Departamento de Comunicação

O Palmeiras foi ao estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), na manhã deste domingo (06), para enfrentar o Red Bull Bragantino, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2020. Com gol de Gabriel Veron, aos 23 do segundo tempo, e Willian, aos 48, o Verdão buscou a virada por 2 a 1 após o time da casa sair na frente aos 8 minutos da etapa final com o meia Claudinho.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Em seu sétimo compromisso no Nacional (pois ficou de fora da rodada inaugural, que seria diante do Vasco da Gama – o jogo ainda será reposto), o Verdão acumula três vitórias (1 a 0 sobre o Athletico-PR pela 4ª rodada, na Arena da Baixada, e 2 a 1 sobre o Santos pela 5ª rodada, no Morumbi, como mandante, e Red Bull Bragantino pela 8ª rodada, 2 a 1 no Nabi Abi Chedid) e quatro empates (Fluminense pela 2ª rodada, no Maracanã, Goiás pela 3ª rodada, no Allianz Parque, Bahia pela 6ª rodada, no Pituaçu e Internacional pela 7ª rodada no Allianz Parque – todos por 1 a 1).

Com 13 pontos na tabela, o Palmeiras é o atual quarto colocado do Campeonato Brasileiro, com a mesma pontuação do São Paulo, terceiro da tabela, e está a três pontos do líder Internacional. O vice-líder é o Flamengo, com 14 pontos – o Rubro-Negro abriu a rodada no sábado (05) e venceu o Fortaleza no Maracanã por 2 a 1. Vale lembrar que o Tricolor Paulista e o Colorado ainda jogam nesta rodada, às 16h, ambos como mandante, respectivamente diante do Fluminense e do Bahia. Além disso, dois times que ainda jogam neste domingo pela rodada podem ultrapassar o Verdão em caso de vitória: Vasco e Atlético-MG (o time cruzmaltino recebe o Athletico-PR no São Januário, às 18h, e o Galo enfrenta o Coritiba no Couto Pereira, às 20h30). Das equipes que figuram na parte de cima da tabela neste momento, aliás, além do Maior Campeão do Brasil, Atlético-MG e Vasco também possuem uma rodada em atraso.

O Palmeiras volta a ganhar um jogo de virada pela primeira vez desde o jogo contra o Água Santa, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista de 2020 (12ª), com gols de Ramires e Luiz Adriano. Esta já é a quarta virada em 2020: as outras foram sobre o Mirassol, por 3 a 1, em 16/02 (Paulista) e New York City-EUA, por 2 a 1, em 18/01 (Florida Cup).

Com esta quarta virada em 2020, inclusive, o Palmeiras ultrapassa o número de triunfos com reviravoltas no placar em relação às duas temporadas anteriores somadas! Em 2018, virou duas vezes (2 a 1 sobre o Red Bull Brasil, em 25/01, pelo Paulista, e 3 a 1 sobre o São Paulo, em 02/06, pelo Brasileiro); e em 2019 houve apenas uma virada (em 07/09, sobre o Goiás, por 2 a 1, pelo Brasileiro).

Em uma breve retrospectiva, das sete vezes em que o Palmeiras saiu em desvantagem no marcador na atual temporada, em quatro ocasiões buscou o triunfo e em outra oportunidade igualou o placar, pois venceu o New York City-EUA, pela Florida Cup, Mirassol e Água Santa, ambas pelo Paulista, e Bragantino, pelo Brasileiro, e empatou com o Internacional (7ª rodada do Brasileiro).

Desta forma, os únicos times que superaram o Verdão em 2020 largando à frente na contagem foram o Red Bull Bragantino (2 a 1, pelo Paulista) e o Corinthians (1 a 0, também pelo Estadual). Inclusive, os reveses são os dois únicos do ano sofridos pelo Verdão até aqui – desta forma, o time de Vanderlei Luxemburgo é o único invicto no Brasileiro (o último time a ter dividido esta marca com o Verdão foi o Grêmio, que perdeu a invencibilidade na 7ª rodada, para o Sport, em casa) e também a equipe que menos perdeu em toda a temporada dentre as outras 19 que compõem a Série A do Nacional.

