Departamento de Comunicação

A equipe Sub-17 do Palmeiras bateu o Confiança-SE por 10 a 0 na noite desta terça-feira (31), no Allianz Parque, e encaminhou sua vaga para as quartas de final da Copa do Brasil da categoria. Os gols palestrinos foram anotados por Daniel (três vezes), Allan (duas vezes), Thalys, Kauan Vinicius, Wendell, Kauã Oliveira e Luis Guilherme.

O placar elástico supera o obtido pelo Verdão na estreia da competição, quando goleou a Desportiva Paraense por 9 a 0. Este, inclusive, é o maior placar em jogos de base disputados no Allianz Parque desde a inauguração da arena, em 2014.

O confronto de volta das oitavas da Copa do Brasil Sub-17 está marcado para o dia 8 de setembro (quarta-feira), às 19h15, no estádio Batistão, em Aracaju-SE, com transmissão do SporTV. O vencedor deste confronto enfrenta Athletico-PR ou CRB-AL nas quartas de final.

Antes disso, o time Sub-17 do Palmeiras entra em campo pelo Campeonato Paulista da categoria neste sábado (04), às 11h, contra o ECUS, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, pela primeira fase do torneio.

A Copa do Brasil Sub-17 de 2021 reúne 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2020 e 2019, já que nem todos os estados tiveram torneios regionais, e cinco vices estaduais da categoria das federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como vice-campeão paulista de 2019.

Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate, a disputa da vaga será nos pênaltis.

O atacante Daniel (esq.) marcou três vezes na partida. São oito gols anotados no total do ano (Foto: Fabio Menotti)

O jogo

Com dois gols rápidos, o Verdão teve o controle do jogo contra o Confiança no primeiro tempo. Logo no primeiro minuto, em confusão na área, a bola sobrou no alto para Thalys, que emendou de cabeça entre os defensores e encobriu o goleiro João para abrir o placar do Allianz Parque.

Já aos 15, em jogada pela direita, Robert avançou em velocidade e cruzou na medida para Daniel, que estava bem posicionado na pequena área e só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol.

Com a vantagem construída, o Alviverde esfriou o jogo e passou a trocar mais passes até chegar ao campo adversário. No segundo tempo, Wendell, que substituiu Canadá, e Luis Guilherme pararam em três excepcionais defesas de João logo nos primeiros lances do período.

Aos 13 minutos, porém, o Palmeiras conseguiu vencer o arqueiro sergipano. Em boa jogada pelo meio da área, Wendell recebeu no alto e escorou de cabeça para Daniel, que chegou de trás e praticamente entrou com bola e tudo para o gol, marcando pela segunda vez na partida.

E o time treinado por Orlando Ribeiro não parou por aí. Aos 15, em nova trama pelo meio, Allan tabelou com Wendell e entrou livre na área. Restou ao camisa 17 mandar de canhota, no canto direito de João, para fazer o quarto gol palestrino no Allianz Parque. Virou goleada!

Totalmente batido, o Confiança não teve forças para esboçar reação, e o Alviverde continuou no ataque. Aos 25, Allan, em sobra de tentativa de nova tabela com Wendell, soltou a bomba de primeira e fez um golaço. Dois minutos depois, Kauan Vinicius, de pênalti, anotou o sexto tento palestrino.

De tanto tentar e colocar quatro bolas nas trave, o atacante Wendell, enfim, foi recompensado. Aos 36, o camisa 19 aproveitou a sobra em defesa do goleiro João e marcou. No minuto seguinte, Daniel, de cabeça, marcou um hat-trick, sendo o seu oitavo gol na temporada 2021.

E ainda teve tempo para mais duas bolas na rede. Aos 41, o zagueiro Kauã Oliveira apareceu livre na área e tocou de sola para o gol. Já o décimo gol palestrino veio com o garoto Luis Guilherme, de apenas 15 anos, em belo chute cruzado pela esquerda.

O jovem meio-campista Luis Guilherme fechou a goleada alviverde na arena (Foto: Fabio Menotti)

Palmeiras Sub-17: Addi; Robert (Zuin), Mina, Serafim (Kauã Oliveira) e Jean Carlos; Léo (Kauan Vinicius), Luis Guilherme e Thalys; Marquinhos (Allan), Daniel (David) e Canadá (Wendell). Técnico: Orlando Ribeiro