Departamento de Comunicação
Bruno Alexandre Elias

Pela 9ª rodada do Campeonato Paulista 2020, o Palmeiras recebeu a Ferroviária no Allianz Parque, na tarde desta quarta-feira. O Verdão empatou por 1 a 1 – gol Willian, aos 11 minutos do segundo tempo, e de Tony, para a Locomotiva, aos 32. Com o ponto somado, o Verdão chegou a 18 pontos (5v, 3e e 1d, com 15gp x 4gc) e agora está a apenas um do líder da chave, Santo André (com 19) – Como o time do ABC perdeu na rodada, a diferença que era de dois pontos caiu para apenas um. A fase de grupos do Paulista vai até a 12ª rodada, e o Verdão busca a liderança geral do grupo, já que, nas quartas de final, que será disputada em jogo único, o primeiro colocado terá a vantagem de jogar em casa contra o segundo.

O Maior Campeão do Brasil detém ótimas estatísticas no certame estadual: tem o segundo maior número de vitórias no torneio (5, atrás apenas do Santo André), o melhor ataque, com 15 gols (seguido do Mirassol, com 14, que ainda joga hoje, às 19h30) e é o segundo time que menos sofreu gols (4 tentos sofridos, atrás apenas do Novorizontino, que ainda joga nesta noite diante do Corinthians, no Jorge Ismael de Biasi, às 19h), além de possuir também o melhor saldo de gols: 11 (por ter marcado 15 gols e ter sofrido quatro).

Sem contar os vários índices que o Verdão lidera no Paulista (ataque, defesa e saldo de gols), o Maior Campeão do Brasil também conta com o artilheiro do certame até aqui: Willian Bigode, que com o gol sobre a Ferroviária nesta tarde, se isolou na artilharia do Estadual, com seis bolas na rede, deixando para trás Camilo, do Mirassol, Ronaldo, do Santo André, e Boselli, do Corinthians, e Júnior Todinho, do Guarani – todos esses com cinco gols.

Vale lembrar que, com oito gols no ano, o camisa 29 do Verdão também é o goleador máximo do time nesta temporada – além dos seis gols no Paulista, marcou também sobre o New York City, pela Florida Cup, e sobre o Tigre-ARG, na Libertadores.

Outro destaque do prélio foi Marcos Rocha. Fora do time nos últimos quatro jogos, o camisa 2 voltou de lesão e completou a sua 100ª partida pelo clube. O jogador vem sendo destaque em vários fundamentos, como, por exemplo, desarmes, cruzamentos, interceptações e assistências. Além disso, desde que chegou ao clube, o camisa 2 nunca passou sequer uma temporada em branco. Em 2018, fez um gol nos 45 jogos disputados; em 2019, balançou as redes três vezes nas 47 partidas em que atuou; e em 2020, início de temporada, já marcou uma vez até aqui (em oito duelos).

Vale enfatizar também mais uma ótima partida do pilar defensivo – apesar do tento sofrido, que fora uma fatalidade. Antes composto por Felipe Melo e Gustavo Gómez na zaga, a defesa palmeirense desta vez teve Luan no lugar do Pitbull. Com essa dupla de zaga (Luan e Gómez), o Verdão já atuou, com o duelo de hoje, em 42 oportunidades, perdendo apenas cinco (com outras 28 vitórias e nove empates), além de ter sofrido somente 17 gols – ótima média de 0,4 gol sofrido por jogo. Em 2018, Luan e Gómez já ficaram mais de mil minutos sem sofrer gol! Clique aqui e relembre esta marca.

Weverton também foi destaque. Com Felipe Melo fora, o agora camisa 1 foi o capitão do time. Na partida anterior a esta do Verdão, pela Libertadores, contra o Tigre, na Argentina, o arqueiro havia completado sua 100ª partida no Verdão. Logo após o jogo, o goleiro alviverde recebeu a triste notícia que sua mãe, Josefa Pereira, faleceu após lutar contra um câncer. Contudo, a notícia boa ficou por conta da última sexta-feira (06), quando o técnico da Seleção Brasileira, Tite, convocou o escrete nacional com a presença do guarda-metas do Verdão.

Por fim, a partida marcou a estreia do jovem valor Luan Silva, de 21 anos, oriundo das categorias de base, mas já com passagem pelo time profissional do Vitória-BA, onde ficou por empréstimo na temporada passada para adquirir experiência. O atacante vinha fazendo boa partida, porém, aos 41 minutos do segundo tempo, o jogador sentiu dores e precisou ser substituído – em seu lugar, entrou Willian Bigode.

