Apesar do revés, Verdão encerra 1ª fase como líder do grupo e encara Vitória

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Camisa 10, Daiju Sasaki voltou a figurar no time alviverde

Pela Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019, o Palmeiras sofreu revés para a equipe do Capivariano na noite desta quarta-feira (09), por 1 a 0, na Arena Capivari. Apesar do resultado negativo, o Alviverde encerrou sua participação na primeira fase do torneio como líder do Grupo 13, com duas vitórias uma derrota em três jogos (com seis pontos, ficou à frente do Galvez-AC no saldo de gols); com isso, o time comandado pelo técnico Wesley Carvalho irá encarar o segundo colocado do Grupo 14, o Vitória-BA – o duelo será disputado na próxima sexta-feira (11), às 21h30, na Arena Capivari.

>> Clique aqui e confira as fotos da partida

A campanha palmeirense nesta primeira fase contou com vitórias sobre o Galvez-AC, por 1 a 0, triunfo sobre o XV de Piracicaba, por 2 a 0, e agora o Capivariano (revés por 1 a 0), sendo que os responsáveis por balançar as redes pelo time alviverde nesta Copinha são Marcus Meloni (lateral), Patrick de Paula (meio-campista) e Josué (atacante), todos eles com um gol anotado.

A partida ficou marcada pela volta do camisa 10 palmeirense, Daiju Sasaki, que havia atuando contra o Galvez na estreia do torneio e saiu de campo na segunda etapa após sofrer dura entrada de seu oponente, sentindo dores – o jogador foi poupado na partida anterior e nesta noite apresentou um bom futebol, ajudando a cadenciar as jogadas do time esmeraldino.

Embora não tenha vazado seu adversário, o Palmeiras apresentou um bom conjunto de jogo, sobretudo no primeiro tempo, além de alguns destaques individuais, como Gabriel Veron, que fez boas movimentações e levou perigo à meta do time de Capivari.

Na busca de seu primeiro título, o Palmeiras aposta na experiência de seu elenco para conquistar o inédito torneio, pois, dos 25 jogadores relacionados para a Copinha de 2019, cinco disputaram a competição pelo clube em 2018: Matheus Teixeira, Iago, Matheus Neris, Léo Passos e Wesley. Além disso, também disputaram por outros clubes: Gomes (ABC), Mateus Barbosa (Figueirense), Helder (Ituano), Hélio (Remo), Thiago Alves (G. Novorizontino) e Marcos Antônio (Botafogo-SP).

Vale lembrar que algumas peças importantes deste grupo palestrino estão servindo a Seleção Brasileira no Sul-Americano de base, como o zagueiro Vitão, o lateral-esquerdo Luan Cândido, os meio-campistas Gabriel Menino, Gabriel Furtado e o atacante Papagaio, além do atacante Anibal, convocado pela Seleção Paraguaia. Há ainda o meia Alanzinho, que também estava convocado pelo escrete nacional, mas se lesionou recentemente.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Patrick de Paula vestiu a braçadeira de capitão do time palmeirense na noite desta quarta-feira (09)

Tradição na Copinha

A primeira partida da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior foi disputada pelo Palmeiras em 24 de janeiro de 1969, diante do Nacional. O Alviverde participou de todas as 50 edições da competição e foi vice-campeão em 1970 e 2003.

Atletas de destaque que jogaram Copinha pelo Verdão

Já disputaram a Copinha pelo Palmeiras no passado atletas como Marcos, Bruno e Diego Cavalieri (goleiros), Mauricio, Thiago Gomes e David Braz (zagueiros), Ilsinho (lateral), Elias (volante), Marquinho e Rodrigo Taddei (meias) e Gabriel Jesus, Rafael Marques e Vágner Love (atacantes).

O jogo

Diferentemente das duas partidas anteriores pela Copinha, marcadas por um campo encharcado após forte chuva, o gramado apresentava boas condições e, com isso, a qualidade técnica do duelo foi superior.

No primeiro tempo, o Verdão se mostrou superior, criando chances de gol – chegou até a balançar as redes por duas vezes; no entanto, em ambas as ocasiões a arbitragem anulou os tentos alviverdes – uma delas, inclusive, de forma claramente equivocada.

Já na etapa derradeira, o duelo ganhou uma característica mais equilibrada, desta vez com o Capivariano também criando chances. Mesmo assim, a equipe palmeirense continuou oferecendo perigo ao seu rival.

No último lance do prélio, já nos acréscimos – aos 48 minutos do segundo tempo –, a equipe do Capivariano conseguiu chegar ao gol com Luís Otávio, que se aproveitou de um rebote após grande defesa do goleiro Matheus Teixeira em um chute venenoso de Allecks. (Capivariano 1×0 Palmeiras)

Apesar do revés, o Palmeiras encerrou a primeira fase como líder do grupo, com campanha idêntica a do Galvez-AC, porém, com vantagem no saldo de gols. Portanto, o Alviverde se prepara agora para encarar a equipe do Vitória-BA, segundo colocado do Grupo 14.

Palmeiras: Matheus Teixeira; Marcus Meloni (Hélio, no intervalo), Willian, Hélder e Esteves (Mateus Barbosa, aos 40' do 2ºT); Thiago Alves (Romildo, aos 11' do 2ºT), Daiju Sasaki (Leo Passos, aos 19' do 2ºT) e Patrick de Paula (Marcos Antônio, no intervalo); Josué (Guilherme Vieira, no intervalo), Wesley e Gabriel Veron. Técnico: Wesley Carvalho.

Cartões amarelos: Guilherme Vieira, Romildo e Marcos Antônio.