Verdão começa o NBB com a ‘mão direita’ e desbanca o Rio Claro

Heron Ledon
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Além de conseguir 12 rebotes no duelo, Toyloy marcou 12 dos 14 pontos tentadosO Palmeiras/Meltex derrotou o Rio Claro na noite desta quarta-feira (05), em Rio Claro-SP, por 75 a 72, na estreia do time no NBB 7. O Alviverde dominou o duelo durante todo o certame, mas, nos minutos finais, a emoção tomou conta do jogo. A vitória estava ameaçada, porém, com muita garra, os atletas do clube mantiveram a calma, aproveitaram os erros do rival e foram eficientes para calar o ginásio Felipe Karam. Neto foi o cestinha da partida com 20 pontos, e Toyloy também se destacou com um double-double – foram 12 pontos e 12 rebotes.

O conjunto do Palestra manteve a tradição do clube de estrear no NBB com vitória. Na edição de 2012/2013, o Palmeiras derrotou o Suzano por 95 a 86, em casa. Já no NBB 6, o triunfo foi sobre o Paschoalotto/Bauru, pelo placar de 78 a 74, no ginásio Panela de Pressão. Apesar da superioridade em quadra, o time verde e branco não teve vida fácil desta vez.

Os dois primeiros pontos do Verdão no campeonato foram de Toyloy. Nos segundos iniciais, o pivô americano cravou e abriu a contagem da partida. Atentos defensivamente, os atletas palestrinos pegavam todos os rebotes e não davam chances ao rival. Com o passar do tempo, os rio-clarenses esboçaram uma reação e diminuíram a vantagem verde e branca, mas o ala-armador Neto não desperdiçava as oportunidades e mantinha o Verdão à frente. O final do período terminou em 21 a 18 para os paulistanos.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Com 20 pontos anotados, Neto foi o cestinha do confronto ante o Rio ClaroOs donos da casa recomeçaram o duelo com um chute longo certeiro, mas logo a dupla argentina Nico Gianella e Maxi Stanic desempataram o placar. Enquanto o adversário pecava nos arremessos, os palmeirenses continuavam dominando as sobras de bola defensivas. Os alas Diego, Fabrício e Jhonatan contribuíam com pontos ao Palmeiras, que administrava o marcador. Mais uma vitória parcial verde e branca, por 19 a 14 (40 a 32 no total).

Os oponentes voltaram do intervalo, e o ala-pivô Douglas Nunes tratou de anotar dois pontos e, minutos depois, converter dois lances livres para o Verdão. Diego também acertou dois chutes de um tento, e Toyloy, na sequência, cravou para a comemoração do banco palmeirense. O poder ofensivo palestrino diminuiu em relação ao primeiro tempo, mas a equipe conseguia manter-se em vantagem. O período terminou em 18 a 18, e o placar geral anotava 58 a 50 para o Palmeiras.

De cara, o Rio Claro igualou o marcador com o embalo de sua torcida no último quarto. Sem se deixar abalar, o Verdão tornou a pontuar com Diego e Fabrício. Após confusão dentro de quadra, o oponente Tischer e os palmeirenses Douglas Nunes e Diego foram expulsos. Quando tudo parecia se complicar para o Alviverde, Toyloy enterrou após linda jogada de Gianella. Os instantes finais foram de muita emoção. Após o marcador ficar empatado, o Verdão aproveitou o erro adversário para contra-atacar e recolocar-se à frente de novo. Neto ainda converteu uma série de lances livres, e a vitória palestrina finalmente se concretizou, por 75 a 72 (parcial de 22 a 17 para os rio-clarenses).

“Eu imaginava que não seria fácil mesmo. Nós tivemos o controle de 95% do tempo do jogo, mas o Rio Claro empatou no final. Mas nós conseguimos nos reestabelecer; o Neto assumiu o comando nos últimos minutos e conseguimos vencer. O Toyloy também foi muito bem, levou o garrafão praticamente sozinho. Enfim, é muito bom estrear com vitória, e nenhum time que jogar aqui terá vida fácil, mas nós vencemos”, disse o técnico Régis Marrelli.

A próxima partida do Palmeiras no NBB 7 está marcada para o dia 11 deste mês, contra o Mogi das Cruzes/Helbor, mas o duelo deverá ser adiado porque o rival disputa a Sul-Americana – mesmo caso do confronto ante o Winner/Kabum Limeira, que ficou para o dia 17. Se for confirmado, o Verdão voltará a jogar na quinta-feira (13) da próxima semana, com o São José/Unimed, em São José dos Campos-SP.