Departamento de Comunicação

Pela primeira vez nos quase 108 anos de existência da Sociedade Esportiva Palmeiras, a história registrou a presença de quatro jogadores estrangeiros no time titular, sendo um de cada nacionalidade, na noite desta quarta-feira (27), contra o Emelec-EQU, pela Libertadores (vitória por 3 a 1 fora de casa). Dos 11 que saíram jogando no time escalado por Abel Ferreira, quatro eram estrangeiros: os zagueiros Gustavo Gómez (paraguaio), Kuscevic (chileno); o lateral Piquerez (uruguaio); e o meio-campista Atuesta (colombiano).

Apenas em duas ocasiões o fato que ocorreu nesta noite poderia ter acontecido anteriormente na história do clube, mas não se concretizou. Em 2006, o Palmeiras chegou a ter em seu elenco um colombiano (Muñoz), um paraguaio (Gamarra), um argentino (Giono) e um chileno (Valdivia); em 2013 e 2014, o clube também contou com jogadores de múltiplas nacionalidades: Valdivia, Barcos, Mendieta e Eguren, em 2013; e Valdivia, Mendieta, Eguren, Tobio, Mouche, Cristaldo e Allione, em 2014. Entretanto, em todas essas ocasiões, a combinação de quatro estrangeiros no mesmo time titular jamais se consumou.

Vale destacar, entretanto, que em várias outras vezes na história o Palmeiras contou com jogadores de outras nacionalidades em campo, mas nunca chegando a tantos números: na temporada de 1942, teve o argentino Echevarrieta e o uruguaio Villadoniga; entre 1943 e 1945, teve Villadoniga (uruguaio) e os argentinos Dacunto e González; em 1966, a Primeira Academia do Verdão contou com presença peruana (Gallardo) e uruguaia (o goleiro Maidana); em 1999 e 2000 o Alviverde contou com nacionalidade paraguaia (Arce) e colombiana (Asprilla), assim como em 2001 (o paraguaio Arce e o colombiano Muñoz).

QUATRO ESTRANGEIROS NO TIME TITULAR NÃO ERAM ESCALADOS DESDE 2014

Pelo fato de terem saído jogando no time titular, o quarteto formado por Gómez, Kuscevic, Piquerez e Atuesta quebrou um tabu de oito anos, pois, desde 2014 quatro estrangeiros não compõem um time titular do Verdão. Na ocasião, em 30 de agosto daquele ano, contra o Internacional, no Pacaembu, pelo Brasileirão, o Palmeiras teve em seu onze inicial o paraguaio Mendieta e os argentinos Allione, Pablo Mouche e Cristaldo. Na ocasião, o Verdão sofreu revés por 1 a 0 e, aquela partida, marcou o fim da era Ricardo Gareca no Verdão.

QUARTETO JÁ HAVIA ESTADO PRESENTE EM DUAS PARTIDAS, MAS NUNCA COM TODOS TITUALRES

Anteriormente, estes quatro atletas que renderam este novo recorde ao Verdão (Gómez, Kuscevic, Piquerez e Atuesta) já haviam atuado todos juntos antes em duas ocasiões neste ano, mas em ambas, pelo menos um não havia sido titular: foram nos jogos de 06/03/2022, vitória por 2 a 0 contra o Guarani pelo Paulistão, e em 23/04/2022, triunfo por 3 a 0 sobre o Corinthians na última partida. Contra o Guarani, Gómez, Kuscevic e Atuesta foram titulares, enquanto Piquerez entrou aos 31 do segundo tempo; e no Derby, Gómez e Piquerz foram titulares, enquanto Kuscevic entrou aos 32 e atuesta aos 42 do segundo tempo.

DUPLA DE ZAGA ESTRANGEIRA CHEGA A 10 JOGOS DE INVENCIBILIDADE

Se o Palmeiras, coletivamente e institucionalmente, registrou um novo recorde em sua história, individualmente, a dupla de zaga formada por Gómez e Kuscevic não fica para trás. O paraguaio e o chileno somam agora chegaram dez jogos lado a lado pelo Verdão, com oito vitórias e dois empates, e, juntos, sofreram apenas quatro gols!

Campeão pelo Palmeiras da Libertadores em 2021, Kuscevic é um dos dois chilenos que conseguiram ser campeões da Libertadores por um clube estrangeiro em toda a história da competição, igualando o feito de Ignacio Prieto, campeão com o Nacional-URU em 1971. Em 2021, com mais um troféu continental, o atleta se tornou o único chileno que conseguiu ser bicampeão da Libertadores atuando por clubes estrangeiros em toda a história.

Já Gustavo Gómez também tem seus méritos individuais, capitão da equipe, é o jogador de linha com mais vitórias pelo Palmeiras em Libertadores: 30 – no geral, é o segundo, atrás apenas do goleiro Weverton (32), além de ser o jogador que mais vem atuando como titular de forma consecutiva (dez vezes com o jogo de hoje) e ainda é quem soma minutos jogados em 2022 dentre todo o elenco atual: 2077, seguido por Weverton, com 2006.

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Kuscevic, Gustavo Gómez e Piquerez; Danilo, Atuesta (Fabinho, aos 44’/2ºT) e Gustavo Scarpa (Gabriel Menino, aos 38’/2ºT); Gabriel Veron (Breno Lopes, aos 33’/2ºT), Wesley (Jorge, aos 38’/2ºT) e Rony (Rafael Navarro, aos 33’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Rony (18’/1ºT) (0-1), Gabriel Veron (24’/1ºT) (0-2) Joao Rojas (16’/2ºT) (1-2), Breno Lopes (46’/2ºT) (1-3).

Cartões amarelos (SEP): Gustavo Scarpa e Wesley.