Departamento de Comunicação

Gabriel Veron brilhou ao retornar ao time em grande estilo. Após ter ficado de fora das partidas do Verdão desde a retomada do calendário, em julho, depois da pausa das atividades futebolísticas – em razão do surto do novo coronavírus (Covid-19) – por lesão no posterior da coxa direita, o camisa 27, que completou 18 anos na última quinta-feira (03) e renovou por cinco anos, precisou de apenas três minutos em campo para deixar tudo igual na partida entre Red Bull Bragantino e Palmeiras, pela 8ª rodada do Brasileirão, quando o Verdão perdia por a 1 a 0 – ele entrou aos 20 minutos e marcou aos 23. Veron ainda deu a assistência para o gol da virada, de Willian, aos 48.

“Se a torcida deposita confiança, é pelo meu potencial. Fico muito feliz com isso. Agradeço muito ao departamento médico do Palmeiras, que me deixou voltar só quando estiver 100%”, declarou o atacante à imprensa após a saída de campo na partida em que foi fundamental.

O brilho que tem o jogador já é de conhecimento até do técnico Vanderlei Luxemburgo, que não poupou elogios à classe de Veron: “Ele já entrou diversas vezes, tem mais experiência. Ele faz muita falta porque tem o drible, a finalização e quebra a linha. É um jogador que promete, e nós precisamos dele”, disse Luxa.

O gol de Veron saiu após o jogador ter aproveitado cruzamento de Gabriel Menino pela direita e cabecear com precisão, ganhando do zagueiro e do goleiro Cleiton. Já o passe para Willian foi após um lançamento recebido: o jogador disparou em velocidade na frente da zaga adversária e tocou para o meio, procurando o camisa 29, que, por sua vez, viu o gol vazio a sua frente e não desperdiçou, balançando as redes e decretando a vitória palmeirense.

Veron está marcado na história do clube como o segundo jogador mais jovem a fazer gol pelo Palmeiras em todos os tempos: 17 anos, três meses e dois dias, em 05/12/2019, na goleada por 5 a 1 sobre o Goiás, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado (sua segunda partida pelo Verdão – a primeira havia sido diante do Fluminense, uma rodada antes).

Na ocasião do primeiro gol profissional pelo clube, o atacante balançou as redes duas vezes contra os goianos e desbancou Mazzola, que marcou (também duas vezes) com 17 anos, seis meses e cinco dias em um amistoso em 29/01/1956 vencido contra o Catanduva – o recorde segue sendo de Juliano, que em 19/08/1998 balançou as redes do Nacional-URU, pela Copa Mercosul, com 16 anos, 11 meses e 23 dias.

Natural de Assú-RN, Veron está no Palmeiras desde o Sub-15 e soma títulos por todas as categorias de base palestrina – inclusive, ele foi campeão paulista Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Profissional pelo Verdão.

Em 2018, foi também campeão mundial interclubes Sub-17 pelo Palmeiras, marcando gol na vitória por 4 a 2 sobre o Real Madrid na decisão e terminando a competição como o artilheiro e eleito o melhor jogador.

Em 2019, sagrou-se ainda bicampeão mundial com a vitória por 2 a 1 sobre o Leganés-ESP, além de campeão das Copas do Brasil Sub-17 e Sub-20. Com a Seleção Brasileira, conquistou a Copa do Mundo Sub-17 em 2019 e, mais uma vez, levou o prêmio de melhor jogador para casa.

Ao todo, Gabriel Veron soma 13 jogos pelo Verdão (nove vitórias, três empates e uma derrota, e agora são três gols marcados). Além disso, Veron agora três assistências pelo Palmeiras – sendo duas em 2020.

GABRIEL MENINO INTEGRA GRUPO DE GARÇONS DO TIME PALMEIRENSE EM 2020

Com a assistência para o gol de Gabriel Veron, aos 23 do segundo tempo, o volante Gabriel Menino, que na ocasião do cruzamento que culminou no gol de cabeça de Veron jogava da lateral-direito (pois Mayke havia sido substituído por Willian), chegou a sua terceira a assistência em 2020. As outras duas foram para o Mirassol, para o gol do zagueiro Gustavo Gómez pela 6ª rodada do Campeonato Paulista (vitória por 3 a 1 de virada), e novamente para gol de Gómez, outro de cabeça, dessa vez em cobrança de escanteio em partida diante do Goiás (gol do empate por 1 a 1), pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro (2ª rodada do Verdão).

Os outros garçons do Palmeiras em 2020, também com três assistências, são Willian, Zé Rafael, Marcos Rocha e Dudu. E no geral, os jogadores que mais acumulam passes a gol pelo Palmeiras no plantel são Willian (19 assistências), a dupla Marcos Rocha e Lucas Lima (ambos com 18), Bruno Henrique (12) e Gustavo Scarpa (10).