Dudu supera Valdivia e se isola na vice-artilharia do Século XXI; confira feitos

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Em sua quarta temporada no Verdão, Dudu se isolou como vice-artilheiro do século XXIO gol de Dudu neste domingo (28), na vitória diante do Bragantino, fez com que o atacante superasse o meia Valdivia em número de bolas na rede, se isolando como o segundo artilheiro palmeirense neste século – antes, Dudu e o chileno estavam empatados com 41 gols na segunda colocação desta lista. Agora com 42 gols, o capitão esmeraldino fica atrás apenas de Vágner Love, que possui 54 gols considerando partidas a partir de 2001.

As marcas impressionantes do atual camisa 7 do Verdão não se restringem ao fato de ser o segundo artilheiro geral do Verdão neste século. Os 42 gols de Dudu também fazem dele o principal artilheiro do atual elenco, já que nenhum de seus companheiros balançou as redes adversárias tantas vezes.

Dudu também é o maior goleador deste grupo palmeirense em clássicos: foram sete tentos marcados contra os rivais do Alviverde (dois contra o Corinthians, três contra o Santos e dois contra o São Paulo, sendo o último deles um golaço de cobertura, chutando de longe, no Allianz Parque).

Outra marca emblemática que o jogador goiano carrega no Palmeiras é a de ter se sagrado artilheiro da agremiação na história do Campeonato Brasileiro na fase dos pontos corridos (a partir de 2003), com 25 gols no torneio, tendo sido o último gol marcado contra o Botafogo-RJ, na penúltima rodada do Nacional de 2017.

Vale lembrar que, na última terça-feira (23), Dudu veio a público juntamente com o diretor de futebol do Palmeiras, Alexandre Mattos, para comunicar que permanece no Verdão, mesmo tendo recebido uma ótima proposta financeira vinda do futebol chinês – o atacante tem contrato até o fim de 2020.

Artilheiro da arena

No Allianz Parque, ninguém fez mais gols do que Dudu. Desde que o estádio foi inaugurado com a atual configuração, em 2014, o jogador fez 22 gols. No entanto, contando todas as formas físicas que já possuiu, e não só a arena, o artilheiro do Palestra Italia continua sendo o ídolo Heitor Marcelino Rodrigues, que fez 175 gols entre 1917 e 1931. Para entrar no Top 10 dos artilheiros gerais do estádio, portanto, Dudu precisa igualar o 10º colocado, Humberto Tozzi, que soma 42 tentos no estádio.