Departamento de Comunicação

Com a vitória por 2 a 1 fora de casa diante do Bolívar-BOL, na altitude de La Paz (Bolívia), na noite desta quarta-feira (16), pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores, o zagueiro Luan – além do resultado positivo e de sua ótima atuação – pôde, individualmente, comemorar o seu 100º duelo com a camisa do Palmeiras. Após o duelo, o jogador falou sobre a dificuldade da partida, exaltou a marca e projetou um ciclo vitorioso no clube.

“Um jogo difícil. A gente sabia da dificuldade de jogar aqui na altitude. E que a equipe deles não perdia para uma equipe brasileira na casa deles há 37 anos. Então a gente traçou uma estratégia de jogo e conseguiu vencê-los. Mérito de toda a equipe. Feliz pela marca. É uma honra muito grande completar 100 jogos e espero que venham muito mais e que possamos coroar com títulos”, disse o dono da camisa 13 ao Site Oficial.

Presente na vitória sobre o Tigre-ARG na primeira rodada (entrou no segundo tempo na vaga de Ramires) e reserva diante do Guaraní-PAR na segunda, o zagueiro Luan foi titular pela primeira vez nesta Libertadores 2020. A titularidade, aliás, tem sido comum para Luan desde o início do Brasileirão, já que o defensor ocupou a vaga de Felipe Melo, que se recupera de lesão após ter jogado o Derby da final do Campeonato Paulista, no qual o Verdão conquistou o título estadual (o 23º de sua história).

Ao lado de Gustavo Gómez, como nesta noite, Luan possui ótimo retrospecto. A dupla disputou 48 jogos, somando 30 vitórias, 13 empates e só cinco derrotas, com 22 gols sofridos (média de 0,45 por partida). Dupla essa que já atingiu um feito histórico pelo Maior Campeão do Brasil, em 2019. Juntos, naquele ano, atingiram a expressiva marca de 1081 minutos consecutivos sem sofrer gols (sem considerar os acréscimos), segunda maior sequência de uma dupla de zagueiros na história do Palmeiras – o recorde ainda pertence a Marcio e Vágner Bacharel, que, em 1987, garantiram que o time ficasse por exatos 1.148 minutos intransponível (sem acréscimos).

Um ano antes, durante a campanha do decacampeonato brasileiro de 2018, Luan e Gómez já haviam contribuído para estabelecer o recorde palmeirense de menos gols sofridos na história do Brasileirão de pontos corridos: apenas 26 tentos tomados (a marca anterior era de 32, na caminhada do título de 2016).

O defensor foi contratado como um dos reforços para a zaga palmeirense para a temporada de 2017 com status de campeão olímpico – foi após faturar a medalha de ouro inédita conquistada pela Seleção Brasileira Olímpica nos Jogos do Rio-2016, no Maracanã, com o time que contava com Neymar, Weverton, Gabriel Jesus e companhia.

Prodígio do Vasco da Gama, clube onde foi capitão, disputou 172 partidas e conquistou dois títulos cariocas, o beque conquistou seu primeiro título no Alviverde em 2018 – o Campeonato Brasileiro – e, em 2020, deu sequência à série de vitórias com as taças da Florida Cup, em janeiro, e do Campeonato Paulista, em agosto (este conquistado sobre o Corinthians, o maior rival do Verdão.

Ao todo, em seus 100 jogos, possui 58 vitórias, 26 empates e 16 derrotas, além de cinco gols marcados. Foram 21 jogos e um gol em 2017; 24 jogos e três gols em 2018; 37 jogos e um gol em 2019; e 18 jogos até aqui em 2020. Dessas 100 partidas que hoje possui, 93 foram como titular – ou seja, iniciando um duelo entre os 11 principais.