Com a vitória, o Verdão chegou ao 12º jogo seguido sem perder em 2020, sendo seis vitórias (Água Santa, Santo André e Ponte Preta, pelo Paulista, e Athletico-PR, Santos e Red Bull Bragantino, pelo Brasileiro) e seis igualdades (Corinthians duas vezes pelas finais do estadual, e Fluminense, Goiás, Bahia, Internacional, todos pelo Brasileiro). Esta já é a maior sequência invicta neste ano, sendo a segunda sequência relevante sem reveses do Verdão só nesta temporada, pois, no primeiro semestre, o time chegou a oito duelos consecutivos sem derrota no Paulista e na Libertadores antes da pausa no calendário do futebol devido à pandemia de Covid-19. A última vez em que o Verdão atingiu a marca de 12 jogos sem perder foi há pouco mais de um ano, quando permaneceu invicto por 15 partidas entre 07/04/2019 e 13/06/2019.

O duelo de hoje marcou o reencontro do Palmeiras com jogos diurnos. Antes dessa, a última vez em que o Palmeiras jogou no período matutino foi em 30/09/2018. Na ocasião, sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, bateu o Cruzeiro por 3 a 1 (gols de Lucas Lima, Hyoran e Gustavo Gómez), às 11h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Desde 2015, quando as federações passaram a marcar jogos pela manhã, normalmente às 11h de domingo, o Verdão jogou – já com esta partida de hoje – 12 vezes, com nove vitórias e três derrotas (26 gols marcados e nove sofridos) – o levantamento inclui um amistoso realizado na Costa Rica (a partida foi às 14h de Brasília, mas 11 do horário local), enquanto os demais foram na cidade de São Paulo.

Desde 1953, data em que o Palmeiras tem registros de seu primeiro jogo matutino, são 50 partidas, 30 vitórias, 13 empates e sete derrotas (101 gols marcados e 50 sofridos). O primeiro duelo foi diante do Comercial da Capital, triunfo por 5 a 3 no Pacaembu (gols de Liminha duas vezes, Odair duas vezes e Canhotinho). Antes de 2015, o último duelo do Verdão registrado pela manhã havia sido um clássico contra o Santos no Morumbi, dia 04/06/2000: o Alvinegro venceu a melhor por 3 a 2 (gols de Argel e Euller).

Um dado relevante reforçado pelo fato de muito pouco perder é que o time de Luxemburgo segue com o menor percentual de derrota entre os clubes da Série A na temporada, pois, levando em conta todas as partidas de campeonatos disputadas pelos 20 clubes da Série A em 2020 (portanto excluindo amistosos e torneios amistosos), o Palmeiras tem o menor percentual de derrotas: 8% (perdeu apenas dois de 25 jogos), seguido pelo Flamengo, com 11% (três derrotas em 28 partidas).

E como perde pouco, o Verdão também sofre poucos gols. Com isso, tem a segunda defesa menos vazada entre os clubes da Série A na temporada. Em 25 partidas disputadas em 2020 (sempre sem contar torneios amistosos), o Verdão sofreu apenas 14 gols, média de 0,56, atrás só do Internacional, com 0,52 (14 gols em 27 partidas).

Além disso, a exemplo dos gols de Gabriel Veron e de Willian, nesta manhã, o Palmeiras teve outra curiosa estatística reforçada: a de, em 2020, balançar as redes dos adversários muito mais vezes na etapa final do que no primeiro tempo das partidas. Dos 37 gols do Palmeiras na temporada, 29 foram marcados no período derradeiro (78,37%), enquanto apenas oito (ou seja, 21,63%) foram marcados nos primeiros 45 minutos.

Os últimos cinco gols do Verdão, aliás, saíram no segundo tempo. Tentos estes de Patrick de Paula, contra o Santos, de Zé Rafael, contra o Bahia, de Luiz Adriano, contra o Internacional, e de Gabriel Veron e Willian diante do Red Bull Bragantino. E levando em conta as últimas dez bolas na rede do Verdão (ou seja, desde o gol de Luiz Adriano na decisão do Campeonato Paulista diante do Corinthians), apenas três foram no tempo incipiente (portanto, os outros sete gols também foram no período terminal).

Individualmente, Luxemburgo pôde comemorar uma marca expressiva: a de ter alcançado 400 jogos pelo Verdão. Barreira essa só atingida por Oswaldo Brandão (que deixou o Palmeiras com 586 jogos, em 1980) e Luiz Felipe Scolari (que somou 486 jogos quando deixou o Palmeiras pela última vez, em 2018).

