Departamento de Comunicação

Após ter entrado recentemente para o Top 100 dos jogadores que mais atuaram pelo Verdão em todos os tempos, o capitão do time Gustavo Gómez não para de fazer história. Dessa vez, ele chegou ao seu 20° gol pelo clube e ingressou no Top 5 dos maiores artilheiros dentre os zagueiros da história do Palmeiras ao ter pontuado contra o Santos, pela 8ª rodada do Brasileirão, na tarde deste domingo (29), na Vila Belmiro.

Com o gol, o paraguaio Gustavo Gómez igualou Bianco Gambini, autor do primeiro gol da história do Palestra, e chegou a 20 tentos, assim como o zagueiro Bianco, dividindo então a quinta posição dessa lista com o autor do primeiro gol da história do Verdão, em 1915. À frente deles, nesta lista, estão apenas o ex-zagueiro Cléber, dos anos 90 (4º colocado, com 21 gols); Vágner Bacharel, dos anos 80 (3º, com 22); Loschiavo, das décadas de 10 e 20 do Século XX (2º, com 32); e Luís Pereira, dos anos 70 e 80 (maior zagueiro-artilheiro da história do Palmeiras, com 36 bolas na rede).

E não é só isso. Levando em conta a média de gols em clássicos de Gustavo Gómez, para um zagueiro é excelente: 0,14 por jogo. Em números absolutos, ele já é o segundo defensor que mais pontuou em clássicos na história do Verdão: cinco gols em 34 clássicos, sendo um gol sobre o São Paulo (em 14 jogos); três contra o Santos (em 11 jogos – seu melhor aproveitamento); e um sobre o Corinthians, em 11 jogos – tento este marcado no último Derby, que, inclusive, fez com que o jogador fosse um dos poucos do atual elenco com gol em todos os clássicos possíveis. Apenas Luís Pereira, com seis gols em clássicos soma mais tentos do que Gómez dentre os zagueiros contra os rivais (porém, o Chevrolet disputou 100 jogos contra Corinthians, São Paulo e Santos somados).

Além de Gómez, no elenco atual, apenas Rony, Dudu e Raphael Veiga também possuem gols contra todos rivais possíveis. Dudu e Veiga, aliás, são os artilheiros do time do atual elenco em clássicos, ambos com 12 gols. Dudu soma três gols sobre o Corinthians, quatro sobre o Santos, e cinco diante do São Paulo. Já os 12 gols de Veiga em clássicos foram quatro sobre o Corinthians, quatro diante do Santos, e outros quatro frente o São Paulo.

De quebra, com o gol de hoje, Gómez entrou ainda para o Top 3 dos estrangeiros com mais gols pelo Palmeiras na era dos pontos corridos do Brasileirão, ao lado do colombiano Borja (são dez ao todo pela competição neste formato). Neste quesito, Gómez e Borja só ficam atrás do argentino Hernán Barcos (14 gols) e do chileno Valdivia (15 gols em Brasileiros).

Dentre os estrangeiros da história do Palmeiras, ele é o terceiro com mais partidas pelo Verdão (184), atrás do chileno Valdivia e do paraguaio Arce, líderes, com 241 e terceiro estrangeiro também que mais venceu pelo clube (111), atrás do compatriota Arce (115) e de Valdivia (122). Em termos de títulos, Gómez é o jogador estrangeiro com mais conquistas pelo clube (sete no total).

GÓMEZ IGUALA RONY E VOLTA A SER ARTILHEIRO DO TIME NO BRASILEIRÃO

Ao pontuar sobre o Santos, Gómez retomou o seu posto como artilheiro do Verdão no Campeonato Brasileiro 2022. Antes empatado com dois gols ao lado de Zé Rafael, Dudu e Rony, este último se isolou ao balançar as redes na vitória do Palmeiras na rodada anterior pelo Brasileiro (vitória por 3 a 0 contra o Juventude fora de casa). Com isso, Rony passou a somar três gols – marca esta hoje iguala por Gómez. Ambos agora dividem a artilharia do time no Nacional.

SCARPA IGUALA VEIGA COMO GARÇOM DO TIME NA TEMPORADA

Com a assistência concedida para o gol de Gómez, Gustavo Scarpa igualou Raphael Veiga como o principal garçom do time na temporada, cada um com seis passes a gol. Essa, aliás, foi o 45° passe para gol do meia com a nossa camisa, sendo o segundo maior garçom do atual elenco, atrás dó de Dudu, com 85.

O gol da vitória nasceu em um lance aos 35 do segundo tempo, em uma cobrança de escanteio do camisa 14 – a exemplo da origem de incontáveis gols do Verdão que assim nasceram. Foi aí então que o zagueiro Gustavo Gómez subiu mais alto que a zaga e, de cabeça, e fez o gol da vitória.

E não são só as assistências. Scarpa, que fez um hat-trick na última partida do Verdão, soma 36 gols pelo clube, já está no Top 10 dos maiores artilheiros do Verdão no Século XXI e é o terceiro principal goleador do elenco, atrás só de Raphael Veiga (61 gols) e Dudu (80). Em 2019, ele foi o artilheiro máximo do time na temporada, ao lado de Dudu, com 13 bolas na rede.