Departamento de Comunicação

Após ter vencido o jogo de ida da Terceira Fase por 2 a 1 no último dia 30, no Allianz Parque, o Palmeiras confirmou a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil no duelo de volta na noite desta quarta-feira (11), no Estádio do Café, em Londrina (PR), repetindo justamente o placar da partida anterior – gols de Danilo, aos 41 do primeiro tempo, e de Raphael Veiga, aos 36 do segundo – a equipe baiana chegou a empatar a partida com gol de Nildo, aos 5 da etapa final. Com a classificação assegurada às oitavas de final – algo que se repete pela 24ª vez em sua história (na 27ª participação do Verdão), o time de Abel Ferreira aguarda sorteio para a definição para conhecer o seu adversário da próxima fase.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!Em 27 participações em Copas do Brasil, este foi o 87° mata-mata disputado pelo Verdão em 166 jogos pela competição (considerando partidas de ida e volta e também jogos únicos valendo acesso à próxima fase). Destes 87, o Alviverde levou a melhor (avançando de fase ou ficando com o título) em 65 ocasiões, enquanto ficou pelo caminho (ou com o vice-campeonato) em 22 oportunidades. No total dos 166 jogos pela Copa do Brasil, o Verdão acumula 96 vitórias, 39 empates, 31 derrotas, 312 gols marcados e 156 gols sofridos.

Campeão da Copa do Brasil em 1998, 2012 (invicto), 2015 e 2020 (invicto), o Verdão busca o seu quinto caneco na competição. Atualmente, com suas quatro conquistas, o Verdão é, de forma isolada, o terceiro clube com mais títulos do torneio em toda a história, e o primeiro entre os times paulistas (acima do Verdão em número de taças, apenas Cruzeiro e Grêmio – a Raposa possui seis títulos da competição, e o Tricolor Gaúcho, cinco).

Esta não é a primeira vez que o Verdão obtém uma classificação de Copa do Brasil no Estádio do Café. Em 11 partidas disputadas no local (a primeira em 1976), o Verdão venceu dez e empatou uma única, tendo se classificado na contra o ASA de Arapiraca-AL neste mesmo local, em 2015, curiosamente também para as oitavas de final (assim como hoje, era um jogo de volta válido pela terceira fase). Na ocasião, o Alviverde venceu pelo placar de 1 a 0, com gol de Gabriel Jesus e, ao fim daquela edição de 2015, foi campeão da Copa do Brasil.

No Estádio do Café, aliás, o Verdão possui um episódio memorável: conquistou um troféu. Em 1984, foi disputado o ‘Torneio Cinquentenário de Londrina’, que ficou popularmente conhecido como Torneio do Café pelo fato de todos os jogos terem sido disputados no Estádio do Café, casa do Londrina E.C. – clube que promoveu o torneio para homenagear o cinquentenário da cidade de Londrina completado naquele ano. A competição consistia na disputa de um triangular envolvendo o anfitrião Londrina, Palmeiras e São Paulo (convidados). Todos se enfrentariam e, quem somasse mais pontos, sagrar-se-ia campeão. O Verdão venceu os dois jogos contra seus adversários e garantiu a conquista: foram 2 a 0 sobre o Tricolor, em 23 de maio (gols de Jorginho Putinatti e Luís Pereira) e 1 a 0 ante os donos da casa (gol de Baltazar), no dia 26, e o Verdão ficou com o caneco.

Vale lembrar que o ano de 2022 foi o primeiro em que os caminhos de Palmeiras e Juazeirense e cruzaram (o primeiro confronto foi justamente no jogo de ida no último dia 30). Portanto, em dois jogos contra este adversário até então inédito, são 100% de aproveitamento, com duas vitórias por 2 a 1.