Em sua quinta passagem pelo Palmeiras, soma 240 vitórias, 92 empates e 68 derrotas. A emblemática marca foi registrada justamente contra o time que projetou Luxemburgo no final dos anos 80 com os títulos da Série B do Campeonato Brasileiro de 1989 e do Campeonato Paulista de 1990. Depois de passar por Flamengo, Guarani e Ponte Preta, Luxa estreou pelo Palmeiras no dia 20/04/1993, no triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória (gol de Maurílio), pela Copa do Brasil, no Estádio Palestra Italia.

Recentemente, no 1 a 0 sobre o Athletico-PR (4ª rodada), o atual comandante superou Luiz Felipe Scolari em número de vitórias pelo Verdão  (hoje são 240 triunfos em 400 duelos, contra 237 triunfos em 484 partidas de Felipão) e, desta forma, se isolou como segundo técnico com mais vitórias em todos os tempos, ficando atrás apenas de Oswaldo Brandão (342 triunfos em 586 duelos).

Vale lembrar que Luxemburgo é o dono da maior sequência de vitórias da história do Palmeiras, com 23 triunfos consecutivos entre 11/02/1996 e 01/05/1996, e também o dono da maior sequência de vitórias do Verdão em Campeonato Brasileiro, com oito triunfos consecutivos entre 30/09/1993 e 06/11/1993.

Luxa pôde comemorar também a 12ª partida invicta só pelo Brasileirão, sendo sete neste ano e cinco referentes à sua passagem anterior (totalizando cinco vitórias e sete empates). Quando deixou o Palmeiras pela última vez, em 2009, não havia perdido seus últimos cinco jogos pela competição (duas vitórias e três empates) – o último revés de Luxa no Brasileiro foi em 17/05/2009, por 2 a 0, para o Internacional, no Beira-Rio.

Dentre os jogadores, Gabriel Veron brilhou após retornar em grande estilo: o jogador havia ficado de fora das partidas do Verdão desde a retomada do calendário em julho devido lesão sofrida – ele completou 18 anos na última semana. Já em seu primeiro jogo após a recuperação, o atacante deixou sua marca após entrar segundo tempo, sendo decisivo com poucos minutos em campo quando o Verdão perdia. O atleta aproveitou cruzamento de Gabriel Menino para deixar tudo igual no lance que abriu caminho para a vitória e ainda deu assistência para o gol da virada, de Willian.

Willian também merece ser exaltado por suas marcas surpreendentes. Autor do gol da virada, ele é o único jogador do atual elenco participar de todos os 27 duelos do Palmeiras em 2020 até aqui. Willian detém outras marcas, como a de ser o líder isolado em participação direta nos gols do time na temporada (com 12 – nove gols e três assistências, seguido de Luiz Adriano, com 11, com dez gols e uma assistência) e o principal garçom do time no ano, com três assistências, ao lado de Marcos Rocha, Zé Rafael, Dudu e Gabriel Menino. Além disso, o camisa 29 é ainda o principal garçom do elenco no geral (com 19 assistências, seguido de Marcos Rocha e Lucas Lima, ambos com 18).

As marcas de Willian não param por aí. Com 95 vitórias pelo clube em suas 176 partidas disputadas desde que chegou em 2017, Willian está no top 10 dos que mais venceram pelo clube no Século XXI – hoje deixou para trás o volante Pierre (que jogou no Verdão entre 2007 e 2011), com quem antes estava empatado com 94 triunfos – completam o ranking: Marcos (líder com 182 vitórias), Dudu (2º colocado, com 174), Fernando Prass (3º, com 151), Valdivia (4º, com 122), Márcio Araújo (5º, com 118), Corrêa e Wendel (empatados em 6º, ambos com 101), Felipe Melo (8º, com 98) e Bruno Henrique (9º, com 97).