VANDERLEI LUXEMBURGO: NÚMEROS GERAIS CONSOLIDADOS NO PALMEIRAS

Atualmente em sua quinta passagem, Vanderlei Luxemburgo soma 386 partidas à frente do Palmeiras, já com esta, acumulando 234 vitórias, 85 empates e 67 derrotas. Tetracampeão paulista pelo Alviverde (1993, 1994, 1996 e 2008), Vanderlei é o treinador que mais levantou canecos do Estadual pelo clube, ao lado de Oswaldo Brandão (que faturou os de 1947, 1959, 1972 e 1974). Ambos também são os maiores campeões da história do clube, com sete títulos cada um (Luxa soma os Brasileiros de 1993 e 1994 e o Rio-São Paulo de 1993, enquanto Brandão levou os Brasileiros de 1969, 1972 e 1973).

LUXEMBURGO: ÓTIMO RETROSPECTO EM PAULISTÕES PELO ALVIVERDE

Com uma série de troféus conquistados pelo Verdão, não é nenhum exagero afirmar que Vanderlei é especialista no Paulistão. Antes dessa, ele disputou cinco vezes o Campeonato Paulista pelo Verdão e conduziu o time ao título quatro delas: em 1993, 1994, 1996 e 2008 (só não ganhou em 2009). Com esse número, o treinador se tornou o comandante com o maior número de canecos estaduais levantados pelo Verdão, ao lado de Oswaldo Brandão, que também venceu quatro (faturou os de 1947, 1959, 1972 e 1974). Vale lembrar que o Supercampeonato Paulista de 2002 não entra nessa conta, já que o torneio, nessa edição, possuía outra fórmula de disputa e seus dados não são contabilizados para efeito de estatísticas junto aos demais.

LUXEMBURGO: TÍTULOS PELO VERDÃO

O comandante esmeraldino já tem no currículo uma coleção de conquistas amistosas pelo Palmeiras. São sete títulos grandes pelo clube: contabiliza-se o bicampeonato brasileiro (1993 e 1994), os quatro campeonatos paulistas (1993, 1994, 1996 e 2008) e um torneio Rio-São Paulo (1993). Somando também os títulos de menor expressão (torneios amistosos e taças únicas), são 17 conquistas no total. São cinco canecos válidos por torneios (Copa Brasil-Itália 1994, na Itália, Torneio Lev Yashin 1994, na Rússia, Copa Euro América 1996, em Fortaleza-CE, Copa da China 1996, na China, e a Florida Cup 2020, nos Estados Unidos) e outros cinco válidos por jogos únicos (Taça Reggiana 1993, na Itália, Taça Nagoya 1994, no Japão, e as Taça Jihan, Taça Xangai e Taça Pequim, todas em 1996, na China).

PALMEIRAS x FERROVIÁRIA: RETROSPECTO GERAL (ATUALIZADO)

Palmeiras e Ferroviária se enfrentaram 94 vezes ao longo da história. A vantagem é amplamente favorável ao Verdão, que venceu 55 vezes, contra 13 do time de Araraquara (outros 26 jogos terminaram empatados). Foram, ao todo, 178 gols marcados e 100 sofridos. O primeiro duelo foi um amistoso em 1955, em Araraquara, com vitória do Verdão por 4 a 1 (Rodrigues Tatu, duas vezes, Eduardo Lima e Moacir marcaram os gols do Alviverde); já o mais recente foi um empate sem gols pelo Paulistão do ano passado.

PALMEIRAS x FERROVIÁRIA: PELO CAMPEONATO PAULISTA (ATUALIZADO)

Levando em conta apenas as partidas do Paulistão, foram 77 jogos (44 triunfos alviverdes, 23 empates e 10 triunfos do time de Araraquara, com 135 gols marcados contra 71 sofridos). No Estadual, o primeiro encontro entre as equipes aconteceu em 30 de julho de 1958: o Verdão bateu o adversário por 3 a 2 com gols de Paulinho, duas vezes, e Nardo.

PALMEIRAS x FERROVIÁRIA: NO PALESTRA/ALLIANZ PARQUE (ATUALIZADO)

Já os jogos entre as duas equipes no estádio do Verdão, por qualquer competição, totalizam 36 duelos, com 23 vitórias palestrinas, oito empates e cinco triunfos da Ferroviária. E apenas pelo Paulistão, na casa palmeirense, foram 32 embates: 21 vitórias do Alviverde, sete igualdades e cinco vitórias da Locomotiva.