Entretanto, contra times baianos no geral, o Palmeiras possui retrospecto amplo e favorável: agora são 110 jogos, com 59 vitórias, 32 empates e 19 derrotas, 192 gols marcados e 117 gols sofridos. Além disso, está invicto há 14 jogos contra equipes da Bahia – oito vitórias e seis empates, tendo sido a última derrota em 2017.

De quebra, com o resultado, o Maior Campeão do Brasil manteve o seu retrospecto invicto como visitante em jogos de Copa do Brasil: neste cenário, agora são seis jogos sem perder. O último revés aconteceu na edição de 2019, para o Internacional (por 1 a 0 no Beira Rio e desclassificação nos pênaltis, na fase quartas de final). Desde então, o Alviverde somou cinco vitórias e um único empate. Pela ordem, superou o Bragantino por 3 a 1 no Nabi Abi Chedid pela edição de 2020; empatou com o Ceará por 2 a 2 no Castelão em 2020; superou o América-MG por 2 a 0 no Independência em 2020; venceu do Grêmio por 1 a 0 na Arena Grêmio em 2021 (porém, ainda pela edição de 2020); bateu o CRB-AL por 1 a 0 no Rei Pelé em 2021; e agora superou a Juazeirense, por 2 a 1, no Estádio do Café.

Nos aspectos gerais, o Verdão chegou ao seu nono jogo invicto (seis vitórias e três empates); a última derrota aconteceu em 9 de abril, para o Ceará, no Allianz Parque, por 3 a 2, pelo Brasileirão. A série invicta atual do Verdão registra as seguintes partidas: Palmeiras 8×1 Ind. Petrolero-BOL (Libertadores); Goiás 1×1 Palmeiras (Brasileirão); Flamengo 0x0 Palmeiras (Brasileirão); Palmeiras 3×0 Corinthians (Brasileirão); Emelec-EQU 1×3 Palmeiras (Libertadores); Palmeiras 2×1 Juazeirense-BA (Copa do Brasil); Ind. Petrolero-BOL 0x5 Palmeiras (Libertadores); Palmeiras 1×1 Fluminense (Brasileirão); e Juazeirense-BA 1×2 Palmeiras (Copa do Brasil).

Essa, aliás, não é a primeira vez que o Palmeiras permanece por tanto tempo invicto na temporada atual: a maior sequência invicta de 2022 foi imposta entre fevereiro e março, somando 12 jogos (com nove 9 vitórias e três empates). Na temporada 2022, este foi o 29° jogo do Verdão, com 20 vitórias (ou seja, triunfou 69% de suas partidas), sete empates e apenas duas derrotas, com 61 gols marcados (média de 2,1 por jogo) e 18 gols sofridos (média de 0,62 gol sofrido por partida).

E nos aspectos individuais, a noite rendeu estatísticas para personagens diversos, a começar por Danilo: o volante teve anunciada hoje a sua convocação para a Seleção Brasileira pelo técnico Tite, para a disputa dos amistosos contra a Coreia do Sul, Japão e Argentina, em junho. E no mesmo dia de sua primeira convocação para a seleção principal – já havia frequentado as seleções de base diversas vezes -, o camisa 28 coroou essa data especial com um belo gol.

No rebote da defesa do goleiro Rodrigo Calaça após desvio, em lance originado em escanteio cobrado por Scarpa e tabelado com Marcos Rocha e o próprio camisa 14, a bola sobrou para Danilo, que agiu com insitinto de atacante e empurrou a rendonda com o pé esquerdo para as redes da equipe mandante, aos 41 do primeiro tempo. (Juazeirense 0x1 Palmeiras)

A Juazeirense chegou ao empate em jogada de contra-ataque, com o lateral Nildo – o mesmo que havia pontuado para a Juazeirense no jogo de ida, no Allianz Parque, antes da virada do Verdão. (Juazeirense 1×1 Palmeiras)

