Departamento de Comunicação

Palmeiras e São Paulo se enfrentaram na noite deste sábado (10), no Allianz Parque, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020. O time visitante saiu vencedor pelo placar de 2 a 0, com gols no segundo tempo. O primeiro gol do Tricolor saiu de pênalti, em cobrança de Reinaldo, aos dez minutos; já o segundo foi nos acréscimos, aos 47, com Vitor Bueno. Com isso, o Alviverde conheceu o seu primeiro revés após uma sequência invicta em casa de 14 jogos (oito vitórias e seis empates).

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Na tabela geral do Brasileirão, o Palmeiras, ao fim de seu jogo, segue como o quinto colocado, com 22 pontos, O Fluminense (21 pontos), sexto colocado, o Santos e Fortaleza (ambos também com 21), respectivamente na sétima e oitava colocação, ainda jogam neste domingo, bem como o Sport (20 pontos), nono colocado. As primeiras posições são ocupadas por Atlético-MG (líder, com 27 – ainda joga na rodada), Flamengo (vice-líder, também com 27 – segue jogando na rodada), o São Paulo (terceiro, com 26) e o Internacional (quarto, com 25).

A última vez que o Maior Campeão do Brasil havia sido superado pelo time são-paulino foi 2017. Na ocasião, 27 de maio daquele ano, o Tricolor venceu por 2 a 0, no Morumbi (gols de Lucas Pratto e Luiz Araújo). Desde então, o Alviverde impôs ótima sequência com seis vitórias e quatro igualdades em dez duelos disputados até o resultado desta noite.

Apesar do revés, o Verdão segue como o clube com o menor número de derrotas em casa no Campeonato Brasileiro: apenas uma. Isso porque era o único até então a não ter sido derrotado no Nacional em seus domínios. Além disso, o Palmeiras também não tinha perdido como mandante na temporada de forma geral (por qualquer competição), o que fazia do Verdão o único invicto de 2020 dentre os participantes da Série A, independentemente do torneio disputado. Mas ainda segue sendo o que menos perdeu, pois, somando as partidas realizadas na Arena da Fonte Luminosa (Palmeiras 0x0 São Paulo, pelo Paulista), no Pacaembu (Palmeiras 4×0 Oeste, pelo Paulista) e no Morumbi (Palmeiras 2×1 Santos, pelo Brasileiro), além das que foram disputadas no Allianz Parque, são 18 jogos, dez vitórias e sete empates e esta única derrota da noite de hoje.

E não é só isso. O Palmeiras, mesmo perdendo hoje, também possui o menor índice de derrotas entre todos os clubes em 2020. Excluindo amistosos e torneios amistosos e somando todas as partidas de campeonato disputadas pelos participantes da Série A na temporada 2020, são quatro reveses sofridos (em 35 jogos), contra cinco do Flamengo (em 39 duelos), segundo colocado, e com o menor percentual (11% – três revezes em 35 jogos, contra 13% do Flamengo).

O JOGO

Com um primeiro tempo sem muitas oportunidades para ambos os lados, apenas uma grande defesa de Jailson chamou a atenção, já na reta final. Para a segunda etapa, o Alviverde voltou com o mesmo time.

Aos dez minutos, o árbitro da partida viu pênalti do estreante Lucas Esteves, lateral-esquerdo, em Igor Vinícius. Reinaldo partiu para a cobrança e Jailson, por muito pouco, não defendeu. (Palmeiras 0x1 São Paulo)

Após sofrer o gol, o técnico Vanderlei Luxemburgo, de cara, fez três alterações. Aos 14, entraram Luiz Adriano no lugar de Willian, Gabriel Veron no lugar de Wesley e Gustavo Scarpa na vaga de Raphael Veiga. Com isso, o Verdão ficou com dois setores renovados: o meio-campo e o ataque.

Após as substituições, o Palmeiras aumentou de produtividade, e até chegou a dominar posse de bola em cima do rival tricolor, mas sofreu novo susto aos 22 minutos de jogo, em chute de Reinaldo que passou raspando a trave esquerda da Jailson.

Ainda não satisfeito, Luxemburgo mexeu novamente na equipe. Desta vez, sacou o lateral Lucas Esteves para a entrada do volante Danilo – Gustavo Scarpa passou a jogar de lateral-esquerdo; e colocou o volante Ramires no lugar do meia Zé Rafael.

Com isso, a equipe palmeirense ficou com uma defesa mais sólida e buscando o empate em jogadas de contra-ataque. O Palmeiras até pressionou se postou contra o São Paulo, mas não contava que o zagueiro Luan passaria a praticamente não ter mais condições de jogo, e sem possibilidade de nova alteração na equipe. Desta forma, o zagueiro passou a apenas fazer número em campo, no ataque – caso, quiçá, pudesse desviar uma bola ao gol. Com isso, a defesa precisou improvisar. O volante Ramires ajudou Felipe Melo na zaga, mas o Alviverde não desistiu de ir para cima do rival na tentativa de uma bola pelo empate.

Porém, aconteceu o contrário. No segundo dos quatro minutos de acréscimo, foi o Palmeiras quem sofreu o segundo gol, marcado pelo meia Vitor Bueno após receber cruzamento de Igor Vinicius e, sozinho, tocar para o gol. (Palmeiras 0x2 São Paulo)

Desta forma, o Palmeiras teve o seu tabu positivo de nunca ter perdido para o São Paulo no Allianz Parque quebrado, bem como o de estar invicto contra o rival desde 2017, assim como a invencibilidade no Allianz Parque, que era de 14 partidas.

PALMEIRAS: Jailson, Marcos Rocha, Felipe Melo, Luan Garcia e Lucas Esteves (Danilo, aos 24’/2ºT); Patrick de Paula, Zé Rafael (Ramires, aos 24’/2ºT), Raphael Veiga (Gustavo Scarpa, aos 14’/2ºT) e Lucas Lima; Wesley (Gabriel Veron, aos 14’/2ºT) e Willian (Luiz Adriano, aos 14’/2ºT). Técnico:Vanderlei Luxemburgo.

Cartões amarelos (SEP):Lucas Esteves e Patrick de Paula.