Ziraldo lança livro que conta a história do Palmeiras em quadrinhos

S.E. Palmeiras

Todos os que acompanham, pelo menos um pouco, o futebol sabem como começa o hino do Palmeiras, que a torcida canta com entusiasmo antes de cada jogo: “Quando surge o alviverde imponente…”. Esta é uma das grandes marcas do time, que completará 96 anos, e que sabe como poucos guardar suas tradições. O clube que surgiu na colônia de imigrantes italianos de São Paulo cresceu, acumulou títulos, foi a casa de grandes craques e difundiu essa paixão entre brasileiros de todas as partes e de todas as origens.

Essas e outras histórias são contadas num livro de quadrinhos que o cartunista Ziraldo acaba de lançar pela Editora Globo, com um título que a torcida identifica sem hesitar: Verdão, o campeão do século. Os fãs de todas as idades vão se divertir – os mais velhos lembrando os grandes feitos do time, os jovens e as crianças conhecendo mais sobre o seu passado glorioso. O livro faz parte de uma série sobre os principais clubes do futebol brasileiro, que une as informações de um minucioso processo de pesquisa a muito humor, com algumas “alfinetadas” nas torcidas rivais (que neste caso privilegiam os eternos adversários Corinthians, São Paulo e Santos).

A edição do Palmeiras é dividida em pequenas histórias em quadrinhos, sempre privilegiando a visão dos torcedores. O “nono”, por exemplo, é o responsável por contar as primeiras aventuras do Palestra, nome original do clube fundado na região oeste de São Paulo, que então se desenvolvia com as primeiras fábricas do País. Desde aquele período o time já mostrava as qualidades que iriam marcar sua história e crescia em popularidade.

Com a Segunda Guerra Mundial e o apoio do governo Vargas aos aliados que lutavam contra Itália, Alemanha e Japão todos os clubes formados por imigrantes tiveram que se “abrasileirar”. Foi o caso do Palestra, que mudou seu nome para Palmeiras, e continuou brilhando, mais diversificado, porém sem perder o sotaque das cantinas e o calor das fartas mesas de domingo nas quais as famílias se reúnem para celebrar.

As histórias das grandes esquadras palmeirenses são contadas pelos personagens mais apaixonados, que relembram a grande “Academia de Futebol” de Dudu e Ademir, as conquistas dos campeonatos paulistas e brasileiros, as grandes competições internacionais. E também o inesquecível time que pontificou nos anos 90 como um dos melhores de todos os tempos, com craques como Rivaldo, Djalminha, Evair, Müller, Edmundo, Zinho, Mazinho, César Sampaio, Cafu e Roberto Carlos.

Das primeiras vitórias acompanhadas pelos compenetrados torcedores da belle époque até as grandes defesas do goleiro Marcos, que continua em atividade como um dos maiores ídolos do Verdão em todos os tempos, o leitor vai poder acompanhar a fabulosa história de um time que mostra como poucos as qualidades que o País tem de receber contribuições culturais e integrar todos os que aqui chegam em busca de oportunidades, e que por fim – como no caso dos italianos que criaram o Palmeiras – se tornam orgulho de todos os brasileiros.

Sobre o autor:

Ziraldo dedica sua vida à literatura e à ilustração para crianças. É artista gráfico, humorista, escritor de livros infantis, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista e bacharel em Direito. Publicou seus primeiros cartuns na imprensa de seu Estado, Minas Gerais, quando ainda nem havia escolas de artes no Brasil. Em 1960 lançou a primeira revista brasileira de comics com a Turma do Pererê. Escreveu e ilustrou seu primeiro livro para crianças, FLICTS, em 1969 e, a partir daí, não parou mais de fazer trabalhos para o público infantojuvenil. Sua maior criação é O MENINO MALUQUINHO, livro que desde 1980 diverte as crianças de todo o país e já foi adaptado para histórias em quadrinhos, teatro, cinema e televisão.

Ficha-técnica

Título: Verdão, o Campeão do Século
Autor: Ziraldo
Gênero: Quadrinhos
Formato: 27 x 18,5 cm
Páginas: 112
Preço: R$ 29,90

Em breve, o livro estará disponível para comercialização na loja oficial do clube, a Mundo Palmeiras, aguarde!