Outro destaque foi Raphael Veiga, que ampliou o seu saldo na artilharia do time na temporada, com 15 gols (seguido de Rony, com 8) – o camisa 23 marcou de pênalti, outra vez, aos 36 do segundo tempo, para confirmar a classificação do Verdão em Londrina. (Juazeirense 1×2 Palmeiras)

Além de artilheiro em 2022, Veiga também é o garçom do time na temporada, com seis asssitências, seguido de Gustavo Scarpa, com quatro passes a gol. Veiga, aliás, segue sem jamais ter desperdiçado uma cobrança de penal pelo Verdão. Após um hat-trick há duas partidas (na goleada por 5 a 0 contra o Independiente Petrolero-BOL), quando, na ocasião marcou seu primeiro gol na partida de pênalti e os outros dois com a bola rolando – e ainda se tornou o maior artilheiro do Palmeiras na história da Libertadores –, Veiga voltou a balançar as redes em uma cobrança de penal e atualizou essa magnífica estatística: agora são 23 cobranças convertidas, sendo 21 durante os 90 minutos de jogo e duas em decisões por penalidades máximas.

O meio-campista Veiga chegou ao seu 60° gol pelo Verdão desde que estreou pelo clube em 2017 (desde então, só não jogou a temporada de 2018 no Alviverde, quando esteve no Athletico-PR). Com estes 60 gols, é o terceiro maior artilheiro do Palmeiras no Século XXI, atrás só de Willian Bigode (66 gols) e de Dudu (80).

Dentre os jogadores, Marcos Rocha também se destacou: com este jogo, o lateral-direito chegou a sua 203ª partida e entrou no top 10 dos jogadores que mais atuaram neste século pelo Verdão! O camisa 2, nesta noite, igualou ex-volante e lateral Wendel na 10ª posição, com as mesmas 203 partidas (entre 2006 e 2014). De quebra, com o triunfo, Rocha se isolou na oitava posição dos laterais com mais triunfos na história: chegou a 116 triunfos, superando Arce, que possui 115 (com quem antes dividia a oitava colocação).

Dudu também atingiu marca expressiva ao entrar em campo. O camisa 7 se isolou como o terceiro atacante com mais jogos pelo Palmeiras na história e entrou para o Top 20 geral dos jogadores com mais partidas pelo clube, dividindo o posto com Oberdan Cattani (ambos com 358 jogos). Dentre os atacantes, ele superou os 357 jogos de Heitor (maior artilheiro da história do Verdão até hoje), com quem dividia a terceira colocação, e só está atrás de Nei (segundo atacante com mais jogos, com 482) e Edu Bala (líder no quesito, com 490 partidas disputadas).

Por fim, Abel Ferreira ainda alcançou uma marca individual: passou a figurar no top 10 de treinadores que mais comandaram o Palmeiras em todos os tempos! Isso porque, sozinho, ele chegou a 122 jogos (ou seja, excluindo as partidas dirigidas por seus auxiliares) e, assim igualou Cláudio Cardoso, técnico do Palmeiras nos anos 40 e 50, na décima posição, também com 122 jogos.

Aliás, Abel Ferreira e sua comissão seguem detentores de marca avassaladora no retrospecto de jogos decisivos: com a classificação de hoje, venceram 20 de 27 disputas de mata-mata desde que estão no Verdão (novembro de 2020). Ou seja: considerando jogos que valiam acesso à próxima fase ou título de qualquer competição, avançaram 20 vezes, enquanto ficaram pelo caminho ou com o vice em apenas sete ocasiões – saldo extremamente favorável.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Jorge; Danilo, Zé Rafael (Atuesta, aos 31’/2ºT) e Raphael Veiga (Gabriel Menino, aos 40’/2ºT); Gustavo Scarpa, Dudu (Breno Lopes, aos 37’/2ºT) e Rony (Rafael Navarro, aos 31’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Danilo (41’/1ºT) (0-1), Nildo (5’/2ºT) (1-1) e Raphael Veiga (36’/2ºT) (1-2).