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher é comemorado amanhã (08/03, domingo). Na partida deste sábado (07), os jogadores do Palmeiras entraram em campo com mulheres para dar continuidade às ações da campanha #ElasnoEstádio, desenvolvida pela Federação Paulista de Futebol (FPF) com o apoio dos clubes filiados. A campanha visa incentivar a presença feminina nas arquibancadas do futebol paulista, já que, de acordo com pesquisa da Datafolha, apenas 14% do público que frequenta os estádios do Paulistão é feminino – apesar da expressiva alta nos últimos anos.

OUTRAS AÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No domingo (08), haverá treino aberto da equipe feminina profissional para a torcida no Allianz Parque, às 10h. O valor da entrada é de R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (sócios Avanti e meia), sendo que cada torcedor poderá adquirir até três ingressos por CPF – clique aqui e saiba mais. O Verdão, por meio de seu departamento de marketing, também desenvolveu outras atividades pontuais, exclusivas para mulheres, para celebrar essa tão importante data: desafio dos mascotes, visita aos bastidores e acesso à zona mista, dentre outras.

O JOGO

Com compromisso pela 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores na próxima terça-feira (10), contra o Guaraní-PAR, o Palmeiras foi a campo nesta tarde, em seu time titular, com algumas mudanças em relação aos últimos jogos: Luan na posição de Felipe Melo na zaga; Diogo Barbosa no lugar de Matias Viña na lateral-esquerda; Patrick de Paula, oriundo da base, jogou como volante em função geralmente desempenhada por Bruno Henrique; Lucas Lima no meio de campo, posição na qual vinha se revezando com Raphael Veiga, mas que na partida anterior (ante o Tigre-ARG) fora ocupada por Dudu; além de Gustavo Scarpa pela ponta-direita onde normalmente atua o próprio Dudu; e Luan Silva, o estreante oriundo da base, que também passou pelo Vitória-BA por empréstimo (para adquirir experiência), jogou como centroavante, com a camisa 9, em vaga habitualmente ocupada por Luiz Adriano.

Vale destacar que o lateral-direito Marcos Rocha (fora nos últimos quatro jogos) voltou de lesão e completou a sua 100ª partida pelo clube. Como Mayke, o outro protagonista da posição, também estava no Departamento Médico, era Gabriel Menino, originalmente meio-campista que veio da base, que estava tomando conta da lateral direita palmeirense, improvisado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.

O banco de reservas do Verdão foi composto por Jailson (GOL), Emerson Santos (ZAG), Vitor Hugo (ZAG), Viña (LAE), Gabriel Menino (VOL), Ramires (VOL), Bruno Henrique (VOL), Raphael Veiga (MEI), Dudu (ATA), Gabriel Veron (ATA), Willian (ATA) e Luiz Adriano (ATA).

O primeiro tempo ficou marcado pelo domínio Alviverde diante do seu adversário. O time de Vanderlei Luxemburgo criou as melhores jogadas, levando perigo à meta adversária em algumas ocasiões: como com Lucas Lima, aos 17, Rony, aos 26, de cabeça, e Luan Silva, o jovem estreante de 21 anos que finalizou aos 30, mas Saulo defendeu.

A etapa inicial também ficou marcada por uma linda jogada do goleiro Weverton, aos 16 minutos, que impediu uma saída de bola perto da bandeirinha de escanteio e saiu jogando com os pés, enganando o seu marcador: ele fingiu que ia dar um chutão quando parecia pressionado, mas passou a bola adiante aos companheiros de time com um sutil toquinho.

A nota triste do primeiro tempo aconteceu nos minutos finais, aos 41, quando o estreante Luan Silva, que atacante vinha fazendo boa partida, sentiu dores e precisou ser substituído. Em seu lugar, entrou Willian Bigode, que fez o gol do Verdão.

No intervalo, Gustavo Scarpa deu lugar ao ídolo Dudu em alteração feita pelo técnico palmeirense. A etapa final do duelo foi mais equilibrada, com as duas equipes criando chances – mesmo o Verdão chegando com mais afinco.

Willian marcou o gol aos 11 minutos, após a bola ter passado por Dudu: o camisa 7 arriscou, mas a zaga adversária interceptou a jogada. A pelota, então, sobrou para o camisa 29 que, rapidamente, dominou e chutou com força, de pé direito, sem dar chance ao goleiro Saulo. (Palmeiras 1×0 Ferroviária)

O gol do empate saiu na reta final da partida, aos 32 minutos, quando Tony, meio-campista e capitão da Locomotiva, recebeu de Caio Rangel, que foi buscar a bola quase na linha de fundo, e tocou para o meio da área. Bruno Henrique ainda tentou interceptar a jogada, mas o atleta cortou para a direita e deu chute certeiro, cirúrgico, também sem chance para Weverton. (Palmeiras 1×1 Ferroviária)