou cinco pontos na competição, pois havia vencido o Atletico Nacional-COL nos pênaltis na estreia (triunfo nos penais dava um ponto a mais ao vencedor). Já o Corinthians, que havia batido o NY City na primeira rodada, ficou com três, atrás dos colombianos do Nacional, que terminaram com quatro.

O triunfo alviverde veio de virada. Após um bom início de primeiro tempo, a equipe acabou castigada com um gol a poucos segundos do intervalo. Mas, na segunda etapa, os comandados de Vanderlei Luxemburgo se impuseram em campo e chegaram às redes com Lucas Lima e Willian.

No primeiro gol, Lucas Lima recebeu passe pela esquerda, perto do bico da grande área, e levantou a bola em direção à meta. A pelota atravessou os defensores adversários e, após passar por Willian – que ainda tentou desviar –, foi direto para o gol. (Palmeiras 1×1 New York City).

Veja quem foram os outros autores do primeiro gol da temporada desde 2001.

O segundo começou com Zé Rafael, que apertou a saída de bola e ocasionou o erro da zaga do time americano. Depois de prensar com o zagueiro, o camisa 8 aproveitou o quique da bola e deu assistência de cabeça para Willian: o atacante vinha acompanhando a jogada na velocidade, matou a bola e chutou com força, de pé direito, cirúrgico no ataque. (Palmeiras 2×1 New York City).

Com o gol, Willian chegou a 39 bolas na rede com a camisa do Verdão e subiu para a quarta colocação noi ranking dos artilheiros palmeirenses no século XXI.

Zé Rafael, por sua vez, concedeu o primeiro passe direto a gol da temporada alviverde. Em 2019, o meio-campista somou três assistências no total – o líder da equipe no quesito foi Dudu, com 18.

A nota triste ficou por conta do volante Bruno Henrique, que sentiu dores na virilha e precisou ser substituído logo nos movimentos iniciais da partida (em seu lugar, entrou Ramires).

ÚLTIMO TÍTULO AMISTOSO HAVIA SIDO EM 1997

O último torneio amistoso conquistado pelo Palmeiras em outro continente havia sido o Naranja, em 1997, na cidade de Valência (Espanha) – o título veio após vitória sobre o Flamengo por 2 a 0. Da vez anterior em que esteve nos Estados Unidos, ainda em 1997, o Verdão também não passou em branco, trazendo na bagagem o troféu da Taça da Amizade, conquistada contra o New England Revolution-EUA – triunfo por 1 a 0, com gol de Euller (com o jogo de hoje, o Palmeiras chegou a quatro partidas no país norte-americano na história: 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota).

Vale lembrar que, nos anos seguintes, em 1998 e 1999, ganhou dois importantes títulos internacionais: a Copa Mercosul e a Copa Libertadores, respectivamente.

Já a participação mais recente do Palmeiras em um torneio amistoso internacional como a Florida Cup havia sido no início da temporada de 2016, em Montevidéu, quando participou da Copa Antel. Na ocasião, o Alviverde ficou com o vice-campeonato após superar o Club Libertad-PAR e empatar sem gols com o anfitrião Nacional-URU na decisão (foi superado nos penais por 4 a 3).

LUXEMBURGO CHEGA A 17 TAÇAS PELO VERDÃO

O técnico Vanderlei Luxemburgo já tem no currículo uma coleção de conquistas amistosas pelo Palmeiras. No total são dez, sendo cinco de torneios (Copa Brasil-Itália 1994, na Itália, Torneio Lev Yashin 1994, na Rússia, Copa Euro América 1996, em Fortaleza-CE, Copa da China 1996, na China, e, agora, a Florida Cup 2020, nos Estados Unidos) e outros cinco de jogos únicos (Taça Reggiana 1993, na Itália, Taça Nagoya 1994, no Japão, e as Taça Jihan, Taça Xangai e Taça Pequim, todas em 1996, na China.

Somando também os títulos de expressão, são 17 taças:  além dos dez troféus de caráter amistoso, contabiliza-se o bicampeonato brasileiro (1993 e 1994), os quatro campeonatos paulistas (1993, 1994, 1996 e 2008) e um torneio Rio-São Paulo (1993).

Gabriel Menino teve primeira chance como titular (Cesar Greco/Divulgação)

GABRIEL MENINO TITULAR PELA PRIMEIRA VEZ

A principal novidade no time titular foi o volante Gabriel Menino. Se na partida contra o Atlético Nacional-COL o técnico Vanderlei Luxemburgo escalou o também volante Patrick de Paula para sair jogando, desta vez foi o camisa 48 quem recebeu a chance.

O garoto aproveitou bem a oportunidade, mostrando personalidade, chegando firme na marcação e se aventurando com sucesso ao ataque – inclusive concedendo uma assistência para finalização de Dudu.

Patrick entrou no decorrer do segundo tempo, assim como outras #criasdaacademia: os atacantes Gabriel Veron e Wesley, o meia Alan e o zagueiro Pedrão (que não havia entrado diante dos colombianos na estreia).

O lateral-esquerdo Lucas Esteves e o goleiro Vinícius não entraram (a exemplo do que ocorreu na primeira partida), assim como o zagueiro Emerson Santos.

Outra novidade foi a presença do lateral-esquerdo Victor Luis entre os titulares. A última partida do camisa 26 dentre os 11 principais jogadores havia sido em 28/11/2019, contra o Fluminense, pelo segundo turno do Brasileirão, no Maracanã.

FELIPE MELO: SEQUÊNCIA NA ZAGA E CAPITÃO

Contratado em 2017 como volante, Felipe Melo foi testado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo como zagueiro pela primeira vez na última quarta-feira (15), contra o Atlético Nacional-COL, e neste sábado (18) voltou atuar na zaga.

O camisa 30, também pela segunda vez seguida, vestiu o adereço de autoridade máxima dentro de campo: a braçadeira de capitão. Essa é a 11ª vez que o jogador iniciou uma partida como capitão do Verdão, sendo a segunda em 2020.

FICHA TÉCNICA

Jogo: New York City FC-EUA 1 x 2 Palmeiras
Competição: Florida Cup | 2ª rodada
Data: 18/01/2020 l 16h (horário de Brasília)
Local da partida: Exploria Stadium, em Orlando (EUA)
Árbitro: JJ Bilinski (EUA)
Assistentes: Trent Van Haitsma (EUA) e Albert Escobar (EUA)
Cartões amarelos: Gabriel Menino, Felipe Melo, Raphael Veiga e Zé Rafael (PAL); Jasson e Haak (NYC)
Gols: Lucas Lima (10 minutos do 2º Tempo) e Willian (27 minutos do 2º Tempo) pelo Palmeiras e De Rosario (46 minutos do 1º Tempo) pelo New York City-EUA

Palmeiras: Weverton (Jailson); Marcos Rocha (Mayke), Felipe Melo (Luan), Gustavo Gomez (Pedrão) e Victor Luis (Diogo Barbosa); Gabriel Menino (Patrick de Paula), Bruno Henrique (Ramires, Zé Rafael) e Lucas Lima (Alan); Dudu (Gabriel Veron), Raphael Veiga (Willian) e Luiz Adriano (Wesley). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

New York City-EUA: Stuver (Barraza), Tinnerholm (Scally), Chanot (Ibeagha), Callens (Sands), Matarrita (Rocha), Ring (Zelalem), Parks (Haak), Moralez (Jasson, Lansade), Mackay-Steven (Fortune), Mitrita (Torres) e De Rosario (Kapanadze). Técnico: Ronny Deila