Com ‘hat-trick’ de Henrique, Palmeiras goleia Chapecoense no Pacaembu

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Autor do primeiro gol, Wesley abriu caminho para a goleada alviverdeDiante de mais de 15 mil palestrinos no Pacaembu, o Palmeiras saiu atrás no marcador, mas, comandado por Henrique, virou o jogo e goleou a Chapecoense pelo placar de 4 a 2, na partida de abertura da 26ª rodada do Brasileirão.

Dono de maior posse de bola e das ações mais perigosas de ataque no primeiro tempo, o Verdão encurralou a Chapecoense no campo de defesa. No entanto, após falha de marcação, os palestrinos viram Leandro abrir o marcador do Pacaembu e saíram da primeira etapa da partida com o revés.

Porém, o espetáculo palestrino havia ficado para a segunda etapa: logo no início, Wesley empatou a partida para o Palmeiras. Com papel fundamental da torcida, o Palmeiras pressionou a Chapecoense em busca da virada e, em três lances capitais da partida – sendo duas penalidades máximas –, Henrique, o ceifador alviverde, comandou a vitória do Verdão ao balançar a rede três vezes e chegar a 12 gols no Brasileirão, igualando a artilharia da competição com Marcelo Moreno, do Cruzeiro.

Com o triunfo, a equipe alviverde sai do temido Z4 e chega aos 28 pontos no campeonato, com oito vitórias conquistadas. Para manter a ascensão, o Palmeiras voltará a campo na próxima quarta-feira (08), às 19h30, contra o Botafogo, no Maracanã, pela 27ª rodada do Brasileirão.

O jogo

A formação 4-4-2, com Wesley e Valdivia na armação das jogadas, o Verdão começou a partida em ritmo acelerado, pressionando os catarinenses no campo de defesa. Logo aos 4 minutos, após invadir a área pela esquerda, Victor Luis chutou forte e Danilo fez boa defesa.

Superior na partida, a equipe alviverde mostrava ímpeto e buscava o primeiro gol pelas pontas do campo. Aos 13 minutos, após lindo passe de Valdivia, Diogo apareceu sozinho na grande área e tocou para Henrique finalizar. Rodrigo Biro, em cima da linha, tirou o gol certo do Verdão e afastou o perigo.

Com posse de bola superior a 55%, o Palmeiras mandava na partida. Já a Chapecoense, toda recuada, buscava atacar o Verdão nos contra-ataques. Aos 34, após boa triangulação entre Diogo, Marcelo Oliveira e Wesley, o camisa 11 alviverde chutou forte, de fora da área, próximo ao ângulo de Danilo, quase abrindo o placar no Pacaembu.

No entanto, aos 39, Diogo sentiu lesão e deu lugar ao argentino Cristaldo. Um minuto depois, após enfiada de bola, Leandro abriu o placar para os visitantes (Palmeiras 0x1 Chapecoense).

Após sair atrás no marcador, o Palmeiras veio para cima da Chapecoense. Aos 42 minutos, Cristaldo invadiu a área pela direita e cruzou perigosamente, mas a zaga adversária afastou o perigo. Quatro minutos depois, a última chance alviverde da primeira etapa veio em bela jogada ensaiada de Valdivia com Victor Luis: após receber passe do Mago fora da área, o volante alviverde chutou bonito, em direção ao ângulo de Danilo, que evitou um golaço e o empate palmeirense.

Já no segundo tempo, o Palmeiras voltou ligado e veio para cima da Chapecoense: aos 7 minutos, após receber bola de Valdivia na meia-lua da grande área, Wesley girou bonito e bateu no canto esquerdo de Danilo, empatando a partida (Palmeiras 1×1 Chapecoense).

Em ritmo de pressão, o Verdão não demorou muito para chegar à virada do placar no estádio do Pacaembu: aos 14, após cruzamento de Wesley pela direita, Valdivia desviou para Henrique completar para o gol adversário (Palmeiras 2×1 Chapecoense).

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Henrique comemora um de seus três gols diante da Chapecoense, no Pacaembu

O ataque palmeirense, insatisfeito, não parou por aí: aos 20 minutos, após boa jogada pela esquerda, Juninho bateu para dentro na área e a bola pegou na mão de Fabiano. Pênalti anotado pelo árbitro Leandro Vuaden. Na cobrança, Henrique marcou seu segundo gol na partida, o terceiro dos alviverdes (Palmeiras 3×1 Chapecoense).

Melhor no duelo, o Palmeiras chegava ao ataque com facilidade. Quatro minutos após o terceiro tento, Juninho levantou pela esquerda e Rodrigo Biro derrubou o ceifador na área: mais um pênalti para o Verdão. Henrique, novamente, foi para a cobrança e converteu, marcando seu terceiro gol no duelo e chegando à artilharia do Campeonato Brasileiro com 12 gols (Palmeiras 4×1 Chapecoense).

Após a chuva de gols, os alviverdes tiraram o pé do ataque e passaram a administrar o resultado. Dorival, então, promoveu duas alterações: Wesley e Valdivia (muito aplaudido na saída de campo pela torcida) deram seus lugares a Bruno César e Bruninho, respectivamente.

Faltosa, a equipe de Chapecó buscava atingir o corpo dos jogadores alviverdes enquanto tocavam a bola no meio campo – até aqui, os catarinenses somavam quatro cartões amarelos na partida.

A última chance alviverde na partida para ampliar o placar veio aos 46 minutos: após boa jogada pela direita, Bruno César toca para Henrique, que deixou a bola passar para ninguém. Em resposta, a Chapecoense diminuiu o placar com Leandro (Palmeiras 4×2 Chapecoense).

Escalação: Deola; João Pedro, Gabriel Dias, Lúcio e Juninho; Marcelo Oliveira, Victor Luis, Wesley (Bruno César) e Valdivia (Bruninho); Diogo (Cristaldo) e Henrique.

Gols

Palmeiras: Wesley (07’ – 2º Tempo), Henrique (12, 20 e 24 – 2º Tempo)

Chapecoense: Leandro (40’ – 1º Tempo e 46’ – 2º Tempo)