Departamento de Comunicação

O armador Gabriel Caldeira foi convocado pela Seleção Brasileira na tarde desta quinta-feira (24) para a disputa do Sul-Americano Sub-18 de Basquete, que acontece entre os dias 21 e 26 de março, em Caracas, na Venezuela.

Natural de Osasco-SP, Caldeira tem 17 anos e chegou ao Palmeiras em dezembro de 2018. O atleta, que coleciona prêmios individuais, é considerado um dos maiores talentos do basquete nacional e foi campeão invicto da Copa do Brasil Sub-16 vestindo a camisa do Verdão.

Caldeira será o representante do Verdão no Sul-Americano Sub-18 (Foto: Michael Oliveira/Federados Basketball)

“Recebi a notícia pelo meu técnico [Adriano Geraldes] e isso é um reconhecimento do meu trabalho, do esforço de todos os dias e até mesmo de ter que abrir mão de algumas coisas para chegar nesse objetivo. Quero ser campeão e trazer esse título para o Brasil. Agradeço a minha família e as pessoas que me ajudam todos os dias a estar aqui, em especial ao Adriano, que está comigo desde pequeno e sempre me incentivou e me treinou para que eu estivesse preparado quando este momento chegasse”, diz Caldeira.

Disciplinado dentro e fora de quadra e dono de uma inteligência de jogo fora do comum, assim o técnico do Sub-18, Adriano Geraldes, define Gabriel Caldeira. “Ele é uma referência dentro do clube pela atitude e comprometimento que tem. Sem dúvidas é uma marca importante para nós, pois estamos falando de um atleta que acreditou no nosso trabalho e nos nossos processos. Ele teve outras propostas, mas preferiu ficar, pois acreditou que o Palmeiras poderia colaborar com o crescimento dele”, ressalta Adriano.

“O Caldeira está no quarto ano conosco, ele chegou na categoria Sub-15 e, desde então, só evoluiu. Essa convocação concretiza o trabalho que é feito no Palmeiras, pois focamos na evolução dos atletas no cenário nacional e temos o objetivo de colocá-los sempre em alto rendimento. É uma satisfação enorme ter atletas desse nível com a gente”, disse o coordenador do basquete, Willians Manzini, que também é técnico da categoria Sub-16.

Última convocação palmeirense para a competição aconteceu em 2019 (Foto: Divulgação/CBB)

A competição

A equipe se apresenta no dia 5 de março para os treinos na SportsVille, em Barueri-SP e viaja para a Venezuela no dia 19. Além do palestrino, outros 17 atletas foram chamados pelo técnico Vitor Galvani, entre eles, o ala Guilherme Tesch, que defendeu o clube na categoria Sub-14 (2018 e 2019) e se transferiu para os Estados Unidos.

O Brasil está no Grupo A ao lado de Colômbia, Bolívia e Uruguai. No Grupo B ficaram Equador, Chile, Venezuela e Argentina. Pelo formato de disputa, as duas melhores equipes de cada chave avançam para as semifinais. Os três primeiros colocados garantem um lugar na Copa América Sub-18, ainda em 2022, e que será classificatória para o Mundial Sub-19, em 2023.

Histórico

A última convocação de atletas do Palmeiras para a seleção brasileira de basquete das categorias base que disputou um Campeonato Sul-Americano da modalidade aconteceu em 2019. Na oportunidade, Bruno Henrique Pedro Cardoso (Brunão) e Vinicius Theodoro Ferreira se sagraram campeões do Sul-Americano de basquete na categoria Sub-17, realizado no Chile, ao vencerem a Argentina pelo placar de 98 a 97.