Departamento de Comunicação

A equipe Sub-17 do Palmeiras venceu novamente o Atlético-MG, dessa vez por 3 a 1, na noite desta terça-feira (24), na Arena Barueri, e confirmou lugar na semifinal da Copa do Brasil da categoria após triunfar por 8 a 1 no agregado.

Os gols palestrinos foram anotados por Endrick, Thalys e Estêvão – todos no segundo tempo. O adversário do Verdão na semifinal da competição será o Sport, que eliminou o Cruzeiro na outra chave. Datas, horários e locais dos confrontos serão definidos pela CBF nos próximos dias.

O triunfo manteve o Sub-17 palmeirense com 100% de aproveitamento na temporada, agora com 10 vitórias em 10 jogos, 49 gols marcados e apenas cinco sofridos.

O Sub-17 alviverde volta a campo neste sábado (28), às 11h, contra o Atlético Guaratinguetá, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, pela oitava rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da categoria. O duelo será transmitido ao vivo pela TV Palmeiras/FAM.

Regulamento

A Copa do Brasil Sub-17 de 2022 teve início com 32 times, sendo 27 campeões estaduais e cinco vices estaduais da categoria vinculados às federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como vice-campeão paulista de 2021.

Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate, a disputa da vaga será nos pênaltis.

O jogo

Em primeiro tempo pouco inspirado, o Palmeiras até criou mais oportunidades do que o adversário, mas não converteu em bolas na rede. Já o Atlético, em desvantagem, abriu o placar da Arena Barueri com Igor Araújo em desatenção da defesa alviverde.

De pênalti, Endrick empatou o jogo para o Verdão no segundo tempo (Foto: Fabio Menotti)

No segundo tempo, o jogo mudou de figura. Endrick, mais acionado, incomodou os zagueiros atleticanos e, aos sete, em descida pela esquerda, foi deslocado pelo defensor alvinegro dentro da área de ataque, e o árbitro assinalou pênalti para o Verdão. O próprio camisa 9 foi para a cobrança e mandou um foguete no meio do gol para empatar o duelo.

Pouco tempo depois, em nova jogada pela esquerda, Endrick dividiu com o defensor atleticano e disparou para a área. Sem ângulo para o chute, ele rolou para Luis Guilherme vir de trás e soltar a bomba, e o camisa 7 foi travado pela zaga na hora certa.

Não demorou muito, e a pressão alviverde deu resultado. Aos 25, em mais uma descida pela esquerda, Figueiredo fez excelente jogada individual e cruzou rasteiro para a área. A bola percorreu toda a extensão da área até encontrar Thalys no segundo poste. De carrinho, o camisa 10 botou para o fundo das redes e virou o jogo para o Verdão em Barueri.

Oportunista, Thalys virou o jogo para o Palmeiras e chegou aos cinco gols na Copa do Brasil Sub-17 (Foto: Fabio Menotti)

Com maior domínio do jogo, o Palmeiras administrou a vantagem e colocou parte do seus suplentes no duelo. Um deles foi o atacante Estevão, de apenas 15 anos, que precisou de apenas uma oportunidade aos 37 minutos para limpar a marcação e soltar a canhota de fora da área, no ângulo de Robert, sem chance de defesa. Um gol de placa na Arena Barueri para dar números finais ao jogo!

Palmeiras Sub-17: Cesar; Gilberto, Fellipe Jack, Gabriel Vareta (Vitor Reis) e Arthur; Vitor André (Uberaba), Figueiredo e Thalys (Estêvão); Luis Guilherme (Riquelme Fillipi), Cauê (Jhonatan Bernardo) e Endrick (Luighi). Técnico: Rafael Paiva

Confira abaixo os jogos do Palmeiras na Copa do Brasil Sub-17:

Quartas de final

18/05: Atlético-MG 0 x 5 Palmeiras – SESC Alterosas
Gols: Endrick, Luis Guilherme (2), Thalys e Estêvão

24/05: Palmeiras 3 x 1 Atlético-MG – Arena Barueri
Gols: Endrick, Thalys e Estêvão

Oitavas de final

04/05: Palmeiras 7 x 0 Remo – Academia de Futebol 2
Gols: Figueiredo, Thalys (3), Lucas Aguiar (2) e Estêvão

11/05: Remo 1 x 4 Palmeiras – Baenão
Gols: Fellipe Jack, Estêvão (2) e Luighi

Primeira fase

27/04: Palmeiras 10 x 1 Sant German-RO – Academia de Futebol 2
Gols: Luis Guilherme (2), Gilberto, Vitor André, Figueiredo, Luighi, Mateus Patolino (2), Cauê e Lucas Aguiar