Vice-artilheiro do Verdão no ano com nove gols (atrás apenas de Luiz Adriano, com dez), Willian é ainda o terceiro maior artilheiro do clube no Século XXI com um total de 47 gols (atrás somente de Vágner Love, com 54, e Dudu, com 70) e o 61º no geral na história do clube (ao lado de Renatinho, e atrás de Artime e Caetano, empatados na 59ª colocação, com 48) – foram outros 17 gols em 2017, 17 gols em 2018 e quatro gols em 2019 (ano em passou grande parte da temporada se recuperando de uma cirurgia no joelho). Além disso, é o segundo maior artilheiro do Verdão na era dos pontos corridos do Brasileirão com 22 gols, seguido de Bruno Henrique e Deyverson (ambos com 21) e atrás apenas de Dudu, com 41. O atacante também está a dois jogos de entrar para o top 100 de atletas com mais partidas na história do clube.

Se por um lado, a experiência de Willian chama a atenção no que diz respeito aos números positivos, a juventude do elenco palmeirense, por outro lado, também impressiona. Promovidos no início da temporada ao lado de outras #CriasdaAcademia, os jovens Patrick de Paula e Gabriel Menino foram escalados juntos pela primeira vez nas quartas de final do Campeonato Paulista, contra o Santo André, justamente quando começou a fase eliminatória da competição, e a partir de então foram cinco vitórias, cinco empates e a conquista do título estadual – na base, os dois conquistaram juntos o Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2018 e os Campeonatos Paulista Sub-20 em 2018 e 2019. Nos últimos dez jogos, eles só não formaram a dupla titular no meio de campo em um, contra o Fluminense (empate por 1 a 1), na estreia do Verdão no Brasileiro, quando Menino saiu jogando, mas Patrick ficou na reserva.

Quando o assunto é base, Wesley também não pode ficar de fora. Promovido ao time principal em 2020, ele fez boa partida na manhã deste domingo, se movimentando bem e dando opções ao time. Wesley foi emprestado ao Vitória-BA no ano passado para adquirir experiência disputando a Série B do Brasileiro e teve bom desempenho: foi o segundo maior driblador da competição, o sexto jogador mais caçado, anotou cinco gols e deu três assistências.

O JOGO

As principais novidades no time palmeirense foram Vitor Hugo formando dupla de zaga ao lado de Gustavo Gómez (devido ao fato de Luan estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo) e Wesley compondo dupla de ataque ao lado de Luiz Adriano (opção tática). Desta forma, o técnico Vanderlei Luxemburgo levou a campo: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Vitor Hugo e Matías Viña; Patrick de Paula Gabriel Menino, Zé Rafael e Lucas Lima; Luiz Adriano e Wesley.

Sob forte calor em Bragança Paulista, com sensação térmica perto dos 40 graus, as equipes fizeram um primeiro tempo bastante equilibrado – embora o Verdão tenha valorizado mais a posse de bola – e com poucas chances de gol. As principais tentativas do Palmeiras foram com Wesley, aos 20, que recebeu pela esquerda, cortou e chutou colocado, mas Cleiton defendeu sem dificuldades; depois, aos 29, com Patrick de Paula, que, após cobrança de escanteio, ficou com o rebote e chutou de fora da área, mas, novamente, Cleiton defende com segurança; e aos 38 – talvez a melhor chance do Alviverde na etapa inicial, com Zé Rafael, em cobrança de falta por cima da barreira: a bola passou muito perto do gol, pelo lado direito da trave do goleiro rival.

Pelo lado do time mandante, houve uma ótima chance com o atacante Artur, ex-Palmeiras (oriundo das categorias de base do clube), que após jogada do Bragantino, aproveitou bola sobrada para cortar para o meio e finalizar de pé esquerdo, levando perigo ao gol de Weverton. Entretanto, o primeiro tempo terminou com o placar de 0 a 0.

Já o segundo tempo apresentou um futebol mais vistoso. Logo nos minutos iniciais, Gabriel Menino chegou a marcar de cabeça, mas a posição era de impedimento: a arbitragem apontou irregularidade no lance e o VAR confirmou em seguida.

Não demorou muito, e o time da casa abriu a contagem. Em uma jogada de contra-ataque, Ytalo acionou o meia Claudinho, que cortou para a esquerda e chutou rasteiro, com força. A bola desviou em Gustavo Gómez, matando possibilidade de defesa do goleiro Weverton. (Red Bull Bragantino 1×0 Palmeiras)

Aos 11 minutos, os jogadores do Alviverde pediram um toque de mão de Aderlan dentro da área. O VAR analisou o lance e não foi marcado o pênalti – vale lembrar que no jogo de Palmeiras e Internacional, na rodada anterior, um lance parecido foi apontado pelo VAR e a arbitragem de campo anotou infração contra o Palmeiras, envolvendo o zagueiro Luan – que, inclusive, culminou no gol do Colorado, de Thiago Galhardo.

