Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Um dos principais nomes do judô paralímpico brasileiro, a palmeirense Alana Maldonado disputa entre os dias 01 e 05 de julho um torneio de qualificação da Federação Internacional de Desportos para Cegos (IBSA), sediado em Indiana, nos Estados Unidos. A competição conta pontos para o ranking mundial e faz parte do ciclo paralímpico dos Jogos de Tóquio, em 2020.

Divulgação _ Alana é um dos principais nomes do Brasil na modalidade

Prata nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, a judoca do Verdão celebra a possibilidade de completar um ciclo de quatro anos de treinos antes de Tóquio, já que sua estreia na Seleção Brasileira ocorreu em 2015 – justamente no torneio de qualificação da IBSA, na Coreia do Sul. Naquela oportunidade, Alana foi medalhista de bronze.

“A categoria cresceu muito de 2015 para cá. Com um ano para o início dos Jogos, muita coisa pode acontecer. Estou bastante confiante principalmente por ter a chance de completar o ciclo preparatório para as Paralimpíadas e tenho a expectativa de trazer o ouro para casa, pois será o torneio mais importante da temporada”, declarou a palmeirense.

Em 2019, Alana já se sagrou tetracampeã do Grand Prix Internacional, medalhista de ouro do German Open e de prata no Grand Prix IBSA. Desde sua chegada à Seleção, em 2015, ela nunca ficou de fora do pódio em competições internacionais. A paratleta é a atual campeã mundial e vice-líder do ranking na categoria de peso médio (até 70kg).

Após o torneio nos Estados Unidos, a delegação brasileira embarca para o Japão, onde realizará aclimatação e treinos como parte do ciclo paralímpico até o final do mês de julho. Quem também estará com a equipe é o palmeirense Thiego Marques, reforço contratado pelo judô do Verdão neste ano e um dos principais talentos do masculino na categoria ligeiro (até 60kg).

Alana visitou recentemente a Academia de Futebol e foi tietada pelos jogadores do Verdão. Confira o vídeo especial feito pela TV Palmeiras/FAM: