Departamento de Comunicação

Campeão da CONMEBOL Libertadores no dia 30 do último mês, após bater o Santos nos minutos finais por 1 a 0 com gol de Breno Lopes, no Maracanã, o Palmeiras se despede da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Catar 2020™️ como o quarto colocado, após jogos contra o Tigres-MEX, revés por 1 a 0, e Al Ahly-EGI, empate sem gols no tempo regulamentar e revés nos penais, nesta quinta-feira (11), no Education City Stadium, em Doha (Catar).

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Vale ressaltar que o Alviverde teve a primazia de disputar os três formatos de mundiais de clubes já existentes. Em 1951, o Palmeiras disputou a primeira versão criada de um mundial de clubes: o Torneio Internacional de Clubes Campeões 1951, sediado no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo), competição da qual saiu como campeão após disputar sete partidas. Depois, em 1999, quando sagrou-se campeão da Libertadores da América daquele ano, disputou a Copa Toyota Intercontinental 1999, outra versão de mundial envolvendo clubes, na qual fez uma partida contra o Manchester United-ING e ficou com o vice-campeonato. Na edição de 2020 do mundial, a mais recente, disputou a Copa do Mundo de Clubes da FIFA Catar 2020™️.

De todas as equipes da elite do futebol brasileiro na temporada de 2020, o Palmeiras é o único clube que conseguiu disputar todos os jogos possíveis até aqui, pois avançou em todas os torneios dos quais participou: Florida Cup, Paulista, Copa do Brasil e Libertadores, além do próprio brasileiro, que já iria disputar as 38 partidas independentemente de seu desempenho. Agora o Palmeiras participa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Catar 2020™️. São, ao todo, 72 jogos até aqui, com 37 vitórias, 23 empates, 12 derrotas, 114 gols marcados e 50 gols sofridos.

Este foi 11º contra uma equipe do continente africano, sendo o quarto clube (os outros três foram Cornerstone-Gana, Accra Great Olympics-Gana e Stationery Stores-Nigéria), pois o Verdão também já enfrentou seis seleções (Seleção do Kinshasa-Congo, Seleção do Congo, Seleção da Nigéria, duas vezes, Seleção de Gana, Seleção de Magreb-Argélia e Seleção da Argélia) africanas.

Individualmente, vale destacar atuação do goleiro Weverton, que foi impecável durante o período de bola rolando, fazendo defesas incríveis e sempre seguro quando requisitado – defendendo até um pênalti de Elsoulia na disputa por penais. Aliás, pelo fato de ter passado em branco no quesito gols sofridos mais esta partida, Weverton chegou, no total, a 31 jogos sem sofrer gols – o que é um recorde neste século em uma única edição. Com um total de, agora, 79 jogos sem levar gols desde que chegou ao Verdão, ele fica na terceira posição do ranking de goleiros com mais jogos sem ser vazado neste século, atrás apenas de Marcos (107) e Fernando Prass (101).

Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan, Viña; Felipe Melo, Patrick de Paula (Danilo, aos 35’/2ºT) e Raphael Veiga (Gabriel Menino, aos 35’/2ºT); Wilian (Gustavo Scarpa, aos 35’/2ºT) , Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.

Cartões amarelos SEP: Weverton, Willian e Patrick de Paula

Gols nos pênaltis: Gustavo Scarpa e Gustavo Gómez

Desperdiçaram suas cobranças: Rony (defendido), Luiz Adriano (para fora) e Felipe Melo (defendido)

Cobranças desperdiçadas pelo Al Ahly: Elsoulia (Weverton defendeu) e Mohsen (na trave)