Após algumas movimentações, Luxemburgo resolveu mexer no time. Aos 20 minutos, Zé Rafael deu vez a Bruno Henrique no meio-de-campo, enquanto Wesley saiu para a entrada de Gabriel Veron. A partir daí o rumo da partida começou a mudar. Também saiu Mayke, lateral-direito, para a entrada do atacante Willian. Com a saída de Mayke, Gabriel Menino passou a exercer a função de lateral-direito.

Gabriel Veron estava em uma manhã iluminada. Com apenas três minutos em campo, o camisa 27 foi o responsável por abrir caminho para a virada do Verdão, aos 23 minutos, após receber cruzamento de Gabriel Menino na direita e cabecear com precisão, ganhando do zagueiro e do goleiro Cleiton. (Red Bull Bragantino 1×1 Palmeiras)

Apesar do gol de empate, o Palmeiras não se deu por satisfeito. Continuou ocupando os espaços do campo, sobretudo no último terço. Aos 34 minutos, estreia de mais um jovem oriundo da base: o volante Danilo, que entrou na vaga de Patrick de Paula. Com isso, o time ganhou fôlego novo no meio-de-campo.

Aos 37 minutos, lance decisivo para o resultado final da partida: Weverton fez grande defesa e salvou o Palmeiras, após Matheus Jesus fazer boa jogada pelo meio e tocar para Artur, que cortou para o meio e bateu rasteiro, no canto. Não fosse essa defesa, dificilmente o Verdão sairia com resultado positivo (ou até mesmo um empate), haja vista que a partida já estava na reta final, e psicologicamente ficaria mais complicado buscar mais um gol na reta final do jogo.

No minuto seguinte ao susto, Luxa resolve mexer no time pela última vez, agora trocando o meia-armador: saiu Lucas Lima para a entrada de Raphael Veiga. E então, a partir daí, o jogo incendiou. As duas equipes pareciam não se interessar pelo empate, jogando para frente.

Tanto que aos 42, o Palmeiras teve ótima chance após cruzamento de Matías Viña, pela esquerda: Luiz Adriano chegou antes do zagueiro, se esticou e chutou por baixo. Contudo, a pontaria não foi certeira e foi pelo lado de fora das redes do gol de Cleiton. O camisa 10 do Verdão lamentou a chance que poderia ter culminado em gol.

E no embate frenético de ataques e contra-ataques, com 11 minutos de acréscimo (até mesmo devido à parada técnica) – final agitado este onde tudo poderia acontecer –, foi o Maior Campeão do Brasil quem levou a melhor. Gabriel Veron, que já havia feito um gol, deu também uma assistência! Ele recebeu lançamento, disparou em velocidade na frente da zaga adversária e toca para o meio, procurando Willian. O camisa 29, por sua vez, viu o gol vazio a sua frente e não desperdiçou, balançando as redes para o Palmeiras. (Red Bull Bragantino 1×2 Palmeiras)

Dali até o fim do jogo, o Palmeiras só administrou o placar. Ainda deu tempo de o VAR entrar em ação para checar uma possível agressão de Morato contra o volante Danilo em campo. A agressão foi confirmada e o jogador da equipe mandante foi imediatamente expulso, aos 53 minutos. Aos 55, o árbitro apitou o fim da partida.

PALMEIRAS: Weverton, Mayke (Willian, 20’/2ºT), Vitor Hugo, Gustavo Gómez e Matías Viña; Patrick de Paula (Danilo, 35’/2ºT), Zé Rafael (Bruno Henrique, 20’/2ºT), Gabriel Menino e Lucas Lima (Raphael Veiga, 39’/2ºT); Wesley (Gabriel Veron, 20’/2ºT) e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gols SEP: Gabriel Veron, 23’ do 2ºT (1-1) e Willian, 48’ do 2ºT (1-2).

Cartões amarelos: Gustavo Gómez, Vitor Hugo e Danilo.