Departamento de Comunicação

O Palmeiras celebra nesta segunda-feira (27) um mês do histórico tricampeonato da CONMEBOL Libertadores, conquistado em Montevidéu (URU). Em 27 de novembro, Raphael Veiga e Deyverson marcaram os gols da vitória sobre o Flamengo, por 2 a 1, no Estádio Centenário, e o clube espalhou o verde pela América pela terceira vez. Um mês do dia que, mais do que nunca, a torcida palestrina manteve a cabeça fria e o coração quente.

A equipe passou pela primeira fase em grupo que reunia Universitario-PER, Independiente del Valle-EQU e Defensa y Justicia-ARG. Nos mata-matas, eliminou Universidad Católica-CHI (oitavas de final), São Paulo (quartas de final) e Atlético-MG (semifinal) antes da decisão contra o Flamengo. A campanha teve no total nove vitórias, três empates e somente uma derrota.

O título reforçou marcas irretocáveis do Verdão como o time brasileiro mais tradicional na principal competição sul-americana: maior campeão (três títulos, ao lado de Santos, São Paulo e Grêmio), mais finais disputadas (seis, ao lado do São Paulo – o Verdão disputou as de 1961, 1968, 1999, 2000, 2020 e 2021), o que soma mais jogos (210, seguido do Grêmio, 208), mais vitórias (117, seguido do Grêmio, com 108) e mais gols no geral (392, seguido do Grêmio, 318).

O Maior Campeão do Brasil é ainda o clube brasileiro com mais participações de Libertadores: são 21 até aqui, já com a 22ª e sétima consecutiva garantida em 2022. Relembre no vídeo abaixo os grandes momentos da decisão e confira um recado do atacante Deyverson, autor do gol na prorrogação, e do capitão Gustavo Gómez à Família Palmeiras: