Locomotives feminino faz história e é vice-campeão do Austral Bowl, no Chile

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A equipe feminina de futebol americano do Palmeiras se sagrou vice-campeã do Austral Bowl no último domingo (29), em Maipú, na região de Santiago, no Chile. Pela primeira vez em uma competição fora do Brasil, as garotas do Locomotives fizeram história na modalidade como as únicas representantes brasileiras no torneio e aparecem como favoritas aos playoffs do Paulista de Flag 5×5, com partidas marcadas para novembro.

Divulgação _ As Locas retornaram ao Brasil com a histórica medalha de prata do torneio

A trajetória positiva das meninas começou com ótimo desempenho na fase classificatória: em sete partidas, as Locas somaram cinco vitórias (Pumas, México Rojo, Raiders, Las Ferro e Valkirias) e duas derrotas para as seleções principais do México e do Chile. O Verdão conquistou 141 pontos e sofreu 46.

Com a terceira melhor campanha, o Palmeiras não teve dificuldade para aplicar 38 a 6 nas meninas do Raiders, nas quartas de final. Na semi, as Locas venceram o Valkirias por 26 a 6 e tiveram pela frente na decisão a Seleção do México. A partida pela taça foi disputadíssima: as meninas do Verdão jogaram de igual para igual com as mexicanas e venceram o primeiro tempo, mas foram superadas nos detalhes finais por 25 a 19.

A honrosa segunda colocação do Austral Bowl teve gosto especial para Isabelle Gaudencio, a Kira, que foi eleita MVP (jogadora mais valiosa) ofensiva da final do torneio. A atleta palestrina enalteceu o trabalho em equipe das Locas.

“Ainda estou processando tudo o que aconteceu, o quanto aprendemos e evoluímos nesses 10 meses como equipe e ainda mais nesses três dias! Estou transbordando de felicidade e orgulho de todos, pois tiramos o máximo da oportunidade dada. A evolução como time foi ótima, mas a individual ao longo do campeonato, tanto técnica quanto emocional de todas as atletas, foi excepcional. Sobre o prêmio, sou grata a todos que me ajudaram e acreditaram em mim quando nem eu acreditava. Estou nas alturas de tanto orgulho e admiração por toda a equipe”, celebrou.

Presidente das equipes feminina e masculina do Locomotives, Luiz Paulo de Macedo destacou que o desempenho das Locas é inspirador aos demais integrantes do elenco. “O povo chileno e a organização do Austral Bowl nos receberam muito bem. O torneio foi surpreendente, pois conseguimos impor nosso modo de jogo e perdemos somente para duas equipes. Estamos voltando com o vice, mas com sabor de campeão, pois o que vivemos aqui fará a equipe crescer ainda mais. Todos estão de parabéns pelo trabalho”, disse.

O time feminino do Locomotives sagrou-se bicampeão paulista e brasileiro entre 2011 e 2012, além de formar a base da Seleção Brasileira no período, com sete atletas convocadas. Após uma pausa, a equipe retornou às atividades no ano passado e disputou o Paulista 5×5 de Flag e o Beauty Bowl. Os treinos da equipe são realizados aos finais de semana, no Clube de Campo do Palmeiras e no Centro Esportivo Tietê, em São Paulo (SP).

Confira os resultados do Locomotives feminino no Austral Bowl:

Classificatória

Locomotives 47 x 7 Pumas
Locomotives 25 x 0 México Rojo
Locomotives 6 x 33 México Blanco
Locomotives 26 x 0 Raiders
Locomotives 0 x 6 Seleção Chilena
Locomotives 31 x 0 Las Ferro
Locomotives 6 x 0 Valkirias

Quartas de final

Locomotives (3º) 38 x 6 Raiders (6º)

Semifinal

Locomotives 26 x 6 Valkirias

Final

Locomotives 19 x 25 México Blanco