Departamento de Comunicação

No empate entre Palmeiras e Botafogo deste domingo (18), foram a campo oito jogadores oriundos da base do Verdão dos 11 titulares (apenas Weverton, Kuscevic e Viña não eram Pratas da Casa em campo dentre os titulares). Desta forma, Vanderlan, Renan, Gustavo Garcia, Fabinho, Lucas Esteves, Wesley, Giovani e Rafael Elias, juntos, impuseram o novo recorde palestrino deste século de Crias da Academia em campo no onze inicial.

Vale lembrar que a base em alta do Verdão tem se tornando mais recorrente desde a temporada passa e, neste 2021, tornou-se ainda mais assídua. Há duas semanas, contra o São Bento, empate por 1 a 1 pelo Campeonato Paulista, o Verdão mandou sete Crias da Academia a campo: o goleiro Vinicius Silvestre, o lateral Gustavo Garcia, o zagueiro Renan, os meio-campistas Patrick de Paula e Danilo, e os atacantes Lucas Esteves (lateral de origem) e Rafael Elias. Naquela oportunidade, já havia sido um recorde do século aquele número abundante de jogadores da base na mesma escalação inicial, pois, a última vez que o Verdão havia mandado sete a campo, todos oriundos da base palmeirense, foi em 2000 (portanto, último ano do Século XX oficialmente). Na ocasião, empate por 1 a 1 com o Rio Branco, começaram jogando: Gilvan (goleiro), Taddei, Thiago Matias, Ferrugem, Paulo Assunção e Juliano.

Já a vez mais recente que o Verdão começou com pelo menos seis em campo – exceto nesta era abundante de Crias da Academia promovidas em 2021 -, foi contra o São Caetano, há um mês, pelo Campeonato Paulista 2021 (vitória por 3 a 0): iniciou a partida com o goleiro Vinicius Silvestre, o zagueiro Renan, o lateral Lucas Esteves, e com os meio-campistas Patrick de Paula, Danilo e Gabriel Menino. Antes disso, a última vez que o Alviverde havia iniciado com seis Crias da Academia foi em 28/09/2014, quando foi superado para o Figueirense por 3 a 1, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro – os jogadores formados no Maior Campeão do Brasil que estavam no time inicial naquele dia eram: Deola, João Pedro, Gabriel Dias, Nathan, Victor Luis e Renato.

Essa geração vem quebrando diversas marcas. Outras que podem ser relembradas foi quando 19 jogadores da base foram relacionados para a mesma partida. Foi naquele mesmo jogo contra o São Bento, no qual mandou sete titulares a campo (recorde superado hoje). Na ocasião, o Palmeiras relacionou 19 jogadores formados em suas categorias de base na partida contra o São Bento, pelo Paulista, um recorde no século 21: foram chamados os goleiros Vinicius Silvestre e Mateus, o lateral-direito Gustavo Garcia, os zagueiros Henri e Renan, os laterais-esquerdos Victor Luis, Lucas Esteves e Vanderlan, os meio-campistas Danilo, Patrick de Paula, Gabriel Menino, Fabinho, Ramon e Vitinho e os atacantes Pedro Acácio, Giovani, Gabriel Silva, Rafael Elias e Newton.

E não para por aí! Em todos os jogos desta temporada teve presença de pratas da casa. Ao todo, 14 foram a campo: Vinícius, Gustavo Garcia, Renan, Lucas Esteves, Victor Luis, Gabriel Menino, Danilo, Patrick de Paula, Fabinho, Gabriel Silva, Rafael Elias, Giovani, Wesley e Newton. Destes, quatro estrearam neste ano: Gustavo Garcia, Fabinho e Giovani, contra o Corinthians, e Newton, contra o São Bento.

No total, já foram convocadas 20 Crias da Academia para jogos nesta temporada. Destas, só não estrearam ainda o goleiro Mateus, o zagueiro Henri e os meio-campistas Ramon e Vitinho. Já os atacantes Marcelinho e Pedro Acácio ainda não jogaram em 2021.

 

A ascensão da base nesses tempos recentes começou no início da temporada 2020, na Florida Cup, temporada aquela que ficou marcada por ser a que mais teve pratas da casa convocadas neste século: 31. Destas, 18 entraram em campo (somando 283 jogos, um recorde no século), sendo que 13 estrearam (outro recorde do século): na ordem, Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Alan, Angulo, Gabriel Silva, Danilo, Renan, Aníbal, Marcelinho, Fabrício, Pedro Acácio e Vanderlan – juntos, eles somaram 220 jogos e fizeram da temporada 2020 a que o Palmeiras mais colocou jovens estreantes da base para atuar neste século. E 2021 vem forte no quesito, com tudo para atualizar a marca.

Na temporada passada, o Verdão teve pelo menos uma prata da casa em campo em todas as partidas das caminhadas rumo aos títulos da Libertadores, da Copa do Brasil, do Campeonato Paulista e da Florida Cup. Mais do que isso: dos 79 jogos disputados na temporada, em apenas uma não houve uma Cria da Academia, contra o Grêmio, pelo Brasileiro. Contra o Delfín-EQU, pelas oitavas de final da Libertadores 2020, os 11 suplentes foram oriundos do Centro de Formação de Atletas do Verdão, feito inédito na história do clube.